OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO TEÓRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcia Rosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/24
Resumo: A seleção do conteúdo, na área do conhecimento de História, não é tarefa simples, pois implica assumir escolhas e firmar posição sobre a concepção de História que se tem como mais adequada e sobre suas relações com a história ensinada na escola. É preciso não se perder de vista a própria compreensão sobre a natureza do conhecimento histórico. Nesse sentido, pode-se entender a História como uma narrativa neutra, definitiva e do passado, como um conhecimento pronto e acabado, produzido pela academia, cabendo à escola transmitir esse saber histórico aos alunos. Mas também se pode entender a História como um campo de disputas sobre o passado e presente, como um saber em permanente processo de reconfiguração, de ampliação, de revisão decorrente dos debates historiográficos, das influências das diversas ciências e do avanço das pesquisas sobre novos temas, novos sujeitos, novas fontes documentais. Os PCN propõem perspectivas que se abrem para o papel do ensino de História quando se consideram tais dimensões. Portanto a discussão sobre a seleção e a organização dos conteúdos faz eclodir importantes questões sobre o sentido de se ensinar História na escola.
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