Plataforma de negociação de componentes multimédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Luís Geada Ventura de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/4483
Resumo: O objectivo da tese é demonstrar a adequação do paradigma dos mercados electrónicos baseados em agentes para transaccionar objectos multimédia em função do perfil dos espectadores. Esta dissertação descreve o projecto realizado no âmbito da plataforma de personalização de conteúdos em construção. O domínio de aplicação adoptado foi a personalização dos intervalos publicitários difundidos pelos distribuidores de conteúdos multimédia, i.e., pretende-se gerar em tempo útil o alinhamento de anúncios publicitários que melhor se adeqúe ao perfil de um espectador ou de um grupo de espectadores. O projecto focou-se no estudo e selecção das tecnologias de suporte, na concepção da arquitectura e no desenvolvimento de um protótipo que permitisse realizar diversas experiências nomeadamente com diferentes estratégias e tipos de mercado. A arquitectura proposta para a plataforma consiste num sistema multiagente organizado em três camadas que disponibiliza interfaces do tipo serviço Web com o exterior. A camada de topo é constituída por agentes de interface com o exterior. Na camada intermédia encontram-se os agentes autónomos que modelam as entidades produtoras e consumidoras de componentes multimédia assim como a entidade reguladora do mercado. Estes agentes registam-se num serviço de registo próprio onde especificam os componentes multimédia que pretendem negociar. Na camada inferior realiza-se o mercado que é constituído por agentes delegados dos agentes da camada superior. O lançamento do mercado é efectuado através de uma interface e consiste na escolha do tipo de mercado e no tipo de itens a negociar. Este projecto centrou-se na realização da camada do mercado e da parte da camada intermédia de apoio às actividades de negociação no mercado. A negociação é efectuada em relação ao preço da transmissão do anúncio no intervalo em preenchimento. Foram implementados diferentes perfis de negociação com tácticas, incrementos e limites de variação de preço distintos. Em termos de protocolos de negociação, adoptou-se uma variante do Iterated Contract Net – o Fixed Iterated Contract Net. O protótipo resultante foi testado e depurado com sucesso.
id RCAP_fc31bbf84070db3e6c5798bd44778256
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/4483
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plataforma de negociação de componentes multimédiaServiços Web (XML, WSDL, SOAP, UDDI)JADEFIPA ACL e Contract NetSistemas multiagenteOntologiasWeb Services (XML, WSDL, SOAP, UDDI)FIPA ACL Contract NetMultiagent systemsOntologiesO objectivo da tese é demonstrar a adequação do paradigma dos mercados electrónicos baseados em agentes para transaccionar objectos multimédia em função do perfil dos espectadores. Esta dissertação descreve o projecto realizado no âmbito da plataforma de personalização de conteúdos em construção. O domínio de aplicação adoptado foi a personalização dos intervalos publicitários difundidos pelos distribuidores de conteúdos multimédia, i.e., pretende-se gerar em tempo útil o alinhamento de anúncios publicitários que melhor se adeqúe ao perfil de um espectador ou de um grupo de espectadores. O projecto focou-se no estudo e selecção das tecnologias de suporte, na concepção da arquitectura e no desenvolvimento de um protótipo que permitisse realizar diversas experiências nomeadamente com diferentes estratégias e tipos de mercado. A arquitectura proposta para a plataforma consiste num sistema multiagente organizado em três camadas que disponibiliza interfaces do tipo serviço Web com o exterior. A camada de topo é constituída por agentes de interface com o exterior. Na camada intermédia encontram-se os agentes autónomos que modelam as entidades produtoras e consumidoras de componentes multimédia assim como a entidade reguladora do mercado. Estes agentes registam-se num serviço de registo próprio onde especificam os componentes multimédia que pretendem negociar. Na camada inferior realiza-se o mercado que é constituído por agentes delegados dos agentes da camada superior. O lançamento do mercado é efectuado através de uma interface e consiste na escolha do tipo de mercado e no tipo de itens a negociar. Este projecto centrou-se na realização da camada do mercado e da parte da camada intermédia de apoio às actividades de negociação no mercado. A negociação é efectuada em relação ao preço da transmissão do anúncio no intervalo em preenchimento. Foram implementados diferentes perfis de negociação com tácticas, incrementos e limites de variação de preço distintos. Em termos de protocolos de negociação, adoptou-se uma variante do Iterated Contract Net – o Fixed Iterated Contract Net. O protótipo resultante foi testado e depurado com sucesso.The aim of this MSc. thesis is to demonstrate the suitability of the agent-based paradigm to select media objects according to the profile of the viewers by means of a multiagent negotiation platform. The application domain is the personalisation of the programme intervals transmitted by media distributors, i.e., the goal is to generate a timely alignment of the advertisements that best fits the profile of a viewer or a group of viewers for a programme interval. The project involved the selection of the supporting technologies, the design of the platform architecture and the development of a prototype to perform experiments with different types of negotiation protocols and tactics. The proposed architecture consists