Educação 4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, José António Valente
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4653
Resumo: O projeto tem como desígnio principal a integração de conhecimentos pertinentes à Indústria 4.0 (I4.0) no desenvolvimento de atividades no âmbito da Educação Tecnológica (E.T.), utilizando pedagogias ativas fundamentadas em trabalhos de grupo e metodologias de projeto centradas no aluno. O objetivo a atingir com esta iniciativa consiste em potencializar o desenvolvimento das capacidades de raciocínio e resolução de problemas dos alunos. Neste contexto, a I4.0 surge como um vetor catalisador no processo educativo, possibilitando a aquisição de competências por meio da aplicação da tecnologia IoT (Internet of Things) e SCF (Sistema Ciberfísico), abarcando um paradigma educacional inovador, denominado Educação 4.0 (E4.0). Neste trabalho projeto, os robôs são uma ferramenta estratégica para o processo educativo, com potencialidade para dinamizar as áreas de mecânica, eletrónica e programação, permite o desenvolvimento de cenários de aprendizagem STEM com robôs educativos para atividades de caráter interdisciplinar A robótica educacional, neste contexto permite motivar os alunos através da construção de conteúdos, explorando problemas do quotidiano, utilizando a interdisciplinaridade onde o papel do professor é transformado de modo a orientar as atividades de investigação do aluno. No trabalho projeto são utilizados dois robôs com objetivos específicos de criar cenários de aprendizagem, para: i) explorar competências nas disciplinas de E.T., TIC e Matemática; ii) desenvolver modelos para aprendizagem de caracter interdisciplinar, operacionalizar o conceito em sala de aula e monitorizar as produções dos alunos, identificando o seu envolvimento e o contributo dos modelos para a aprendizagem. O trabalho é monitorizado e avaliado através uma abordagem interdisciplinar integrando pesquisa em ciência de Desenvolvimento Positivo pela Tecnologia (PTD), registando através de checklists, notas de campo e fotografia. Com a colaboração entre os grupos envolvidos no trabalho projeto e os meios envolvidos no projeto. Por fim, são consignadas as conclusões positivas alcançadas no decurso do projeto, bem como as barreiras superadas, culminando com a delimitação de perspetivas e direcionamentos para trabalhos futuros.
id RCAP_ffd23596ad1246b319565f95af0c30ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação 4.0educação tecnológicaInterdisciplinaridaderobóticaSTEAMcenário de aprendizagemtechnology educationinterdisciplinarityroboticslearning scenarioO projeto tem como desígnio principal a integração de conhecimentos pertinentes à Indústria 4.0 (I4.0) no desenvolvimento de atividades no âmbito da Educação Tecnológica (E.T.), utilizando pedagogias ativas fundamentadas em trabalhos de grupo e metodologias de projeto centradas no aluno. O objetivo a atingir com esta iniciativa consiste em potencializar o desenvolvimento das capacidades de raciocínio e resolução de problemas dos alunos. Neste contexto, a I4.0 surge como um vetor catalisador no processo educativo, possibilitando a aquisição de competências por meio da aplicação da tecnologia IoT (Internet of Things) e SCF (Sistema Ciberfísico), abarcando um paradigma educacional inovador, denominado Educação 4.0 (E4.0). Neste trabalho projeto, os robôs são uma ferramenta estratégica para o processo educativo, com potencialidade para dinamizar as áreas de mecânica, eletrónica e programação, permite o desenvolvimento de cenários de aprendizagem STEM com robôs educativos para atividades de caráter interdisciplinar A robótica educacional, neste contexto permite motivar os alunos através da construção de conteúdos, explorando problemas do quotidiano, utilizando a interdisciplinaridade onde o papel do professor é transformado de modo a orientar as atividades de investigação do aluno. No trabalho projeto são utilizados dois robôs com objetivos específicos de criar cenários de aprendizagem, para: i) explorar competências nas disciplinas de E.T., TIC e Matemática; ii) desenvolver modelos para aprendizagem de caracter interdisciplinar, operacionalizar o conceito em sala de aula e monitorizar as produções dos alunos, identificando o seu envolvimento e o contributo dos modelos para a aprendizagem. O trabalho é monitorizado e avaliado através uma abordagem interdisciplinar integrando pesquisa em ciência de Desenvolvimento Positivo pela Tecnologia (PTD), registando através de checklists, notas de campo e fotografia. Com a colaboração entre os grupos envolvidos no trabalho projeto e os meios envolvidos no projeto. Por fim, são consignadas as conclusões positivas alcançadas no decurso do projeto, bem como as barreiras superadas, culminando com a delimitação de perspetivas e direcionamentos para trabalhos futuros.The main purpose of the project is to integrate knowledge relevant to Industry 4.0 (I4.0) into the development of activities within the scope of Technological Education (E.T.), using active pedagogies based on group work and student-centered project methodologies. The objective of this initiative is to enhance students' reasoning and problem-solving abilities. In this context, I4.0 emerges as a catalytic vector in the educational process, enabling the acquisition of skills through the application of IoT (Internet of Things) and