O futuro da matemática são as crianças de hoje

Bibliographic Details
Main Author: Marcelino, João Pedrosa
Publication Date: 2022
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10316/103083
Summary: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_fb117c068b308a2223054c73f378e0e1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/103083
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O futuro da matemática são as crianças de hojeThe future of mathematics is today's kidsEstágio curricularAlunosMatemáticaEnsinoInternshipStudentsMathematicsEducationDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaEste relatório de estágio é realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob orientação científica da Professora Doutora Joana Teles e orientação pedagógica da Professora Cooperante Margarida Cid. O estágio decorreu no ano letivo de 2021/2022 na Escola Secundária Jaime Cortesão, tendo o autor deste relatório lecionado 30 aulas, das quais 6 foram assistidas pela Professora Doutora Joana Teles. O núcleo de estágio é composto por quatro elementos, a professora orientadora cooperante e três estagiários, o autor deste relatório, João Marcelino, Diogo Oliveira e Margarida Marques. Ao longo do Estágio Curricular, os estagiários assumiram a regência da turma 10º1 do curso de Ciências e Tecnologias, com supervisão da Orientadora Cooperante. Por outro lado, os estagiários deram assistência à professora Orientadora Cooperante nas turmas 10º2 e 11º2 do curso de Línguas e Humanidades. Este documento irá descrever ao pormenor o trabalho realizado pelo autor deste relatório, nomeadamente, será descrito o contexto social em que decorreu o estágio e serão enumeradas todas as atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica ao longo do ano letivo 2021/2022. Essas atividades serão também analisadas tendo o objetivo de proceder a um relato e a uma reflexão sobre a mesmas. Desta forma serão descritas todas as competências desenvolvidas durante a prática pedagógica, desde planificações de aulas, avaliações, critérios de correção, planificação de atividades, bem como atas de reuniões e reuniões de Conselhos de Turma.This internship report was carried out within the scope of the Master's Degree in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education at the Faculty of Science and Technology of the University of Coimbra, under the scientific guidance of Professor Joana Teles and pedagogical guidance of Professor Cooperante Margarida Cid. The internship took place in the academic year 2021/2022 at Escola Secundária de Jaime Cortesão, the author of this report thaught 30 lessons, of which were assisted by Professor Joana Teles . The internship nucleus is composed by four elements, the cooperating supervisor teacher and three interns, the author of this report, João Marcelino, Diogo Oliveira and Margarida Marques. During the Internship, the interns took over the leadership of the 10º1 class of the Science and Technology course, under the supervision of the Cooperating Advisor. On the other hand, the interns assisted the Cooperating Advisor teacher in classes 10º2 and 11º2 of the Languages and Humanities course. This document will describe in detail the work carried out by the author of this report, the social context in which the internship took place and all the activities developed during the pedagogical practice throughout the 2021/2022 school year will be enumerated. These activities will also be analyzed with the aim of reporting and reflecting on them. In this way, all the skills developed during the pedagogical practice will be described. In this way I will describe lesson plans, assessments, correction criteria, activity planning, as well as minutes of meetings and meetings of Class Councils.2022-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103083http://hdl.handle.net/10316/103083TID:203080092porMarcelino, João Pedrosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-19T20:40:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:56.858264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O futuro da matemática são as crianças de hoje
The future of mathematics is today's kids
title O futuro da matemática são as crianças de hoje
spellingShingle O futuro da matemática são as crianças de hoje
Marcelino, João Pedrosa
Estágio curricular
Alunos
Matemática
Ensino
Internship
Students
Mathematics
Education
title_short O futuro da matemática são as crianças de hoje
title_full O futuro da matemática são as crianças de hoje
title_fullStr O futuro da matemática são as crianças de hoje
title_full_unstemmed O futuro da matemática são as crianças de hoje
title_sort O futuro da matemática são as crianças de hoje
author Marcelino, João Pedrosa
author_facet Marcelino, João Pedrosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, João Pedrosa
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular
Alunos
Matemática
Ensino
Internship
Students
Mathematics
Education
topic Estágio curricular
Alunos
Matemática
Ensino
Internship
Students
Mathematics
Education
description Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/103083
http://hdl.handle.net/10316/103083
TID:203080092
url http://hdl.handle.net/10316/103083
identifier_str_mv TID:203080092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134092951814144