A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ângela Margarida Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3781
Resumo: Mestrado, Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 8 Março de 2016, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_fc8e5930f885b8db86790903a8c4ff1b
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3781
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino SecundárioAprendizagem CooperativaEnsino Básico (3º Ciclo)Ensino da GeografiaEnsino da HistóriaEnsino SecundárioCooperative LearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 8 Março de 2016, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).Nos últimos tempos tem vindo a assistir-se ao desenvolvimento de currículos que visam, cada vez mais, a autonomia dos alunos, tendo os docentes de implementar estratégias que visam essa mesma autonomia. A Aprendizagem Cooperativa assume-se como uma destas estratégias pois permite que se pratique um ensino pela descoberta, sendo o aluno o seu protagonista. Querendo perceber o quão é utilizada nas escolas, elaborámos este estudo sobre o contributo desta metodologia no ensino-aprendizagem de História e de Geografia, tendo em conta a perspetiva dos alunos e docentes de uma escola secundária do concelho de Ponta Delgada. Mais especificamente, procuramos perceber quão frequentemente esta metodologia é utilizada pelos docentes, que benefícios traz no processo de ensino- aprendizagem dos alunos e se traz benefícios a longo prazo na vida social dos alunos. Para isto utilizamos como metodologia um questionário realizado aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, com os quais realizamos atividades de Aprendizagem Cooperativa, e ainda um questionário destinado aos docentes de História e de Geografia, concluindo que os métodos de Aprendizagem Cooperativa mais utilizados são o de grupo e de pares, sendo que os docentes afirmam recorrer a essa metodologia cerca de uma a duas vezes por período. A aprendizagem Cooperativa leva a que os alunos assumam o papel principal na aprendizagem sendo esta mais significativa e duradoura. Para além disso, a nível das competências sociais, os alunos aprendem a respeitar a opinião dos outros e a ajudar-se mutuamente na superação das suas dificuldades.ABSTRACT: In recent times we have been watching a development of curricula that aims, increasingly, the autonomy of the students, taking the teachers to implement strategies that aim this same autonomy. The Cooperative Learning is assumed as one of these strategies because it allows to practice teaching by the discovery, being the student its protagonist. Wanting to realize just how it is used in schools, we have drafted this study on the contribution of this methodology in the teaching-learning process of History and Geography, having regarded a prospect to students and teachers of a secondary school in the municipality of Ponta Delgada. More specifically, we seek to realize how often this methodology is used by teachers, that brings benefits in the teaching-learning process of students and if brings long term benefits in the social life of the students. For this we used as methodology a questionnaire carried out to the students of the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, with which we performed activities of cooperative learning, and even a questionnaire for teachers of History and Geography, concluding that the methods of Cooperative Learning more used are group and pairs, being that the teachers affirm using to this methodology approximately one to two times per period. The Cooperative learning leads students to assume the main role in the learning process being this more significant and lasting. In addition, in what the level of social competence is concerned, students learn to respect the views of others and help each other in overcoming their difficulties.Lima, Jorge Manuel Ávila deRepositório da Universidade dos AçoresOliveira, Ângela Margarida Alves2016-05-18T12:07:31Z2016-03-082016-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3781201178281porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:57Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:21.202143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
title A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
spellingShingle A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
Oliveira, Ângela Margarida Alves
Aprendizagem Cooperativa
Ensino Básico (3º Ciclo)
Ensino da Geografia
Ensino da História
Ensino Secundário
Cooperative Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
title_full A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
title_fullStr A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
title_full_unstemmed A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
title_sort A aprendizagem cooperativa no ensino-aprendizagem de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário
author Oliveira, Ângela Margarida Alves
author_facet Oliveira, Ângela Margarida Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Jorge Manuel Ávila de
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ângela Margarida Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Cooperativa
Ensino Básico (3º Ciclo)
Ensino da Geografia
Ensino da História
Ensino Secundário
Cooperative Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem Cooperativa
Ensino Básico (3º Ciclo)
Ensino da Geografia
Ensino da História
Ensino Secundário
Cooperative Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 8 Março de 2016, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-18T12:07:31Z
2016-03-08
2016-03-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3781
201178281
url http://hdl.handle.net/10400.3/3781
identifier_str_mv 201178281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130715682504704