Conhecimento profissional dos professores de Ciências da Natureza do 5º ano no âmbito da unidade didáctica "A célula - unidade na constituição dos seres vivos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carla
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/1766
Resumo: Dissertação de mest., Dinamização das Ciências em Contexto Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011
id RCAP_fc22cab0cf70627b47e6e3eba20f5f86
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Conhecimento profissional dos professores de Ciências da Natureza do 5º ano no âmbito da unidade didáctica "A célula - unidade na constituição dos seres vivos"Conhecimento profissional dos professoresCélulaEnsinoTipos de conhecimentoConhecimento em acçãoDissertação de mest., Dinamização das Ciências em Contexto Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011O principal objectivo deste estudo de investigação é compreender aprofundadamente o conhecimento profissional de dois professores de Ciências da Natureza, 5º ano, sobre a unidade didáctica “A célula - unidade na constituição dos seres vivos”, particularmente os tipos de conhecimento. Deste modo foi realizado um estudo de caso, do tipo instrumental, com dois professores do ensino básico, 2º ciclo do ensino básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza, designados por professor João e professor Miguel, tentando identificar os seus tipos de conhecimento a partir das suas práticas de sala de aula. A partir destes tipos de conhecimento adaptou-se o instrumento de Ball et al. (2008), às Ciências que apresenta seis dimensões do Conhecimento Profissional: o Conhecimento Especializado do Conteúdo, o Conhecimento Comum do Conteúdo e o Conhecimento do Horizonte das Ciências (Conhecimento do Conteúdo) e Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, o Conhecimento do Conteúdo e dos Alunos e o Conhecimento do Conteúdo e do Currículo (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo).Monteiro, RuteSapientiaSantos, Carla2012-10-17T14:05:15Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1766por371.13 SAN*Con Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:12:55ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento profissional dos professores de Ciências da Natureza do 5º ano no âmbito da unidade didáctica "A célula - unidade na constituição dos seres vivos"
title Conhecimento profissional dos professores de Ciências da Natureza do 5º ano no âmbito da unidade didáctica "A célula - unidade na constituição dos seres vivos"
spellingShingle Conhecimento profissional dos professores de Ciências da Natureza do 5º ano no âmbito da unidade didáctica "A célula - unidade na constituição dos seres vivos"
Santos, Carla
Conhecimento profissional dos professores
Célula
Ensino
Tipos de conhecimento
Conhecimento em acção
title_short Conhecimento profissional dos professores de Ciências da Natureza do 5º ano no âmbito da unidade didáctica "A célula - unidade na constituição dos seres vivos"
title_full Conhecimento profissional dos professores de Ciências da Natureza do 5º ano no âmbito da unidade didáctica "A célula - unidade na constituição dos seres vivos"
title_fullStr Conhecimento profissional dos professores de Ciências da Natureza do 5º ano no âmbito da unidade didáctica "A célula - unidade na constituição dos seres vivos"
title_full_unstemmed Conhecimento profissional dos professores de Ciências da Natureza do 5º ano no âmbito da unidade didáctica "A célula - unidade na constituição dos seres vivos"
title_sort Conhecimento profissional dos professores de Ciências da Natureza do 5º ano no âmbito da unidade didáctica "A célula - unidade na constituição dos seres vivos"
author Santos, Carla
author_facet Santos, Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Rute
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento profissional dos professores
Célula
Ensino
Tipos de conhecimento
Conhecimento em acção
topic Conhecimento profissional dos professores
Célula
Ensino
Tipos de conhecimento
Conhecimento em acção
description Dissertação de mest., Dinamização das Ciências em Contexto Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-10-17T14:05:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/1766
url http://hdl.handle.net/10400.1/1766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 371.13 SAN*Con Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303884127010816