O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rui
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2472
Resumo: No presente trabalho procurámos aprofundar o estudo da relação entre o mau trato, o sucesso escolar e o suporte social, testando a adaptabilidade do modelo do suporte social enquanto moderador das experiências de vida stressantes ao caso concreto da história de mau trato e do sucesso escolar. Recolhemos dados junto de 402 crianças e jovens (338 sem história de mau trato e 64 com história de mau trato) do 5º ao 9º ano de escolaridade e dos 9 aos 18 anos de idade. Utilizando a escala de percepção de suporte social de Dubow e Ullman (1989) e Dubow e colaboradores (1991), adaptada e validada para a Língua Portuguesa no estudo 1, analisámos o papel do suporte social na relação entre a história de mau trato e o sucesso escolar das crianças e jovens. Os resultados indicaram que crianças e jovens com história de mau trato apresentam piores notas a Língua Portuguesa e a Matemática, assim como um maior número de retenções. Indicaram também que a percepção de suporte social tem um papel moderador na relação entre a história de mau trato e o sucesso escolar, apesar de apenas para as crianças e jovens em situação de risco o suporte social se ter associado de forma positiva ao sucesso escolar. Os resultados são discutidos em função da literatura actual. São também discutidas as implicações práticas dos resultados para os profissionais da Escola.
id RCAP_fe4353b4335aa85a2bce10e43e16fb21
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2472
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolarMau tratosuporte socialsucesso escolarmoderaçãoChild abusesocial supportschool achievementmoderationNo presente trabalho procurámos aprofundar o estudo da relação entre o mau trato, o sucesso escolar e o suporte social, testando a adaptabilidade do modelo do suporte social enquanto moderador das experiências de vida stressantes ao caso concreto da história de mau trato e do sucesso escolar. Recolhemos dados junto de 402 crianças e jovens (338 sem história de mau trato e 64 com história de mau trato) do 5º ao 9º ano de escolaridade e dos 9 aos 18 anos de idade. Utilizando a escala de percepção de suporte social de Dubow e Ullman (1989) e Dubow e colaboradores (1991), adaptada e validada para a Língua Portuguesa no estudo 1, analisámos o papel do suporte social na relação entre a história de mau trato e o sucesso escolar das crianças e jovens. Os resultados indicaram que crianças e jovens com história de mau trato apresentam piores notas a Língua Portuguesa e a Matemática, assim como um maior número de retenções. Indicaram também que a percepção de suporte social tem um papel moderador na relação entre a história de mau trato e o sucesso escolar, apesar de apenas para as crianças e jovens em situação de risco o suporte social se ter associado de forma positiva ao sucesso escolar. Os resultados são discutidos em função da literatura actual. São também discutidas as implicações práticas dos resultados para os profissionais da Escola.The present study investigated the relationship between child abuse, school achievement and social support by studying the adaptation of the stress buffering model of social support to the specific context of child abuse and school achievement. The study consisted of data collected from 402 children and youths (383 without history of child abuse and 64 with history of child abuse), from 5th to 9th grade and from 9 to 18 years old. We adapted and validated the Social Support Appraisals Scale (Dubow & Ullman, 1989; Dubow et al., 1991) to the Portuguese context and language (study 1) and analyzed the role of social support in the relationship between child abuse and school achievement. The results showed that abused children and youths scored lower in Language and Math, and had more grade retentions. The results also indicated that social support is a moderator between child abuse and school achievement, although social support was positively associated with school achievement only for the children and youths at risk. Results and implications for school professionals are discussed.2011-03-14T16:04:46Z2011-03-14T00:00:00Z2011-03-142009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordvideo/wmvvideo/wmvvideo/wmvvideo/wmvapplication/mswordvideo/wmvvideo/wmvvideo/wmvvideo/wmvvideo/wmvvideo/wmvvideo/wmvvideo/wmvvideo/wmvapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2472porLopes, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:53:35Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:54.116773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar
title O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar
spellingShingle O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar
Lopes, Rui
Mau trato
suporte social
sucesso escolar
moderação
Child abuse
social support
school achievement
moderation
title_short O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar
title_full O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar
title_fullStr O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar
title_full_unstemmed O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar
title_sort O papel moderador do suporte social na relação entre o mau trato e o sucesso escolar
author Lopes, Rui
author_facet Lopes, Rui
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Mau trato
suporte social
sucesso escolar
moderação
Child abuse
social support
school achievement
moderation
topic Mau trato
suporte social
sucesso escolar
moderação
Child abuse
social support
school achievement
moderation
description No presente trabalho procurámos aprofundar o estudo da relação entre o mau trato, o sucesso escolar e o suporte social, testando a adaptabilidade do modelo do suporte social enquanto moderador das experiências de vida stressantes ao caso concreto da história de mau trato e do sucesso escolar. Recolhemos dados junto de 402 crianças e jovens (338 sem história de mau trato e 64 com história de mau trato) do 5º ao 9º ano de escolaridade e dos 9 aos 18 anos de idade. Utilizando a escala de percepção de suporte social de Dubow e Ullman (1989) e Dubow e colaboradores (1991), adaptada e validada para a Língua Portuguesa no estudo 1, analisámos o papel do suporte social na relação entre a história de mau trato e o sucesso escolar das crianças e jovens. Os resultados indicaram que crianças e jovens com história de mau trato apresentam piores notas a Língua Portuguesa e a Matemática, assim como um maior número de retenções. Indicaram também que a percepção de suporte social tem um papel moderador na relação entre a história de mau trato e o sucesso escolar, apesar de apenas para as crianças e jovens em situação de risco o suporte social se ter associado de forma positiva ao sucesso escolar. Os resultados são discutidos em função da literatura actual. São também discutidas as implicações práticas dos resultados para os profissionais da Escola.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-03-14T16:04:46Z
2011-03-14T00:00:00Z
2011-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2472
url http://hdl.handle.net/10071/2472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
video/wmv
video/wmv
video/wmv
video/wmv
application/msword
video/wmv
video/wmv
video/wmv
video/wmv
video/wmv
video/wmv
video/wmv
video/wmv
video/wmv
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134832134979584