Processos educativos em famílias com filhos biológicos e adotados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Helena Cristina Tavares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17259
Resumo: O objeto desta dissertação são as estratégias educativas implementadas pelas famílias que têm, simultaneamente, filhos biológicos e adotados. Procurou-se comparar a educação dada pelas famílias aos diferentes filhos, identificando eventuais semelhanças e diferenças. Será que a educação do filho adotado varia em relação ao biológico? Será que a educação dos filhos varia segundo a idade do filho adotado e da idade do biológico? Como se relacionam os irmãos dentro deste tipo de famílias? Os filhos adotados são mais problemáticos que os filhos biológicos? Para o efeito, foram realizadas entrevistadas a mães de famílias com este perfil nas quais se pretendeu reconstruir o processo educativo no seio das mesmas. Estas famílias têm elevadas habilitações académicas, os filhos biológicos são mais velhos que os filhos adotados, tendo um máximo de 3 filhos. Os filhos adotados tinham idades entre 1 e 10 anos no momento da adoção. Quando confrontadas diretamente com a questão, as mães, afirmaram não existir uma diferença na educação do filho adotado, pelo facto de ser adotado, mas por ser uma crinaça distinta. No entanto, ao longo do discurso fazem referência, no caso das adoções mais tardias, a tendência para serem mais benevolentes com os mesmos, em comparação com os filhos biológicos, por causa do passado, supostamente, traumático das crianças adotadas (apesar desta asserção nem sempre ser consensual entre o casal). Chegamos ainda a conclusão que os irmãos relacionam se de igual forma como qualquer conjunto de irmãos biológicos. E ainda podemos concluir que os filhos adotados não são crianças problemáticas, no geral, são crianças como qualquer outra, mas com a história de vida diferente.
id RCAP_fcafb73b81f0e02112d868a7eaa9a69f
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17259
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Processos educativos em famílias com filhos biológicos e adotadosFamíliaFamília adoptivaRelação pais-filhoEstratégias educativasSociologia da educaçãoPortugalEducational strategiesFamiliesAdoptionO objeto desta dissertação são as estratégias educativas implementadas pelas famílias que têm, simultaneamente, filhos biológicos e adotados. Procurou-se comparar a educação dada pelas famílias aos diferentes filhos, identificando eventuais semelhanças e diferenças. Será que a educação do filho adotado varia em relação ao biológico? Será que a educação dos filhos varia segundo a idade do filho adotado e da idade do biológico? Como se relacionam os irmãos dentro deste tipo de famílias? Os filhos adotados são mais problemáticos que os filhos biológicos? Para o efeito, foram realizadas entrevistadas a mães de famílias com este perfil nas quais se pretendeu reconstruir o processo educativo no seio das mesmas. Estas famílias têm elevadas habilitações académicas, os filhos biológicos são mais velhos que os filhos adotados, tendo um máximo de 3 filhos. Os filhos adotados tinham idades entre 1 e 10 anos no momento da adoção. Quando confrontadas diretamente com a questão, as mães, afirmaram não existir uma diferença na educação do filho adotado, pelo facto de ser adotado, mas por ser uma crinaça distinta. No entanto, ao longo do discurso fazem referência, no caso das adoções mais tardias, a tendência para serem mais benevolentes com os mesmos, em comparação com os filhos biológicos, por causa do passado, supostamente, traumático das crianças adotadas (apesar desta asserção nem sempre ser consensual entre o casal). Chegamos ainda a conclusão que os irmãos relacionam se de igual forma como qualquer conjunto de irmãos biológicos. E ainda podemos concluir que os filhos adotados não são crianças problemáticas, no geral, são crianças como qualquer outra, mas com a história de vida diferente.The purpose of this dissertation is the educational strategies implemented by the families that simultaneously have biological and adopted children. We attempted to compare the education given by the families to the different children, identifying possible similarities and differences. Does the education of the adopted child vary in relation to the biological? Does the education of the children vary according to the age of the adopted child and the age of the biological? How do siblings relate to this type of family? Are adopted children more troublesome than their biological children? For this purpose, mothers of families with this