Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferret, Nathalie Sylvie Caroline
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5375
Resumo: O trabalho que se apresenta, em Mestrado de Pedagogia do eLearning, recai sob a temática da(s) Interculturalidade(s), tem como eixo principal a Comunicação Intercultural e adota uma perspetiva essencialmente interdisciplinar (no cenário das ciências sociais e humanas) no seu desenvolvimento. Visa, num primeiro momento, responder a uma necessidade, sobressaída através de observações participantes, de compreensão aprofundada dos relacionamentos interculturais entre professores/técnicos e estudantes da UAb - em particular, com alunos originários de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e do Brasil -, e de investigação sobre as diferenças culturais, estereótipos e preconceitos, que se configuram obstáculos no diálogo intercultural entre diversos interlocutores. Como resultado da análise dos dados recolhidos -de natureza qualitativa e quantitativa- o projeto pretende culminar na apresentação e partilha de uma proposta de intervenção-sensibilização intercultural, sob a forma de guia de recomendações dirigido a docentes e todos os profissionais envolvidos no ensino da Universidade Aberta, ao qual se atribui o título de “Guia de Recomendações Intercultur@is - UAb”. Com a sua concretização, espera-se que este trabalho possa vir a constituir-se como instrumento, numa perspetiva construtivista, aberto e flexível, de moderação ou facilitador das diversidades culturais e no quadro da comunicação e interações em situação de elearning e ambientes multiculturais na UAb, encontrando na valorização da compreensão, consciência e sensibilidade intercultural nos processos educativos e pedagógicos o seu mote ideal.
id RCAP_fd00753c6786e41e08b04335b4164824
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5375
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAbUniversidade AbertaMulticulturalismoComunicação interculturalRelações interculturaisElearningCursosAlunosGuiasMulticultural environmentsInterculturalitiesIntercultural communicationIntercultural skillsUAbO trabalho que se apresenta, em Mestrado de Pedagogia do eLearning, recai sob a temática da(s) Interculturalidade(s), tem como eixo principal a Comunicação Intercultural e adota uma perspetiva essencialmente interdisciplinar (no cenário das ciências sociais e humanas) no seu desenvolvimento. Visa, num primeiro momento, responder a uma necessidade, sobressaída através de observações participantes, de compreensão aprofundada dos relacionamentos interculturais entre professores/técnicos e estudantes da UAb - em particular, com alunos originários de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e do Brasil -, e de investigação sobre as diferenças culturais, estereótipos e preconceitos, que se configuram obstáculos no diálogo intercultural entre diversos interlocutores. Como resultado da análise dos dados recolhidos -de natureza qualitativa e quantitativa- o projeto pretende culminar na apresentação e partilha de uma proposta de intervenção-sensibilização intercultural, sob a forma de guia de recomendações dirigido a docentes e todos os profissionais envolvidos no ensino da Universidade Aberta, ao qual se atribui o título de “Guia de Recomendações Intercultur@is - UAb”. Com a sua concretização, espera-se que este trabalho possa vir a constituir-se como instrumento, numa perspetiva construtivista, aberto e flexível, de moderação ou facilitador das diversidades culturais e no quadro da comunicação e interações em situação de elearning e ambientes multiculturais na UAb, encontrando na valorização da compreensão, consciência e sensibilidade intercultural nos processos educativos e pedagógicos o seu mote ideal.The work is presented in ELearning Pedagogy Master, falls under the theme of (s) Interculturalism (s), its main axis is Intercultural Communication and adopts an essentially interdisciplinary perspective (within the social sciences and humanities, with prevalence by a sociological point of view) in its development. It points, at first, to answer to a need, protruding through participant observation, to a in-depth understanding of the intercultural relationships between teachers / coaches and students from UAb - particularly with students originating from African Countries of Portuguese Official Language and Brazil - and research on cultural differences, stereotypes and prejudices, which constitute obstacles to intercultural dialogue between various interlocutors. As a result of the analysis of the data collected – combining qualitative and quantitative methods research - the project aims to culminate in the