O luto na criança: perspectivas sociológicas da perda na criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Augusta Freitas Ribeiro de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/13620
Resumo: Dissertação de mestrado em Sociologia da Infância
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spelling O luto na criança: perspectivas sociológicas da perda na criança316.6-053.2393Dissertação de mestrado em Sociologia da InfânciaAo tomarmos a criança como actor social, fragmento do processo de socialização, estamos a reconhecer-lhe um papel activo que, segundo a teoria da “reprodução interpretativa”, lhe confere a apropriação selectiva do mundo dos adultos. Ao interpretá-lo à luz dos seus interesses e preocupações especificas e intervindo através das suas vozes e da sua participação, fazem ganhar relevância a “criançacidadã”. Esta torna -se protagonista dos seus contextos de vida, com capacidades e competências para se expressar, (re) construir os seus mundos, num trajecto onde os sujeitos são concretos e singulares, com vontades e saberes, emoções e laços afectivos e vinculativos fortes e promotores da (s) sua (s) própria (s) cultura (s). Neste contexto, o estudo aqui apresentado pretendia saber e “ouvir” as crianças acerca de conceitos como a Morte e o Luto, como manifestam elas as suas concepções e as enquadram nas suas vidas, que rituais lhes são permitidos, quais são os que criam e usam no confronto directo com essa realidade, como são aceites e apoiadas, que peso tem uma Perda por morte nas suas relações inter e intrageracionais … Reconhecendo o protagonismo das crianças, tanto na sua expressão como na acção, situámo-nos numa abordagem qualitativa, optando por metodologias interpretativas das suas “vozes” e registos, recorrendo ao Grupo de Enfoque como técnica participativa e contexto privilegiado de recolha de informação. Auscultámos ainda pais, docentes e auxiliares, no sentido de perceber as suas concepções acerca do tema, das consequências que ele encerra e da sua aquiescência na participação da criança nestas “coisas da morte”. É nesta perspectiva que este estudo pretende apresentar-se como um potencial instrumento para fazer os adultos reflectirem, levando a “voz” das crianças até eles e mais além…By taking the child as a social actor, a fragment of the socialization process, we recognize on her an active role, which, according to the theory of the "interpretative reproduction", grants her a selective appropriation of the adult world. By interpreting it in light of her specific interests and concerns, and taking action through her voices and participation, the “child-citizen” gains relevance. This becomes the main character of her life contexts, with abilities and skills to express herself, (re) constructing her world in a journey where the subjects are authentic and singular, with wills and knowledge, emotions and affective binding ties, strong enough to promote her own culture(s). In this context, the study presented here sought to acknowledge and hear children about concepts such as Death and Mourning (Bereavement, Loss, Grief…) and how they express and fit them into their lives; which rituals are allowed to them; which are those that they create and use in direct confrontation with this reality; how they are accepted and supported and how heavy a loss can be due to a death in their interpersonal and intergenerational relationships... Recognizing the role of children, both in its expression and in action, we set in a qualitative approach, opting for interpretive methods of their "voices" and records. We decided to resort to the Focus Group as a participative technique and privileged framework for gathering all the information we needed. We also listened to parents, teachers and assistants in order to realize their conceptions on the matter in analysis, the impact that it encloses and their acquiescence in the child's participation in these "things of death." It is against this background that this study intends to present itself as a potential tool to make the adults think about this subject, leading the "voice" of children to them and beyond...Sarmento, Manuel JacintoOliveira, Clara CostaUniversidade do MinhoCarvalho, Maria Augusta Freitas Ribeiro de20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/13620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:23:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:54.379815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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