Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Inês Dionísio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3111
Resumo: Adquirir um produto de luxo é um estilo de vida, um mundo que alimenta a fantasia de cada um. Comprar um produto deste tipo é comprar emoção, em detrimento da razão pois, o consumidor está cada vez mais sensibilizado para procurar uma experiência que, baseada nos sentidos, lhe proporcione a total satisfação das suas necessidades, feita de uma forma exclusiva e diferenciada. A propensão para o consumo de luxo surge devido à simbologia inerente a este tipo de produtos, nomeadamente poder, riqueza e uma posição privilegiada de estatuto social. O luxo é isso mesmo: uma procura pelo reconhecimento social e pelo prazer pessoal. O consumidor de produtos de luxo é o principal divulgador da marca. Porém, as marcas de luxo precisam de estar em constante sintonia com o público-alvo, através de acções de fidelização, mesmo que a sua comunicação seja feita de uma forma selectiva. Tendo por base as teorias existentes sobre o luxo, procurou-se com este trabalho um maior entendimento sobre o comportamento de compra do consumidor de marcas de luxo e delimitaram-se dois grandes objectivos: por um lado, perceber quais os principais factores associados com os produtos de marcas de luxo valorizados pelos consumidores e, por outro, analisar o perfil do consumidor de produtos de marcas de luxo. Na realização desta investigação empírica, adoptou-se o método quantitativo, através da recolha de informação por questionário e conclui-se que o consumidor de produtos de marcas de luxo não apresenta um comportamento de compra bem delineado nem os motivos explícitos para o consumo deste tipo de bens. Sabe-se, no entanto, que é um consumo orientado a nível pessoal que procura principalmente a satisfação de significados simbólicos, sendo por isso consumidores pouco racionais na sua decisão de compra.
id RCAP_ffa0f054757c035f70fcc345f7b6d67e
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3111
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidorComportamento do consumidor - Marca de luxoProdutos de luxo - ConsumidorAdquirir um produto de luxo é um estilo de vida, um mundo que alimenta a fantasia de cada um. Comprar um produto deste tipo é comprar emoção, em detrimento da razão pois, o consumidor está cada vez mais sensibilizado para procurar uma experiência que, baseada nos sentidos, lhe proporcione a total satisfação das suas necessidades, feita de uma forma exclusiva e diferenciada. A propensão para o consumo de luxo surge devido à simbologia inerente a este tipo de produtos, nomeadamente poder, riqueza e uma posição privilegiada de estatuto social. O luxo é isso mesmo: uma procura pelo reconhecimento social e pelo prazer pessoal. O consumidor de produtos de luxo é o principal divulgador da marca. Porém, as marcas de luxo precisam de estar em constante sintonia com o público-alvo, através de acções de fidelização, mesmo que a sua comunicação seja feita de uma forma selectiva. Tendo por base as teorias existentes sobre o luxo, procurou-se com este trabalho um maior entendimento sobre o comportamento de compra do consumidor de marcas de luxo e delimitaram-se dois grandes objectivos: por um lado, perceber quais os principais factores associados com os produtos de marcas de luxo valorizados pelos consumidores e, por outro, analisar o perfil do consumidor de produtos de marcas de luxo. Na realização desta investigação empírica, adoptou-se o método quantitativo, através da recolha de informação por questionário e conclui-se que o consumidor de produtos de marcas de luxo não apresenta um comportamento de compra bem delineado nem os motivos explícitos para o consumo deste tipo de bens. Sabe-se, no entanto, que é um consumo orientado a nível pessoal que procura principalmente a satisfação de significados simbólicos, sendo por isso consumidores pouco racionais na sua decisão de compra.Purchasing a luxury product is a lifestyle, a world that feeds each one’fantasy. To buy such a product is to buy emotion sacrificing reason because the consumer is increasingly searching experience that based on the senses, gives him the full satisfaction of their needs out of a exclusive and distinguished way. The tendency for the consumption of luxury products results from the symbology of these products, including power, wealth and a privileged position of social status. Luxury is precisely this, a search for social recognition and personal pleasure. The luxury products’ consumer is the main advertiser of the mark. Nevertheless luxury brands need to be in permanent harmony with their target public through measures of fidelity actions, even if communication is done in a selective way. Based on the existing theories about luxury it was the purpose of this work to set up a better understanding of the consumer’s behavior that purchase luxury brands, bounding two major objectives: on the one hand, to understand which are the main factors associated with the products of brands luxury that are valued by consumers and on the other hand to analyze the consumer’s typical profile of product and brands luxury. In conducting this empirical research, one has adopted the quantitative method by collecting information through a questionnaire and concluded that the consumer of luxury brands and products does not present a clearly defined purchasing behavior or any explicit reasons for the consumption of this kind of products. We know, however, that consumption is driven on a personal level basis that seeks mainly the satisfaction of symbolic meanings being, for that reason, consumers who are little rational on their choice.Azevedo, Susana Maria Palavra GarridouBibliorumMadeira, Inês Dionísio2015-02-27T09:33:26Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:24Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:37.449367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidor
title Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidor
spellingShingle Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidor
Madeira, Inês Dionísio
Comportamento do consumidor - Marca de luxo
Produtos de luxo - Consumidor
title_short Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidor
title_full Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidor
title_fullStr Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidor
title_full_unstemmed Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidor
title_sort Marcas de luxo e comportamento de compra do consumidor
author Madeira, Inês Dionísio
author_facet Madeira, Inês Dionísio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Susana Maria Palavra Garrido
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Inês Dionísio
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor - Marca de luxo
Produtos de luxo - Consumidor
topic Comportamento do consumidor - Marca de luxo
Produtos de luxo - Consumidor
description Adquirir um produto de luxo é um estilo de vida, um mundo que alimenta a fantasia de cada um. Comprar um produto deste tipo é comprar emoção, em detrimento da razão pois, o consumidor está cada vez mais sensibilizado para procurar uma experiência que, baseada nos sentidos, lhe proporcione a total satisfação das suas necessidades, feita de uma forma exclusiva e diferenciada. A propensão para o consumo de luxo surge devido à simbologia inerente a este tipo de produtos, nomeadamente poder, riqueza e uma posição privilegiada de estatuto social. O luxo é isso mesmo: uma procura pelo reconhecimento social e pelo prazer pessoal. O consumidor de produtos de luxo é o principal divulgador da marca. Porém, as marcas de luxo precisam de estar em constante sintonia com o público-alvo, através de acções de fidelização, mesmo que a sua comunicação seja feita de uma forma selectiva. Tendo por base as teorias existentes sobre o luxo, procurou-se com este trabalho um maior entendimento sobre o comportamento de compra do consumidor de marcas de luxo e delimitaram-se dois grandes objectivos: por um lado, perceber quais os principais factores associados com os produtos de marcas de luxo valorizados pelos consumidores e, por outro, analisar o perfil do consumidor de produtos de marcas de luxo. Na realização desta investigação empírica, adoptou-se o método quantitativo, através da recolha de informação por questionário e conclui-se que o consumidor de produtos de marcas de luxo não apresenta um comportamento de compra bem delineado nem os motivos explícitos para o consumo deste tipo de bens. Sabe-se, no entanto, que é um consumo orientado a nível pessoal que procura principalmente a satisfação de significados simbólicos, sendo por isso consumidores pouco racionais na sua decisão de compra.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2009-01-01T00:00:00Z
2015-02-27T09:33:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3111
url http://hdl.handle.net/10400.6/3111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136343332225024