OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO TEÓRICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/24 |
Resumo: | A seleção do conteúdo, na área do conhecimento de História, não é tarefa simples, pois implica assumir escolhas e firmar posição sobre a concepção de História que se tem como mais adequada e sobre suas relações com a história ensinada na escola. É preciso não se perder de vista a própria compreensão sobre a natureza do conhecimento histórico. Nesse sentido, pode-se entender a História como uma narrativa neutra, definitiva e do passado, como um conhecimento pronto e acabado, produzido pela academia, cabendo à escola transmitir esse saber histórico aos alunos. Mas também se pode entender a História como um campo de disputas sobre o passado e presente, como um saber em permanente processo de reconfiguração, de ampliação, de revisão decorrente dos debates historiográficos, das influências das diversas ciências e do avanço das pesquisas sobre novos temas, novos sujeitos, novas fontes documentais. Os PCN propõem perspectivas que se abrem para o papel do ensino de História quando se consideram tais dimensões. Portanto a discussão sobre a seleção e a organização dos conteúdos faz eclodir importantes questões sobre o sentido de se ensinar História na escola. |
id |
RCE_e8866902e77cff72c3d8a98ae694b310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/24 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO TEÓRICOHistória. PCN. ConhecimentoA seleção do conteúdo, na área do conhecimento de História, não é tarefa simples, pois implica assumir escolhas e firmar posição sobre a concepção de História que se tem como mais adequada e sobre suas relações com a história ensinada na escola. É preciso não se perder de vista a própria compreensão sobre a natureza do conhecimento histórico. Nesse sentido, pode-se entender a História como uma narrativa neutra, definitiva e do passado, como um conhecimento pronto e acabado, produzido pela academia, cabendo à escola transmitir esse saber histórico aos alunos. Mas também se pode entender a História como um campo de disputas sobre o passado e presente, como um saber em permanente processo de reconfiguração, de ampliação, de revisão decorrente dos debates historiográficos, das influências das diversas ciências e do avanço das pesquisas sobre novos temas, novos sujeitos, novas fontes documentais. Os PCN propõem perspectivas que se abrem para o papel do ensino de História quando se consideram tais dimensões. Portanto a discussão sobre a seleção e a organização dos conteúdos faz eclodir importantes questões sobre o sentido de se ensinar História na escola.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/24Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 165-176Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 165-176Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 165-1762526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/24/22Marcia Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:00ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO TEÓRICO |
title |
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO TEÓRICO |
spellingShingle |
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO TEÓRICO Marcia Rosa História. PCN. Conhecimento |
title_short |
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO TEÓRICO |
title_full |
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO TEÓRICO |
title_fullStr |
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO TEÓRICO |
title_full_unstemmed |
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO TEÓRICO |
title_sort |
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA: UM ESTUDO TEÓRICO |
author |
Marcia Rosa |
author_facet |
Marcia Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcia Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História. PCN. Conhecimento |
topic |
História. PCN. Conhecimento |
description |
A seleção do conteúdo, na área do conhecimento de História, não é tarefa simples, pois implica assumir escolhas e firmar posição sobre a concepção de História que se tem como mais adequada e sobre suas relações com a história ensinada na escola. É preciso não se perder de vista a própria compreensão sobre a natureza do conhecimento histórico. Nesse sentido, pode-se entender a História como uma narrativa neutra, definitiva e do passado, como um conhecimento pronto e acabado, produzido pela academia, cabendo à escola transmitir esse saber histórico aos alunos. Mas também se pode entender a História como um campo de disputas sobre o passado e presente, como um saber em permanente processo de reconfiguração, de ampliação, de revisão decorrente dos debates historiográficos, das influências das diversas ciências e do avanço das pesquisas sobre novos temas, novos sujeitos, novas fontes documentais. Os PCN propõem perspectivas que se abrem para o papel do ensino de História quando se consideram tais dimensões. Portanto a discussão sobre a seleção e a organização dos conteúdos faz eclodir importantes questões sobre o sentido de se ensinar História na escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/24 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/24/22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 165-176 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 165-176 Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 165-176 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502247276544 |