Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Bianca Carla Lopes de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1142
Resumo: Nos dias de hoje, cabe ao professor a procura de respostas pedagógicas perante o contexto institucional com o qual se depara. A implementação de um clima de confiança e de desenvolvimento de espaços de encontro nos quais se promova uma aprendizagem comum e em equipa torna-se, assim, um forte pilar para a cooperação e para o aperfeiçoamento contínuo. Na instituição de ensino estudada, a equipa docente do 1º CEB tem vindo a trabalhar-se, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo trabalhos de parceria pedagógica (entre professores do mesmo ano de escolaridade), articulando saberes e competências com os projetos implementados cuja pertinência e fundamentação estão devidamente subjacentes à missão e valores presentes no Projeto Educativo. Cabe, assim, à coordenação deste ciclo supervisionar as práticas pedagógicas orientando cada professor de uma forma flexível permitindo que todos se desenvolvam enquanto profissionais dentro do seu espaço e de acordo com as suas necessidades específicas. Porém, não está formalizado nenhum sistema de Supervisão assente num perfil supervisivo que contemple um compromisso entre Supervisor e Supervisando e um agir supervisivo que fomente a melhoria assente numa aposta em cenários formais de partilha e de oportunidade de aprendizagem em comum. Este estudo surge, assim, como uma reposta a esta necessidade e teve em conta as seguintes inquietudes: qual o modelo de Supervisão a seguir? Quais as Funções do Supervisor do 1ºCEB que exerce a Supervisão na Instituição? Assente numa metodologia qualitativa de investigação, este estudo exploratório visa a Conceção de um perfil de Funções do Supervisor do 1º Ciclo do Ensino Básico numa Instituição de Ensino Particular onde se propõem dimensões supervisivas a contemplar e um Ciclo de Supervisão contextualizado no perfil concebido.
id RCAP_fb8a3bcb588bbcf50199a77af75d3791
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particularSupervisão pedagógicaSupervisores de professores - perfilEnsino básico (1º ciclo) - ensino privadoNos dias de hoje, cabe ao professor a procura de respostas pedagógicas perante o contexto institucional com o qual se depara. A implementação de um clima de confiança e de desenvolvimento de espaços de encontro nos quais se promova uma aprendizagem comum e em equipa torna-se, assim, um forte pilar para a cooperação e para o aperfeiçoamento contínuo. Na instituição de ensino estudada, a equipa docente do 1º CEB tem vindo a trabalhar-se, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo trabalhos de parceria pedagógica (entre professores do mesmo ano de escolaridade), articulando saberes e competências com os projetos implementados cuja pertinência e fundamentação estão devidamente subjacentes à missão e valores presentes no Projeto Educativo. Cabe, assim, à coordenação deste ciclo supervisionar as práticas pedagógicas orientando cada professor de uma forma flexível permitindo que todos se desenvolvam enquanto profissionais dentro do seu espaço e de acordo com as suas necessidades específicas. Porém, não está formalizado nenhum sistema de Supervisão assente num perfil supervisivo que contemple um compromisso entre Supervisor e Supervisando e um agir supervisivo que fomente a melhoria assente numa aposta em cenários formais de partilha e de oportunidade de aprendizagem em comum. Este estudo surge, assim, como uma reposta a esta necessidade e teve em conta as seguintes inquietudes: qual o modelo de Supervisão a seguir? Quais as Funções do Supervisor do 1ºCEB que exerce a Supervisão na Instituição? Assente numa metodologia qualitativa de investigação, este estudo exploratório visa a Conceção de um perfil de Funções do Supervisor do 1º Ciclo do Ensino Básico numa Instituição de Ensino Particular onde se propõem dimensões supervisivas a contemplar e um Ciclo de Supervisão contextualizado no perfil concebido.Nowadays, it is up to teachers to look for pedagogical responses within the context of teaching facilities. Building an environment of trust and development of meeting points that promote individual and collective learning is crucial for achieving continuous cooperation and improvement. In the past years, the teaching staff of the studied teaching facility has been developing pedagogical partnerships (between teachers in the same teaching level) which articulate knowledge and skills with projects that are based on the mission and values of the Education Project. It is the responsibility of Coordinators to supervise teaching practices and guide teachers in a flexible way that allows them to grow as professionals within their area and according to their specific needs. However, there is still not a Supervision model that is based on a supervision profile focused on commitment between Supervisor and Supervisee and working towards improvement with an eye to creating formal spaces for sharing knowledge and joint learning opportunities. Thus, this study aims to meet this need as well as answer the following questions: Which model of Supervision should be followed? What is the role of the Primary School Supervisor in a teaching institution? Based on a qualitative methodology, this exploratory study aims to establish the profile of a Primary School Supervisor in a Private Teaching Facility by proposing the key dimensions of supervision and a Supervision Cycle built according to that profile.2013-01-17T14:23:17Z2013-05-20T14:05:36Z2012-07-01T00:00:00Z2012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1142porAlmeida, Bianca Carla Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.592809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular
title Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular
spellingShingle Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular
Almeida, Bianca Carla Lopes de
Supervisão pedagógica
Supervisores de professores - perfil
Ensino básico (1º ciclo) - ensino privado
title_short Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular
title_full Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular
title_fullStr Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular
title_full_unstemmed Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular
title_sort Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular
author Almeida, Bianca Carla Lopes de
author_facet Almeida, Bianca Carla Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Bianca Carla Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Supervisores de professores - perfil
Ensino básico (1º ciclo) - ensino privado
topic Supervisão pedagógica
Supervisores de professores - perfil
Ensino básico (1º ciclo) - ensino privado
description Nos dias de hoje, cabe ao professor a procura de respostas pedagógicas perante o contexto institucional com o qual se depara. A implementação de um clima de confiança e de desenvolvimento de espaços de encontro nos quais se promova uma aprendizagem comum e em equipa torna-se, assim, um forte pilar para a cooperação e para o aperfeiçoamento contínuo. Na instituição de ensino estudada, a equipa docente do 1º CEB tem vindo a trabalhar-se, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo trabalhos de parceria pedagógica (entre professores do mesmo ano de escolaridade), articulando saberes e competências com os projetos implementados cuja pertinência e fundamentação estão devidamente subjacentes à missão e valores presentes no Projeto Educativo. Cabe, assim, à coordenação deste ciclo supervisionar as práticas pedagógicas orientando cada professor de uma forma flexível permitindo que todos se desenvolvam enquanto profissionais dentro do seu espaço e de acordo com as suas necessidades específicas. Porém, não está formalizado nenhum sistema de Supervisão assente num perfil supervisivo que contemple um compromisso entre Supervisor e Supervisando e um agir supervisivo que fomente a melhoria assente numa aposta em cenários formais de partilha e de oportunidade de aprendizagem em comum. Este estudo surge, assim, como uma reposta a esta necessidade e teve em conta as seguintes inquietudes: qual o modelo de Supervisão a seguir? Quais as Funções do Supervisor do 1ºCEB que exerce a Supervisão na Instituição? Assente numa metodologia qualitativa de investigação, este estudo exploratório visa a Conceção de um perfil de Funções do Supervisor do 1º Ciclo do Ensino Básico numa Instituição de Ensino Particular onde se propõem dimensões supervisivas a contemplar e um Ciclo de Supervisão contextualizado no perfil concebido.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-01T00:00:00Z
2012-07
2013-01-17T14:23:17Z
2013-05-20T14:05:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1142
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620015341568