A interferência das relações interpessoais na gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carla Cristina Sousa dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6037
Resumo: O presente trabalho reúne argumentos que comprovam a importância da valorização das relações interpessoais na gestão escolar, enfoca diversas particularidades, dentre elas sua influência na gestão escolar, a dinâmica como ocorrem no ambiente escolar. Teve como objetivo demonstrar que a relação interpessoal, através dos indicadores de qualidade da gestão escolar, com mudança de paradigma, visão estratégica e ações interligadas contribuem no avanço dos processos socioeducativos. Uma nova concepção de gestão escolar, que observe o essencial da educação: o diálogo, a participação, a criatividade e a diversidade cultural e pedagógica. Para consolidar essa perspectiva inovadora adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa para descrever as ideias dos principais autores a respeito da inovação educacional, fazendo uma intersecção com a gestão escolar. Trata-se de um estudo de caso com enfoque quantitativo, no qual foi utilizado como instrumento um questionário com questões fechadas, adaptado de Holanda e Brito (2007). Com isso, aplicou-se questionário para os 121 (cento e vinte um) docentes e entrevista semiestruturada para os gestores 2 (dois) totalizando 123 (cento e vinte e três) servidores nas Escolas de Agrupamento do Algueirão e do Carregal do Sal. Quanto às fases de análise e interpretação dos dados, foi realizada uma análise descritiva, com o tratamento de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que a participação dos docentes e dos gestores encontra-se situada no nível de participação inicial. Assim, comparando os dois segmentos da pesquisa, os dados revelam que as relações pessoais contribuem no sucesso da gestão escolar, há uma diferença relevante entre os gestores e professores, visto que o segundo participa de forma mais efetiva no processo de planejar as políticas da Instituição. Já na dimensão execução e usufruto, os dois segmentos participam em nível mais elevado, porém a participação dos professores é mais efetiva. De forma geral, a concepção de gestão institucionalmente adotada, tem a necessidade de avançar cada vez mais na direção de consolidar uma participação mais eficiente e eficaz de toda a comunidade acadêmica, tanto no processo de tomada de decisão quanto nas formulações e implementações das políticas e ações institucionais. É uma contribuição reflexiva que visa discutir a desinstalação do paradigma fabril, para fazer emergir o paradigma da complexidade, da inovação escolar e educacional, e criar novos saberes educacionais, culturais e sociais, novas possibilidades inovadoras no âmbito da gestão da escola. Os resultados confirmam que as relações interpessoais, nas concepções dos gestores, são importantíssimas para a gestão e principalmente para o desenvolvimento humano. Os resultados apresentados confirmam e correspondem ao objetivo da dissertação através do impacto das relações interpessoais na gestão escolar, gera um diferencial que favorece o processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento escolar. Na parte final deste trabalho são apresentadas as conclusões e recomendações para novos estudos.
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Para consolidar essa perspectiva inovadora adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa para descrever as ideias dos principais autores a respeito da inovação educacional, fazendo uma intersecção com a gestão escolar. Trata-se de um estudo de caso com enfoque quantitativo, no qual foi utilizado como instrumento um questionário com questões fechadas, adaptado de Holanda e Brito (2007). Com isso, aplicou-se questionário para os 121 (cento e vinte um) docentes e entrevista semiestruturada para os gestores 2 (dois) totalizando 123 (cento e vinte e três) servidores nas Escolas de Agrupamento do Algueirão e do Carregal do Sal. Quanto às fases de análise e interpretação dos dados, foi realizada uma análise descritiva, com o tratamento de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados da pesquisa apontaram que a participação dos docentes e dos gestores encontra-se situada no nível de participação inicial. Assim, comparando os dois segmentos da pesquisa, os dados revelam que as relações pessoais contribuem no sucesso da gestão escolar, há uma diferença relevante entre os gestores e professores, visto que o segundo participa de forma mais efetiva no processo de planejar as políticas da Instituição. Já na dimensão execução e usufruto, os dois segmentos participam em nível mais elevado, porém a participação dos professores é mais efetiva. De forma geral, a concepção de gestão institucionalmente adotada, tem a necessidade de avançar cada vez mais na direção de consolidar uma participação mais eficiente e eficaz de toda a comunidade acadêmica, tanto no processo de tomada de decisão quanto nas formulações e implementações das políticas e ações institucionais. É uma contribuição reflexiva que visa discutir a desinstalação do paradigma fabril, para fazer emergir o paradigma da complexidade, da inovação escolar e educacional, e criar novos saberes educacionais, culturais e sociais, novas possibilidades inovadoras no âmbito da gestão da escola. Os resultados confirmam que as relações interpessoais, nas concepções dos gestores, são importantíssimas para a gestão e principalmente para o desenvolvimento humano. Os resultados apresentados confirmam e correspondem ao objetivo da dissertação através do impacto das relações interpessoais na gestão escolar, gera um diferencial que favorece o processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento escolar. Na parte final deste trabalho são apresentadas as conclusões e recomendações para novos estudos.The present work brings together arguments that prove the importance of the valorization of interpersonal relations in school management, focuses on several particularities, among them its influence in school management, the dynamics as they occur in the school environment. The objective was to demonstrate that the interpersonal relationship, through the indicators of quality of school management, with paradigm shift, strategic vision and interlinked actions contribute to the advancement of socio-educational processes. A new conception of school management, which looks at the essence of education: dialogue, participation, creativity and cultural and pedagogical diversity. To consolidate this innovative perspective, we adopted a qualitative research approach to describe the main authors' ideas about educational innovation, intersecting with school management. It is a case study with a quantitative approach, in which a questionnaire with closed questions was used as instrument, adapted from Holland and Brito (2007). Thus, a questionnaire was applied to the 121 (one hundred and twenty one) teachers and a semi-structured interview for managers 2 (two) totaling 123 (one hundred and twenty three) servers in the Agrupamento do Algueirão and Carregal do Sal Schools. As for the phases of analysis and interpretation of the data, a descriptive analysis was performed, with the treatment in a quantitative and qualitative way. The results of the research indicated that the participation of teachers and managers is situated at the level of initial participation. Thus, comparing the two segments of the research, the data reveal that personal relationships contribute to the success of school management, there is a relevant difference between managers and teachers, since the latter participates more effectively in the process of planning the Institution's policies . In the dimension execution and usufruct, the two segments participate in a higher level, but the participation of the teachers is more effective. In general, the conception of institutionally adopted management has the need to advance more and more towards consolidating a more efficient and effective participation of the entire academic community, both in the decision-making process and in the formulations and implementations of policies and Institutional actions. It is a reflexive contribution that aims to discuss the uninstallation of the factory paradigm, to make the paradigm of complexity, school and educational innovation emerge, and to create new educational, cultural and social knowledge, new innovative possibilities within the scope of school management. The results confirm that interpersonal relationships, in managers' conceptions, are very important for management and especially for human development. The results presented confirm and correspond to the objective of the dissertation through the impact of interpersonal relations in school management, generates a differential that favors the teaching-learning process and school development. In the final part of this work the conclusions and recommendations for new studies are presented.Alves, Carlos TeixeiraRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSantos, Carla Cristina Sousa dos2017-07-11T15:03:21Z2017-06-23T00:00:00Z2017-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6037202448720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:26ZPortal AgregadorONG
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