As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Deus Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1525
Resumo: O desinteresse dos alunos pelas atividades letivas é uma constatação com a qual o professor se depara muitas vezes no seu dia a dia. A motivação para a aprendizagem tornou-se uma prioridade na prática docente, sendo cada vez mais premente que o professor se socorra do vasto leque de ferramentas inovadoras que existem no campo educacional e delas possa tirar proveito. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula afigurou-se como uma ferramenta valiosa ao possibilitar a realização de aulas mais dinâmicas e criativas sustentadas na natural apetência dos alunos para a sua utilização. O presente relatório foca-se na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia como forma de motivar os alunos para a sua aprendizagem. Resulta do estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas de Calendário na Escola EB2,3 Dr. Nuno Simões a alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e reflete a súmula das atividades inerentes à prática pedagógica.
id RCAP_fff826100aa05bb7da9fdfe86173f569
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.EnsinoTecnologiaMotivaçãoHistóriaGeografiaTeachingTechnologyMotivationHistoryGeographyO desinteresse dos alunos pelas atividades letivas é uma constatação com a qual o professor se depara muitas vezes no seu dia a dia. A motivação para a aprendizagem tornou-se uma prioridade na prática docente, sendo cada vez mais premente que o professor se socorra do vasto leque de ferramentas inovadoras que existem no campo educacional e delas possa tirar proveito. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula afigurou-se como uma ferramenta valiosa ao possibilitar a realização de aulas mais dinâmicas e criativas sustentadas na natural apetência dos alunos para a sua utilização. O presente relatório foca-se na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia como forma de motivar os alunos para a sua aprendizagem. Resulta do estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas de Calendário na Escola EB2,3 Dr. Nuno Simões a alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e reflete a súmula das atividades inerentes à prática pedagógica.The student’s lack of interest for academic activities is an observation frequently faced by the teacher every day. The motivation for learning has become a priority in teaching practice, as it has been increasingly urgent that teachers use the wide range of innovative tools that exist in the educational field and take advantage of them. The use of Information and Communication Technologies in the classroom context appears itself as a valuable tool to support achievement of more dynamic and creative classes held in the natural appetite of the students for their use. This report focuses on the use of Information and Communication Technologies in the teaching and learning process of History and Geography as a way to motivate students to their learning. It results of the educational research and practice at the Calendário Group of Schools in the EB2,3 Dr. Nuno Simões School to students of the 3rd cycle of basic education and it reflects the summary of activities related to teaching practice.Universidade Portucalense2016-05-19T10:40:58Z2015-06-01T00:00:00Z2015-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1525TID:201029570porCota: TMEHG 25Carvalho, Maria Deus Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:46ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.
title As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.
spellingShingle As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.
Carvalho, Maria Deus Lima
Ensino
Tecnologia
Motivação
História
Geografia
Teaching
Technology
Motivation
History
Geography
title_short As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.
title_full As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.
title_fullStr As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.
title_full_unstemmed As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.
title_sort As Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia.
author Carvalho, Maria Deus Lima
author_facet Carvalho, Maria Deus Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Deus Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Tecnologia
Motivação
História
Geografia
Teaching
Technology
Motivation
History
Geography
topic Ensino
Tecnologia
Motivação
História
Geografia
Teaching
Technology
Motivation
History
Geography
description O desinteresse dos alunos pelas atividades letivas é uma constatação com a qual o professor se depara muitas vezes no seu dia a dia. A motivação para a aprendizagem tornou-se uma prioridade na prática docente, sendo cada vez mais premente que o professor se socorra do vasto leque de ferramentas inovadoras que existem no campo educacional e delas possa tirar proveito. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula afigurou-se como uma ferramenta valiosa ao possibilitar a realização de aulas mais dinâmicas e criativas sustentadas na natural apetência dos alunos para a sua utilização. O presente relatório foca-se na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia como forma de motivar os alunos para a sua aprendizagem. Resulta do estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas de Calendário na Escola EB2,3 Dr. Nuno Simões a alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e reflete a súmula das atividades inerentes à prática pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01T00:00:00Z
2015-06
2016-05-19T10:40:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1525
TID:201029570
url http://hdl.handle.net/11328/1525
identifier_str_mv TID:201029570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMEHG 25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302549994405888