Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Isabel Loureiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33567
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_fd4ecae8f643229c35dfee47f4090e17
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33567
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be trueAn integrated vision of sustainability and corporate social responsibility: the be true caseResponsabilidade socialSustentabilidadeEnvolvimento internoComunidadeSocial responsibilitySustainabilityInternal commitmentCommunity658.8658.0Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)O propósito deste Relatório de Estágio é refletir sobre a importância de uma visão integradora da organização e dos seus públicos aquando da adoção de um plano de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Para cumprir este propósito, vamos refletir sobre o tema em quatro etapas. Em primeiro lugar será abordada a Responsabilidade Social Empresarial do ponto de vista teórico, bem como outros conceitos a si adjacentes, identificando as principais correntes de pensamento associadas ao tema. Estabelecido um enquadramento teórico será feito um balanço da experiência consolidada da agência de comunicação b+ com o programa be true, tendo como perspetiva o crescimento da procura e da relevância do tema da sustentabilidade e da responsabilidade social e o seu enquadramento na realidade empresarial. Em seguida, este relatório procura aprofundar a evolução da relação empresa/colaborador/consumidor/comunidade, responsável pela consciencialização e adesão das empresas em matéria de responsabilidade social. Por fim, procuramos estudar o impacto das atividades na comunidade, sem descurar o contributo para o bem-estar social e as vantagens para as marcas. Com o objetivo d melhor explorar estes aspetos serão usados, como metodologia de investigação, a análise documental, a observação direta pela participação no programa e entrevistas à equipa be true, especialistas e clientes. Com base na experiência da empresa b+ e com especial enfoque no programa be true, o estudo centra-se nas dinâmicas de interação entre as organizações, sondando os benefícios de estratégias orientadas por uma visão integradora e holística. Espera-se que os resultados da investigação contribuam, de algum modo, para o conhecimento das práticas e estratégias de sustentabilidade e responsabilidade social e para o balanço do programa be true implementado pela empresa b+.The purpose of this Report is to think about the importance of an inclusive vision of the organization and its public when adopting a Sustainability and Social Responsibility Plan. To fulfil this purpose we will split our thoughts on the topic into four stages. First we will approach Social Responsibility and other adjacent concepts from the theoretical point of view, identifying the main trends of thought concerning the topic. After establishing the theoretical frame, we will make a balance of the experience of the b+ communication agency with the be true programme, considering the growth in demand and the relevance of the topic of sustainability and social responsibility and its frame in the corporate sphere. Next, this report seeks to deepen research about the evolution of the company/employee/consumer/community relationship, responsible for the awareness and engagement of companies in terms of social responsibility. Finally, we try to study the impact of social responsibility actions in the community, without ignoring the contribution to the social well-being and the advantages for brands. In order to better explore these subjects, our research methodology will consist in documental analysis, direct observation of the be true programme and interviews to the be true team, specialists and clients. Based on the experience of the b+ company and with a special focus on the be true programme, the study is centred on the interaction dynamics between organizations, probing the benefits of strategies oriented by a holistic and integrating vision. We expect that the results of this research contribute, in some way, to the knowledge of sustainability and social responsibility strategies and for an overall assessment of the be true programme implemented by the b+ company.Ruão, TeresaUniversidade do MinhoLopes, Ana Isabel Loureiro20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33567por201225859info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:31.908807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true
An integrated vision of sustainability and corporate social responsibility: the be true case
title Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true
spellingShingle Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true
Lopes, Ana Isabel Loureiro
Responsabilidade social
Sustentabilidade
Envolvimento interno
Comunidade
Social responsibility
Sustainability
Internal commitment
Community
658.8
658.0
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true
title_full Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true
title_fullStr Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true
title_full_unstemmed Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true
title_sort Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true
author Lopes, Ana Isabel Loureiro
author_facet Lopes, Ana Isabel Loureiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruão, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Isabel Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Sustentabilidade
Envolvimento interno
Comunidade
Social responsibility
Sustainability
Internal commitment
Community
658.8
658.0
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Responsabilidade social
Sustentabilidade
Envolvimento interno
Comunidade
Social responsibility
Sustainability
Internal commitment
Community
658.8
658.0
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/33567
url http://hdl.handle.net/1822/33567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201225859
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132507872952320