Uma casa chamada mar: um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/28526 |
Resumo: | O presente relatório descreve a componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música que teve lugar durante o ano letivo 2018/2019 no Conservatório de Música de Braga, bem como a implementação dum Projeto Educativo desenvolvido com 6 crianças refugiadas e 6 pessoas portadoras de deficiência no Colégio Luso Internacional de Braga. Foram dinamizadas 12 sessões musicais, realizadas semanalmente, que envolveram todos os participantes e se concentraram na exploração de elementos sonoros, improvisação e criação que culminaram numa performance final. Inserido num contexto de Música na Comunidade, pretende-se com este trabalho a reflexão sobre a importância da música como uma ferramenta de inclusão. |
id |
RCAP_fded26a7c64cddf156ab2485c33986b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/28526 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma casa chamada mar: um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiadosMúsica na comunidadeRefugiadosPessoas portadoras de deficiênciasViolinoO presente relatório descreve a componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música que teve lugar durante o ano letivo 2018/2019 no Conservatório de Música de Braga, bem como a implementação dum Projeto Educativo desenvolvido com 6 crianças refugiadas e 6 pessoas portadoras de deficiência no Colégio Luso Internacional de Braga. Foram dinamizadas 12 sessões musicais, realizadas semanalmente, que envolveram todos os participantes e se concentraram na exploração de elementos sonoros, improvisação e criação que culminaram numa performance final. Inserido num contexto de Música na Comunidade, pretende-se com este trabalho a reflexão sobre a importância da música como uma ferramenta de inclusão.This report describes the Supervised Teaching Practice component of the Master’s in Music Education, which took place during the academic year of 2018/2019 at Conservatório de Música de Braga, as well as the implementation of the Educative Project developed with 6 refugee children and 6 people with disabilities at Colégio Luso Internacional de Braga. 12 weekly music sessions were set, which involved every participant, focused in the exploration of sound elements, improvisation and creation that culminated in a final performance. Developed in the Community Music context, it is pretended, with this project, to reflect upon the significance of music as a tool for inclusion.2020-05-18T09:19:40Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28526porSilva, Maria Helena Miranda dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T04:04:36ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma casa chamada mar: um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiados |
title |
Uma casa chamada mar: um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiados |
spellingShingle |
Uma casa chamada mar: um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiados Silva, Maria Helena Miranda da Música na comunidade Refugiados Pessoas portadoras de deficiências Violino |
title_short |
Uma casa chamada mar: um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiados |
title_full |
Uma casa chamada mar: um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiados |
title_fullStr |
Uma casa chamada mar: um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiados |
title_full_unstemmed |
Uma casa chamada mar: um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiados |
title_sort |
Uma casa chamada mar: um projeto com pessoas portadoras de deficiência e refugiados |
author |
Silva, Maria Helena Miranda da |
author_facet |
Silva, Maria Helena Miranda da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Helena Miranda da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música na comunidade Refugiados Pessoas portadoras de deficiências Violino |
topic |
Música na comunidade Refugiados Pessoas portadoras de deficiências Violino |
description |
O presente relatório descreve a componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música que teve lugar durante o ano letivo 2018/2019 no Conservatório de Música de Braga, bem como a implementação dum Projeto Educativo desenvolvido com 6 crianças refugiadas e 6 pessoas portadoras de deficiência no Colégio Luso Internacional de Braga. Foram dinamizadas 12 sessões musicais, realizadas semanalmente, que envolveram todos os participantes e se concentraram na exploração de elementos sonoros, improvisação e criação que culminaram numa performance final. Inserido num contexto de Música na Comunidade, pretende-se com este trabalho a reflexão sobre a importância da música como uma ferramenta de inclusão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2020-05-18T09:19:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/28526 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/28526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303558988759040 |