O futuro da matemática são as crianças de hoje
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10316/103083 |
Summary: | Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_fb117c068b308a2223054c73f378e0e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/103083 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O futuro da matemática são as crianças de hojeThe future of mathematics is today's kidsEstágio curricularAlunosMatemáticaEnsinoInternshipStudentsMathematicsEducationDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaEste relatório de estágio é realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob orientação científica da Professora Doutora Joana Teles e orientação pedagógica da Professora Cooperante Margarida Cid. O estágio decorreu no ano letivo de 2021/2022 na Escola Secundária Jaime Cortesão, tendo o autor deste relatório lecionado 30 aulas, das quais 6 foram assistidas pela Professora Doutora Joana Teles. O núcleo de estágio é composto por quatro elementos, a professora orientadora cooperante e três estagiários, o autor deste relatório, João Marcelino, Diogo Oliveira e Margarida Marques. Ao longo do Estágio Curricular, os estagiários assumiram a regência da turma 10º1 do curso de Ciências e Tecnologias, com supervisão da Orientadora Cooperante. Por outro lado, os estagiários deram assistência à professora Orientadora Cooperante nas turmas 10º2 e 11º2 do curso de Línguas e Humanidades. Este documento irá descrever ao pormenor o trabalho realizado pelo autor deste relatório, nomeadamente, será descrito o contexto social em que decorreu o estágio e serão enumeradas todas as atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica ao longo do ano letivo 2021/2022. Essas atividades serão também analisadas tendo o objetivo de proceder a um relato e a uma reflexão sobre a mesmas. Desta forma serão descritas todas as competências desenvolvidas durante a prática pedagógica, desde planificações de aulas, avaliações, critérios de correção, planificação de atividades, bem como atas de reuniões e reuniões de Conselhos de Turma.This internship report was carried out within the scope of the Master's Degree in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education at the Faculty of Science and Technology of the University of Coimbra, under the scientific guidance of Professor Joana Teles and pedagogical guidance of Professor Cooperante Margarida Cid. The internship took place in the academic year 2021/2022 at Escola Secundária de Jaime Cortesão, the author of this report thaught 30 lessons, of which were assisted by Professor Joana Teles . The internship nucleus is composed by four elements, the cooperating supervisor teacher and three interns, the author of this report, João Marcelino, Diogo Oliveira and Margarida Marques. During the Internship, the interns took over the leadership of the 10º1 class of the Science and Technology course, under the supervision of the Cooperating Advisor. On the other hand, the interns assisted the Cooperating Advisor teacher in classes 10º2 and 11º2 of the Languages and Humanities course. This document will describe in detail the work carried out by the author of this report, the social context in which the internship took place and all the activities developed during the pedagogical practice throughout the 2021/2022 school year will be enumerated. These activities will also be analyzed with the aim of reporting and reflecting on them. In this way, all the skills developed during the pedagogical practice will be described. In this way I will describe lesson plans, assessments, correction criteria, activity planning, as well as minutes of meetings and meetings of Class Councils.2022-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103083http://hdl.handle.net/10316/103083TID:203080092porMarcelino, João Pedrosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-19T20:40:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:56.858264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O futuro da matemática são as crianças de hoje The future of mathematics is today's kids |
title |
O futuro da matemática são as crianças de hoje |
spellingShingle |
O futuro da matemática são as crianças de hoje Marcelino, João Pedrosa Estágio curricular Alunos Matemática Ensino Internship Students Mathematics Education |
title_short |
O futuro da matemática são as crianças de hoje |
title_full |
O futuro da matemática são as crianças de hoje |
title_fullStr |
O futuro da matemática são as crianças de hoje |
title_full_unstemmed |
O futuro da matemática são as crianças de hoje |
title_sort |
O futuro da matemática são as crianças de hoje |
author |
Marcelino, João Pedrosa |
author_facet |
Marcelino, João Pedrosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, João Pedrosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular Alunos Matemática Ensino Internship Students Mathematics Education |
topic |
Estágio curricular Alunos Matemática Ensino Internship Students Mathematics Education |
description |
Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/103083 http://hdl.handle.net/10316/103083 TID:203080092 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/103083 |
identifier_str_mv |
TID:203080092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134092951814144 |