EMRC e literacia religiosa : o papel da EMRC nos itinerários de aproximação dos jovens à cultura do religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veigas, Joana Rita Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31479
Resumo: Este Relatório foi redigido na sequência da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no 7º ano da Escola Básica Damião de Góis, e procura analisar a evolução da prática letiva, bem como os métodos de ensino-aprendizagem utilizados. Dada a distância entre a realização da PES e a atualidade, apresentar-se-á, também, uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida após a PES, revelando a evolução dos métodos e dos instrumentos aplicados. A reflexão sobre a PES tem por base a Unidade Letiva 2, «As Religiões», do 7º ano de escolaridade. No contacto com a turma, apurou-se que um grupo significativo de alunos não teve uma aproximação ao religioso e à sua linguagem. Esta constatação levou à investigação sobre o modo como se tem trabalhado e apresentado a experiência religiosa nas últimas décadas, verificando-se que há uma rutura geracional. Deste modo, a disciplina de EMRC tem a possibilidade de familiarizar os alunos com o fenómeno religioso, possibilitando um diálogo aberto, ajudando a compreender o que é a religião, qual o seu objetivo, qual o sentido para as suas vidas, bem como a perscrutar a diversidade religiosa, colaborando também na formação para a tolerância. O Relatório da PES conclui com uma proposta de lecionação da Unidade Letiva 2, elaborada segundo o método da aprendizagem cooperativa, que coloca o aluno no centro das aprendizagens, sendo-lhe dadas orientações e instrumentos que visem a aquisição de conhecimentos de forma mais autónoma. O objetivo do presente Relatório é refletir sobre como o religioso é trabalhado na disciplina de EMRC, observando também a transmissão da experiência da fé e o papel da família nesta questão.
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