CPS (Cyber-Physical System) technologies, gathering an innovative educational paradigm termed Education 4.0 (E4.0) In this project, robots are a strategic tool for the educational process, with the potential to boost the areas of mechanics, electronics and programming. They allow the development of STEM learning scenarios with educational robots for interdisciplinary activities. Educational robotics, in this context allows to motivate students throw the construction of contents, exploring day by day problems, using the interdisciplinarity where the teacher’s role is transformed in a way of guiding the activities related with the student’s research. During the students’ work project, two learning robots are used to create learning scenarios in order to explore Techonological Education, IT and Mathmatics skills; to develop learning cross-disciplinary models; to operationalise the concept in the classroom, iden-tifying students’ involvement and the contribution of models to students’ learning. The project is monitored and evaluated using an interdisciplinary approach integrating the research of Positive Technological Development (PTD) registering throw checklists and field’s notes and photography the collaboration between the groups involved in the project and the involved means. Finally, the positive conclusions were reached during the project, along with the barriers overcome, culminating in the delineation of perspectives and directions for future work.Branco, NeusaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTeixeira, José António Valente2024-01-07T22:54:27Z2023-12-222023-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4653TID:203445848por203445848info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:31Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:13.676312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação 4.0
title Educação 4.0
spellingShingle Educação 4.0
Teixeira, José António Valente
educação tecnológica
Interdisciplinaridade
robótica
STEAM
cenário de aprendizagem
technology education
interdisciplinarity
robotics
learning scenario
title_short Educação 4.0
title_full Educação 4.0
title_fullStr Educação 4.0
title_full_unstemmed Educação 4.0
title_sort Educação 4.0
author Teixeira, José António Valente
author_facet Teixeira, José António Valente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Neusa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, José António Valente
dc.subject.por.fl_str_mv educação tecnológica
Interdisciplinaridade
robótica
STEAM
cenário de aprendizagem
technology education
interdisciplinarity
robotics
learning scenario
topic educação tecnológica
Interdisciplinaridade
robótica
STEAM
cenário de aprendizagem
technology education
interdisciplinarity
robotics
learning scenario
description O projeto tem como desígnio principal a integração de conhecimentos pertinentes à Indústria 4.0 (I4.0) no desenvolvimento de atividades no âmbito da Educação Tecnológica (E.T.), utilizando pedagogias ativas fundamentadas em trabalhos de grupo e metodologias de projeto centradas no aluno. O objetivo a atingir com esta iniciativa consiste em potencializar o desenvolvimento das capacidades de raciocínio e resolução de problemas dos alunos. Neste contexto, a I4.0 surge como um vetor catalisador no processo educativo, possibilitando a aquisição de competências por meio da aplicação da tecnologia IoT (Internet of Things) e SCF (Sistema Ciberfísico), abarcando um paradigma educacional inovador, denominado Educação 4.0 (E4.0). Neste trabalho projeto, os robôs são uma ferramenta estratégica para o processo educativo, com potencialidade para dinamizar as áreas de mecânica, eletrónica e programação, permite o desenvolvimento de cenários de aprendizagem STEM com robôs educativos para atividades de caráter interdisciplinar A robótica educacional, neste contexto permite motivar os alunos através da construção de conteúdos, explorando problemas do quotidiano, utilizando a interdisciplinaridade onde o papel do professor é transformado de modo a orientar as atividades de investigação do aluno. No trabalho projeto são utilizados dois robôs com objetivos específicos de criar cenários de aprendizagem, para: i) explorar competências nas disciplinas de E.T., TIC e Matemática; ii) desenvolver modelos para aprendizagem de caracter interdisciplinar, operacionalizar o conceito em sala de aula e monitorizar as produções dos alunos, identificando o seu envolvimento e o contributo dos modelos para a aprendizagem. O trabalho é monitorizado e avaliado através uma abordagem interdisciplinar integrando pesquisa em ciência de Desenvolvimento Positivo pela Tecnologia (PTD), registando através de checklists, notas de campo e fotografia. Com a colaboração entre os grupos envolvidos no trabalho projeto e os meios envolvidos no projeto. Por fim, são consignadas as conclusões positivas alcançadas no decurso do projeto, bem como as barreiras superadas, culminando com a delimitação de perspetivas e direcionamentos para trabalhos futuros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
2023-12-22T00:00:00Z
2024-01-07T22:54:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4653
TID:203445848
url http://hdl.handle.net/10400.15/4653
identifier_str_mv TID:203445848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203445848
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137051215396864