presentation and sharing of a proposal for intercultural awareness-intervention in the form of a recommendations guide, aimed at teachers and all professionals involved in Open University teaching, which is assigned the title of " Guide of Intercultur@l Recommendations - UAb". With its completion, it is expected that this work can come to constitute itself as an instrument - in a constructive perspective, open and flexible - of moderation or facilitator of cultural diversity, in the context of communication and interactions in e-learning situation and multicultural environments in UAb, finding in the enhancement of intercultural understanding, awareness and sensitivity in educational and pedagogical processes, his ideal motto.Miranda, BrancaRepositório AbertoFerret, Nathalie Sylvie Caroline2016-06-17T12:07:13Z2016-03-182016-06-172016-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5375TID:201213460porFerret, Nathalie Sylvie Caroline - Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb. [S.l.] : [s.n.], 2015. 117 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:04:04ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb
title Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb
spellingShingle Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb
Ferret, Nathalie Sylvie Caroline
Universidade Aberta
Multiculturalismo
Comunicação intercultural
Relações interculturais
Elearning
Cursos
Alunos
Guias
Multicultural environments
Interculturalities
Intercultural communication
Intercultural skills
UAb
title_short Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb
title_full Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb
title_fullStr Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb
title_full_unstemmed Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb
title_sort Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb
author Ferret, Nathalie Sylvie Caroline
author_facet Ferret, Nathalie Sylvie Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Branca
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferret, Nathalie Sylvie Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Aberta
Multiculturalismo
Comunicação intercultural
Relações interculturais
Elearning
Cursos
Alunos
Guias
Multicultural environments
Interculturalities
Intercultural communication
Intercultural skills
UAb
topic Universidade Aberta
Multiculturalismo
Comunicação intercultural
Relações interculturais
Elearning
Cursos
Alunos
Guias
Multicultural environments
Interculturalities
Intercultural communication
Intercultural skills
UAb
description O trabalho que se apresenta, em Mestrado de Pedagogia do eLearning, recai sob a temática da(s) Interculturalidade(s), tem como eixo principal a Comunicação Intercultural e adota uma perspetiva essencialmente interdisciplinar (no cenário das ciências sociais e humanas) no seu desenvolvimento. Visa, num primeiro momento, responder a uma necessidade, sobressaída através de observações participantes, de compreensão aprofundada dos relacionamentos interculturais entre professores/técnicos e estudantes da UAb - em particular, com alunos originários de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e do Brasil -, e de investigação sobre as diferenças culturais, estereótipos e preconceitos, que se configuram obstáculos no diálogo intercultural entre diversos interlocutores. Como resultado da análise dos dados recolhidos -de natureza qualitativa e quantitativa- o projeto pretende culminar na apresentação e partilha de uma proposta de intervenção-sensibilização intercultural, sob a forma de guia de recomendações dirigido a docentes e todos os profissionais envolvidos no ensino da Universidade Aberta, ao qual se atribui o título de “Guia de Recomendações Intercultur@is - UAb”. Com a sua concretização, espera-se que este trabalho possa vir a constituir-se como instrumento, numa perspetiva construtivista, aberto e flexível, de moderação ou facilitador das diversidades culturais e no quadro da comunicação e interações em situação de elearning e ambientes multiculturais na UAb, encontrando na valorização da compreensão, consciência e sensibilidade intercultural nos processos educativos e pedagógicos o seu mote ideal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17T12:07:13Z
2016-03-18
2016-06-17
2016-03-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5375
TID:201213460
url http://hdl.handle.net/10400.2/5375
identifier_str_mv TID:201213460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferret, Nathalie Sylvie Caroline - Conceção e desenvolvimento de um guia de recomendações interculturais UAb. [S.l.] : [s.n.], 2015. 117 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302846994120704