Artes plásticas e atividades educativas projeto 1St Museum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Filipa Gama da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15464
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo primário o desenvolvimento de um modelo de negócio (MN), focado na proposta de valor e segmentos de clientes, que permita a implementação do projeto 1St Museum. Este projeto visa promover a sensibilização dos públicos infantojuvenis, incentivando a aproximação da produção artística e desenvolvimento de atividades participativas no contexto das artes plásticas. Tem por intuito a valorização do processo artístico e promoção do pensamento criativo. Faz-se o enquadramento teórico dos serviços educativos dos museus, do sistema educativo português e contextualização sobre experiências multissensoriais. A recolha de informação primária - entrevistas a encarregados de educação e professores, análises de boas práticas e observação participante de uma experiência multissensorial - é outro ponto fulcral na construção da proposta de valor. Procedeu-se à análise do mercado envolvente ao projeto 1St Museum, por ser um elemento fundamental à sua implementação futura. Por último efetuou-se a proposta de modelo de negócio privilegiando os segmentos de clientes, o design da proposta de valor, a jornada do cliente, incluindo o design do espaço e as cores.
id RCAP_fcaea43f95f055578893a89db7fc7523
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Artes plásticas e atividades educativas projeto 1St MuseumGestão culturalMuseuAtividade escolarPúblicoJovemPlastic artsMuseumArts educationMultisensorial experienceCreativity artistsO presente trabalho tem por objetivo primário o desenvolvimento de um modelo de negócio (MN), focado na proposta de valor e segmentos de clientes, que permita a implementação do projeto 1St Museum. Este projeto visa promover a sensibilização dos públicos infantojuvenis, incentivando a aproximação da produção artística e desenvolvimento de atividades participativas no contexto das artes plásticas. Tem por intuito a valorização do processo artístico e promoção do pensamento criativo. Faz-se o enquadramento teórico dos serviços educativos dos museus, do sistema educativo português e contextualização sobre experiências multissensoriais. A recolha de informação primária - entrevistas a encarregados de educação e professores, análises de boas práticas e observação participante de uma experiência multissensorial - é outro ponto fulcral na construção da proposta de valor. Procedeu-se à análise do mercado envolvente ao projeto 1St Museum, por ser um elemento fundamental à sua implementação futura. Por último efetuou-se a proposta de modelo de negócio privilegiando os segmentos de clientes, o design da proposta de valor, a jornada do cliente, incluindo o design do espaço e as cores.The main purpose of this research is to generate a proposal for the development of a business model (BM) focused on a value proposition and costumer segment that facilitate the implementation of the project named 1St Museum. This project has the objective to promote and encourage the artistic creation as well as participative activities near a younger segment of the market, allowing them to have a closer proximity in the domain of plastic arts. This way, this project aims towards the valorization of the artistic process and promotion of creative thinking. The theoretical framework of the educational services is completed, as well as that of the Portuguese educational system and the contextualization of multi-sensorial experiences. The primary data collection - interviews to parents and professors, analysis of good practices and an active observation of a multi-sensorial experience - is yet another main point on the construction of the value proposition. The following step fell into a thorough analysis of the market in which the 1St Museum is encompassed, for it is a crucial element to its future implementation. For last, a business model was created having in mind the main costumer segments, the design of the value proposition, the client journey including the space design and its colors.2018-03-28T14:08:42Z2021-03-28T00:00:00Z2017-12-15T00:00:00Z2017-12-152017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15464TID:201788055porLuz, Filipa Gama dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:44:56ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Artes plásticas e atividades educativas projeto 1St Museum
title Artes plásticas e atividades educativas projeto 1St Museum
spellingShingle Artes plásticas e atividades educativas projeto 1St Museum
Luz, Filipa Gama da
Gestão cultural
Museu
Atividade escolar
Público
Jovem
Plastic arts
Museum
Arts education
Multisensorial experience
Creativity artists
title_short Artes plásticas e atividades educativas projeto 1St Museum
title_full Artes plásticas e atividades educativas projeto 1St Museum
title_fullStr Artes plásticas e atividades educativas projeto 1St Museum
title_full_unstemmed Artes plásticas e atividades educativas projeto 1St Museum
title_sort Artes plásticas e atividades educativas projeto 1St Museum
author Luz, Filipa Gama da
author_facet Luz, Filipa Gama da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Filipa Gama da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão cultural
Museu
Atividade escolar
Público
Jovem
Plastic arts
Museum
Arts education
Multisensorial experience
Creativity artists
topic Gestão cultural
Museu
Atividade escolar
Público
Jovem
Plastic arts
Museum
Arts education
Multisensorial experience
Creativity artists
description O presente trabalho tem por objetivo primário o desenvolvimento de um modelo de negócio (MN), focado na proposta de valor e segmentos de clientes, que permita a implementação do projeto 1St Museum. Este projeto visa promover a sensibilização dos públicos infantojuvenis, incentivando a aproximação da produção artística e desenvolvimento de atividades participativas no contexto das artes plásticas. Tem por intuito a valorização do processo artístico e promoção do pensamento criativo. Faz-se o enquadramento teórico dos serviços educativos dos museus, do sistema educativo português e contextualização sobre experiências multissensoriais. A recolha de informação primária - entrevistas a encarregados de educação e professores, análises de boas práticas e observação participante de uma experiência multissensorial - é outro ponto fulcral na construção da proposta de valor. Procedeu-se à análise do mercado envolvente ao projeto 1St Museum, por ser um elemento fundamental à sua implementação futura. Por último efetuou-se a proposta de modelo de negócio privilegiando os segmentos de clientes, o design da proposta de valor, a jornada do cliente, incluindo o design do espaço e as cores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15T00:00:00Z
2017-12-15
2017-10
2018-03-28T14:08:42Z
2021-03-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15464
TID:201788055
url http://hdl.handle.net/10071/15464
identifier_str_mv TID:201788055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304037505368064