A orientação total para o mercado, eficácia do marketing e inovação organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Patrícia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11282
Resumo: Apresenta‐se como objetivo principal o estudo integrado dos efeitos da orientação total para o mercado na eficácia do marketing e na capacidade de inovação organizacional das empresas. Com fundamentação teórica, desenvolveu‐se um modelo conceptual a partir das escalas, que pretende avaliar o comportamento das variáveis no composto da relação. Adicionalmente, detalham-se quais os fatores que exercem um maior efeito na dinâmica relacional. Após uma revisão da literatura sobre os antecedentes relevantes e a sua realidade atual, apresenta‐se o modelo final de investigação. Relativamente à metodologia, utilizou‐se um design descritivo, através da aplicação de um questionário por email a uma amostra não aleatória de empresas portuguesas de grande dimensão. O processamento de dados realizou‐se através da análise fatorial exploratória com o recurso ao programa SPSS e da modelização mediante equações estruturais com o recurso ao programa IBM SPSS Amos. No geral, conclui‐se que para o sucesso da inovação organizacional no seu composto, é necessária uma cultura orientada para o mercado e eficácia na implementação das práticas de marketing. Em detalhe, é a adopção individual de uma orientação para o cliente que revela um maior efeito na relação com a eficácia do marketing e com a inovação.
id RCAP_f9cbdc3b07f79a4250cb45081cc93e9d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A orientação total para o mercado, eficácia do marketing e inovação organizacionalMarketingOrientação para o mercadoEficácia do marketingInovação organizacionalModelo de equações estruturaisApresenta‐se como objetivo principal o estudo integrado dos efeitos da orientação total para o mercado na eficácia do marketing e na capacidade de inovação organizacional das empresas. Com fundamentação teórica, desenvolveu‐se um modelo conceptual a partir das escalas, que pretende avaliar o comportamento das variáveis no composto da relação. Adicionalmente, detalham-se quais os fatores que exercem um maior efeito na dinâmica relacional. Após uma revisão da literatura sobre os antecedentes relevantes e a sua realidade atual, apresenta‐se o modelo final de investigação. Relativamente à metodologia, utilizou‐se um design descritivo, através da aplicação de um questionário por email a uma amostra não aleatória de empresas portuguesas de grande dimensão. O processamento de dados realizou‐se através da análise fatorial exploratória com o recurso ao programa SPSS e da modelização mediante equações estruturais com o recurso ao programa IBM SPSS Amos. No geral, conclui‐se que para o sucesso da inovação organizacional no seu composto, é necessária uma cultura orientada para o mercado e eficácia na implementação das práticas de marketing. Em detalhe, é a adopção individual de uma orientação para o cliente que revela um maior efeito na relação com a eficácia do marketing e com a inovação.ABSTRACT: The main objective of this paper is to present the integrated effects of total market orientation on marketing effectiveness and on the capacity of organisational innovation in companies. A conceptual model has been developed from the existing scales and intends to evaluate the behaviour of the relationship between these variables. Additionally, we will look at the factors which have the greater effect on the relationship dynamics. Regarding the methodology, we have used a descriptive design, through an e-mail questionnaire to a random sample of large Portuguese organisations. The data was processed through exploratory factor analysis using the SPSS programme and structural equation modelling using IBM SPSS Amos. We can conclude that for the organizational innovation to be successful, a market orientated culture and effectiveness on marketing practices are needed. However, it is the adoption of a client orientation that is shown to be the factor that has the greater effect between the implementation of marketing philosophy and innovativeness.Gama, António Pimenta daCasaca, JoaquimRepositório ComumPereira, Patrícia2016-02-05T10:50:14Z2015-11-01T00:00:00Z2015-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11282201029227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:10.141409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A orientação total para o mercado, eficácia do marketing e inovação organizacional
title A orientação total para o mercado, eficácia do marketing e inovação organizacional
spellingShingle A orientação total para o mercado, eficácia do marketing e inovação organizacional
Pereira, Patrícia
Marketing
Orientação para o mercado
Eficácia do marketing
Inovação organizacional
Modelo de equações estruturais
title_short A orientação total para o mercado, eficácia do marketing e inovação organizacional
title_full A orientação total para o mercado, eficácia do marketing e inovação organizacional
title_fullStr A orientação total para o mercado, eficácia do marketing e inovação organizacional
title_full_unstemmed A orientação total para o mercado, eficácia do marketing e inovação organizacional
title_sort A orientação total para o mercado, eficácia do marketing e inovação organizacional
author Pereira, Patrícia
author_facet Pereira, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gama, António Pimenta da
Casaca, Joaquim
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Orientação para o mercado
Eficácia do marketing
Inovação organizacional
Modelo de equações estruturais
topic Marketing
Orientação para o mercado
Eficácia do marketing
Inovação organizacional
Modelo de equações estruturais
description Apresenta‐se como objetivo principal o estudo integrado dos efeitos da orientação total para o mercado na eficácia do marketing e na capacidade de inovação organizacional das empresas. Com fundamentação teórica, desenvolveu‐se um modelo conceptual a partir das escalas, que pretende avaliar o comportamento das variáveis no composto da relação. Adicionalmente, detalham-se quais os fatores que exercem um maior efeito na dinâmica relacional. Após uma revisão da literatura sobre os antecedentes relevantes e a sua realidade atual, apresenta‐se o modelo final de investigação. Relativamente à metodologia, utilizou‐se um design descritivo, através da aplicação de um questionário por email a uma amostra não aleatória de empresas portuguesas de grande dimensão. O processamento de dados realizou‐se através da análise fatorial exploratória com o recurso ao programa SPSS e da modelização mediante equações estruturais com o recurso ao programa IBM SPSS Amos. No geral, conclui‐se que para o sucesso da inovação organizacional no seu composto, é necessária uma cultura orientada para o mercado e eficácia na implementação das práticas de marketing. Em detalhe, é a adopção individual de uma orientação para o cliente que revela um maior efeito na relação com a eficácia do marketing e com a inovação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-01T00:00:00Z
2015-11-01T00:00:00Z
2016-02-05T10:50:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11282
201029227
url http://hdl.handle.net/10400.26/11282
identifier_str_mv 201029227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999126560768