O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, S.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, I.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21682
http://hdl.handle.net/10071/9622
Resumo: Neste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais complexos, capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia, visando criar soluções para problemas. Este estudo apoia-se em investigações desenvolvidas em blogues académicos tendo em vista o desenvolvimento de competências de ordem superior. Nesta linha, as autoras refletem sobre a pertinência do blogging, na sua dimensão individual como suporte da auto-expressão e da auto-reflexão, e na dimensão de comunidade como suporte do diálogo reflexivo. O ponto de partida neste estudo foi provocar a interação entre duas comunidades de investigadores, visando à constituição de uma comunidade mais alargada em torno de uma temática central – a investigação-ação – para doutorandos que são simultaneamente supervisores e líderes em contextos escolares. As interações no blogue resultantes de reflexões anteriores produzidas em fóruns, bem como as diversas produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados qualitativamente, com a análise crítica do discurso. Os resultados deste estudo evidenciam que os blogues constituem uma boa ferramenta para a aprendizagem e a partilha de reflexões centradas na prática profissional, contribuindo para a formação de uma comunidade de investigadores. Constituem ainda um importante contributo para a investigação sobre o uso dos blogues em contextos da formação avançada.
id RCAP_fa39fe61eabc0d6e5cae71d51c030374
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of bloggingBloggingComunidade de investigadoresInteraçãoInvestigação-ação em redeDiálogo reflexivoNeste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais complexos, capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia, visando criar soluções para problemas. Este estudo apoia-se em investigações desenvolvidas em blogues académicos tendo em vista o desenvolvimento de competências de ordem superior. Nesta linha, as autoras refletem sobre a pertinência do blogging, na sua dimensão individual como suporte da auto-expressão e da auto-reflexão, e na dimensão de comunidade como suporte do diálogo reflexivo. O ponto de partida neste estudo foi provocar a interação entre duas comunidades de investigadores, visando à constituição de uma comunidade mais alargada em torno de uma temática central – a investigação-ação – para doutorandos que são simultaneamente supervisores e líderes em contextos escolares. As interações no blogue resultantes de reflexões anteriores produzidas em fóruns, bem como as diversas produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados qualitativamente, com a análise crítica do discurso. Os resultados deste estudo evidenciam que os blogues constituem uma boa ferramenta para a aprendizagem e a partilha de reflexões centradas na prática profissional, contribuindo para a formação de uma comunidade de investigadores. Constituem ainda um importante contributo para a investigação sobre o uso dos blogues em contextos da formação avançada.Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)2015-08-07T15:58:02Z2014-01-01T00:00:00Z20142015-08-07T15:53:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21682http://hdl.handle.net/10071/9622por1022-5608Henriques, S.Oliveira, I.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:30:19ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging
title O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging
spellingShingle O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging
Henriques, S.
Blogging
Comunidade de investigadores
Interação
Investigação-ação em rede
Diálogo reflexivo
title_short O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging
title_full O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging
title_fullStr O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging
title_full_unstemmed O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging
title_sort O desenvolvimento de uma comunidade de investigadores através de atividade de blogging = The development of a community of researchers through the activity of blogging
author Henriques, S.
author_facet Henriques, S.
Oliveira, I.
author_role author
author2 Oliveira, I.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, S.
Oliveira, I.
dc.subject.por.fl_str_mv Blogging
Comunidade de investigadores
Interação
Investigação-ação em rede
Diálogo reflexivo
topic Blogging
Comunidade de investigadores
Interação
Investigação-ação em rede
Diálogo reflexivo
description Neste artigo, discutem-se as oportunidades educativas de um blogue no desenvolvimento de uma comunidade de investigadores, no âmbito de um programa doutoral em liderança educacional, em ambiente online,na Universidade Aberta, Portugal. O programa centra-se na investigação avançada e no desenvolvimento de processos reflexivos necessários à análise, tomada de decisão em contextos profissionais complexos, capacidade de reflexão crítica sobre as práticas e o sentido de auto-eficácia, visando criar soluções para problemas. Este estudo apoia-se em investigações desenvolvidas em blogues académicos tendo em vista o desenvolvimento de competências de ordem superior. Nesta linha, as autoras refletem sobre a pertinência do blogging, na sua dimensão individual como suporte da auto-expressão e da auto-reflexão, e na dimensão de comunidade como suporte do diálogo reflexivo. O ponto de partida neste estudo foi provocar a interação entre duas comunidades de investigadores, visando à constituição de uma comunidade mais alargada em torno de uma temática central – a investigação-ação – para doutorandos que são simultaneamente supervisores e líderes em contextos escolares. As interações no blogue resultantes de reflexões anteriores produzidas em fóruns, bem como as diversas produções escritas dos profissionais constituem o suporte empírico para o estudo e foram analisados qualitativamente, com a análise crítica do discurso. Os resultados deste estudo evidenciam que os blogues constituem uma boa ferramenta para a aprendizagem e a partilha de reflexões centradas na prática profissional, contribuindo para a formação de uma comunidade de investigadores. Constituem ainda um importante contributo para a investigação sobre o uso dos blogues em contextos da formação avançada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-08-07T15:58:02Z
2015-08-07T15:53:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21682
http://hdl.handle.net/10071/9622
url https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/21682
http://hdl.handle.net/10071/9622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1022-5608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)
publisher.none.fl_str_mv Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303970262286336