profile were interviewed, in which it was intended to reconstruct the educational process within them. These families have high academic qualifications, the biological children are older than the adopted children, having a maximum of 3 children. Adopted children were between 1 and 10 years old at the time of adoption. When confronted directly with the question, the mothers affirmed that there is no difference in the education of the adopted child, because it is adopted, but because it is a different child. However, throughout the discourse they refer, in the case of later adoptions, to tending to be more benevolent with them, compared to their biological children, because of the supposedly traumatic past of adopted children (despite this assertion always be consensual between the couple). We also conclude that the siblings relate in the same way as any set of biological siblings. And we can still conclude that the adopted children are not problematic children, in general, they are children like any other, but with different life history.2019-02-11T19:44:58Z2018-07-25T00:00:00Z2018-07-252018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/17259TID:201965208porPinto, Helena Cristina Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:32:35ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Processos educativos em famílias com filhos biológicos e adotados
title Processos educativos em famílias com filhos biológicos e adotados
spellingShingle Processos educativos em famílias com filhos biológicos e adotados
Pinto, Helena Cristina Tavares
Família
Família adoptiva
Relação pais-filho
Estratégias educativas
Sociologia da educação
Portugal
Educational strategies
Families
Adoption
title_short Processos educativos em famílias com filhos biológicos e adotados
title_full Processos educativos em famílias com filhos biológicos e adotados
title_fullStr Processos educativos em famílias com filhos biológicos e adotados
title_full_unstemmed Processos educativos em famílias com filhos biológicos e adotados
title_sort Processos educativos em famílias com filhos biológicos e adotados
author Pinto, Helena Cristina Tavares
author_facet Pinto, Helena Cristina Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Helena Cristina Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Família adoptiva
Relação pais-filho
Estratégias educativas
Sociologia da educação
Portugal
Educational strategies
Families
Adoption
topic Família
Família adoptiva
Relação pais-filho
Estratégias educativas
Sociologia da educação
Portugal
Educational strategies
Families
Adoption
description O objeto desta dissertação são as estratégias educativas implementadas pelas famílias que têm, simultaneamente, filhos biológicos e adotados. Procurou-se comparar a educação dada pelas famílias aos diferentes filhos, identificando eventuais semelhanças e diferenças. Será que a educação do filho adotado varia em relação ao biológico? Será que a educação dos filhos varia segundo a idade do filho adotado e da idade do biológico? Como se relacionam os irmãos dentro deste tipo de famílias? Os filhos adotados são mais problemáticos que os filhos biológicos? Para o efeito, foram realizadas entrevistadas a mães de famílias com este perfil nas quais se pretendeu reconstruir o processo educativo no seio das mesmas. Estas famílias têm elevadas habilitações académicas, os filhos biológicos são mais velhos que os filhos adotados, tendo um máximo de 3 filhos. Os filhos adotados tinham idades entre 1 e 10 anos no momento da adoção. Quando confrontadas diretamente com a questão, as mães, afirmaram não existir uma diferença na educação do filho adotado, pelo facto de ser adotado, mas por ser uma crinaça distinta. No entanto, ao longo do discurso fazem referência, no caso das adoções mais tardias, a tendência para serem mais benevolentes com os mesmos, em comparação com os filhos biológicos, por causa do passado, supostamente, traumático das crianças adotadas (apesar desta asserção nem sempre ser consensual entre o casal). Chegamos ainda a conclusão que os irmãos relacionam se de igual forma como qualquer conjunto de irmãos biológicos. E ainda podemos concluir que os filhos adotados não são crianças problemáticas, no geral, são crianças como qualquer outra, mas com a história de vida diferente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25T00:00:00Z
2018-07-25
2018-07
2019-02-11T19:44:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/17259
TID:201965208
url http://hdl.handle.net/10071/17259
identifier_str_mv TID:201965208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303980413550592