of a multi-agent system organized in three layers. The top layer – the interface layer – contains agents that interface with the external producers and distributors by exposing Web services. The intermediate layer – the enterprise layer – holds a collection of autonomous agents that model the producers and distributors of media objects as well as the market regulator. These agents register in a service registry to publish the multimedia components they are willing to trade. The lower layer – the market layer – consists of delegated agents of the enterprise layer agents that are dedicated to negotiate individual media objects, i.e., buy and sell timeslots of programme intervals. The user specifies the type of market and the items to be negotiated through a dedicated interface. This project focused on the development of the market layer as well as on the functionalities of the intermediate layer required to support the trading activities of the market layer. The market negotiation, which is carried around the price of the interval timeslots, is conducted by the delegate agents using different negotiation profiles, i.e., price constraints and price adaption tactics. In terms of negotiation protocols, the market implements variant of the Iterated Contract Net negotiation protocol – the Fixed Iterated Contract Net. The resulting prototype was successfully tested and debugged.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do PortoMalheiro, BeneditaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Luís Geada Ventura de2014-06-04T13:47:47Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/4483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:44:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/4483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:20.804461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma de negociação de componentes multimédia
title Plataforma de negociação de componentes multimédia
spellingShingle Plataforma de negociação de componentes multimédia
Sousa, Luís Geada Ventura de
Serviços Web (XML, WSDL, SOAP, UDDI)
JADE
FIPA ACL e Contract Net
Sistemas multiagente
Ontologias
Web Services (XML, WSDL, SOAP, UDDI)
FIPA ACL Contract Net
Multiagent systems
Ontologies
title_short Plataforma de negociação de componentes multimédia
title_full Plataforma de negociação de componentes multimédia
title_fullStr Plataforma de negociação de componentes multimédia
title_full_unstemmed Plataforma de negociação de componentes multimédia
title_sort Plataforma de negociação de componentes multimédia
author Sousa, Luís Geada Ventura de
author_facet Sousa, Luís Geada Ventura de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malheiro, Benedita
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Luís Geada Ventura de
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços Web (XML, WSDL, SOAP, UDDI)
JADE
FIPA ACL e Contract Net
Sistemas multiagente
Ontologias
Web Services (XML, WSDL, SOAP, UDDI)
FIPA ACL Contract Net
Multiagent systems
Ontologies
topic Serviços Web (XML, WSDL, SOAP, UDDI)
JADE
FIPA ACL e Contract Net
Sistemas multiagente
Ontologias
Web Services (XML, WSDL, SOAP, UDDI)
FIPA ACL Contract Net
Multiagent systems
Ontologies
description O objectivo da tese é demonstrar a adequação do paradigma dos mercados electrónicos baseados em agentes para transaccionar objectos multimédia em função do perfil dos espectadores. Esta dissertação descreve o projecto realizado no âmbito da plataforma de personalização de conteúdos em construção. O domínio de aplicação adoptado foi a personalização dos intervalos publicitários difundidos pelos distribuidores de conteúdos multimédia, i.e., pretende-se gerar em tempo útil o alinhamento de anúncios publicitários que melhor se adeqúe ao perfil de um espectador ou de um grupo de espectadores. O projecto focou-se no estudo e selecção das tecnologias de suporte, na concepção da arquitectura e no desenvolvimento de um protótipo que permitisse realizar diversas experiências nomeadamente com diferentes estratégias e tipos de mercado. A arquitectura proposta para a plataforma consiste num sistema multiagente organizado em três camadas que disponibiliza interfaces do tipo serviço Web com o exterior. A camada de topo é constituída por agentes de interface com o exterior. Na camada intermédia encontram-se os agentes autónomos que modelam as entidades produtoras e consumidoras de componentes multimédia assim como a entidade reguladora do mercado. Estes agentes registam-se num serviço de registo próprio onde especificam os componentes multimédia que pretendem negociar. Na camada inferior realiza-se o mercado que é constituído por agentes delegados dos agentes da camada superior. O lançamento do mercado é efectuado através de uma interface e consiste na escolha do tipo de mercado e no tipo de itens a negociar. Este projecto centrou-se na realização da camada do mercado e da parte da camada intermédia de apoio às actividades de negociação no mercado. A negociação é efectuada em relação ao preço da transmissão do anúncio no intervalo em preenchimento. Foram implementados diferentes perfis de negociação com tácticas, incrementos e limites de variação de preço distintos. Em termos de protocolos de negociação, adoptou-se uma variante do Iterated Contract Net – o Fixed Iterated Contract Net. O protótipo resultante foi testado e depurado com sucesso.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-06-04T13:47:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/4483
url http://hdl.handle.net/10400.22/4483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131346643189760