Aprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Inês de Vasconcelos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104284
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_fec7b692d58962e8573db72fd12456ef
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento ResidencialLearn, Play, Conquer - Educational Intervention in a Residential Care HomeCasa de Acolhimento ResidencialEducação STEAMExpressão PlásticaPoly-UniverseResidential Foster HomeSTEAM EducationPlastic ExpressionPoly-UniverseCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório expõe o percurso realizado ao longo do Estágio Curricular, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, durante o ano letivo de 2021/2022. Neste documento é apresentado um projeto de intervenção na Casa de Acolhimento Residencial (CAR) Ninho dos Pequenitos, tutelada pela associação SORRISO – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, integrada nas instalações da Maternidade Bissaya Barreto (MBB), em Coimbra, e uma investigação no âmbito do material didático Poly-Universe.Respeitante ao projeto de intervenção, este pretende promover o desenvolvimento de vários domínios como a linguagem e a construção frásica, a motricidade global e fina e a autonomia das crianças envolvidas. Para tal, e utilizando uma abordagem STEAM (Sciences, Technology, Engeneering, Arts, Mathematics), focada na exploração plástica dos materiais, desenvolveu-se um conjunto de atividades de cariz lúdico-pedagógico, através da aprendizagem das cores, dos animais, das formas geométricas, dos números, da figura humana e dos sentidos. Foi ainda possível interligar estas atividades com vários projetos europeus, como o AutoSTEM, ViduKids e Poly-Universe.No âmbito do projeto Poly-Universe, tornou-se pertinente realizar um estudo de caso, com uma das crianças da Instituição, envolvendo a manipulação do material que lhe está associado. Este estudo teve como principal objetivo analisar a interação de uma criança na faixa etária dos três anos com o material Poly-Universe, tendo por base três objetivos específicos: (1) aprender as formas geométricas simples (círculo, triângulo e quadrado); (2) aprender as cores (amarelo, azul, verde e vermelho); e (3) promover a criatividade, a motivação intrínseca, a atenção e a perceção visual.This report describes the path taken during the Curricular Internship as part of the Master's Degree in Educational Sciences, at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, during the academic year 2021/2022. This document presents an intervention project in the Residential Care Home (CAR) Ninho dos Pequenitos, run by the association SORRISO - Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, integrated in the facilities of the Maternidade Bissaya Barreto (MBB), in Coimbra, and an investigation within the Poly-Universe teaching material.Regarding the intervention project, it aims to promote the development of several areas such as language and sentence construction, global and fine motor skills and autonomy of the children involved. To this end, and using a STEAM (Sciences, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) approach, focused on the plastic exploration of materials, a set of playful and educational activities were developed, through the learning of colors, animals, geometric shapes, numbers, the human figure and the senses. It was also possible to interlink these activities with several European projects, such as AutoSTEM, ViduKids and Poly-Universe.Within the Poly-Universe project, it became pertinent to conduct a case study with one of the children of the institution, involving the manipulation of the associated material. The main objective of this study was to analyze the interaction of a three-year-old child with the Poly-Universe material, based on three specific objectives: (1) learning simple geometric shapes (circle, triangle and square); (2) learning colors (yellow, blue, green and red); and (3) promoting creativity, intrinsic motivation, attention and visual perception.2022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104284http://hdl.handle.net/10316/104284TID:203127811porMartins, Inês de Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:46:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:59.278513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
Learn, Play, Conquer - Educational Intervention in a Residential Care Home
title Aprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
spellingShingle Aprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
Martins, Inês de Vasconcelos
Casa de Acolhimento Residencial
Educação STEAM
Expressão Plástica
Poly-Universe
Residential Foster Home
STEAM Education
Plastic Expression
Poly-Universe
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short Aprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
title_full Aprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
title_fullStr Aprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
title_full_unstemmed Aprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
title_sort Aprender, Brincar, Conquistar - Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
author Martins, Inês de Vasconcelos
author_facet Martins, Inês de Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Inês de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Casa de Acolhimento Residencial
Educação STEAM
Expressão Plástica
Poly-Universe
Residential Foster Home
STEAM Education
Plastic Expression
Poly-Universe
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Casa de Acolhimento Residencial
Educação STEAM
Expressão Plástica
Poly-Universe
Residential Foster Home
STEAM Education
Plastic Expression
Poly-Universe
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104284
http://hdl.handle.net/10316/104284
TID:203127811
url http://hdl.handle.net/10316/104284
identifier_str_mv TID:203127811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101345665024