A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Carolina Barbosa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nóbrega, Kleber Cavalcanti, Souza, Tereza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
Texto Completo: https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15046
Resumo: Este artigo visa analisar como as estratégias desenvolvidas numa escola particular são refletidas na qualidade dos serviços oferecidos na visão dos gestores. Com foco nos serviços educacionais, a formulação, desenvolvimento e controle das estratégias foram analisados junto a três diretores, gestores da Escola estudada. Trata-se de um estudo de caso exploratório qualitativo. Na pesquisa fez-se o uso de coleta de dados através de entrevista semi-estruturada, utilizando posteriormente a análise de conteúdo, revelando que a Escola estudada possui uma identidade organizacional conhecida por todos os seus colaborados e um planejamento estratégico, em nível nacional, que serve de pilar para o desenvolvimento das estratégias. Os três gestores estudados possuem funções diferentes, mas os resultados apontam que, mesmo atuando em atividades distintas, os gestores procuram manter sintonia em relação ao andamento das atividades escolares, dando suporte em quaisquer situação. Por fim, pode-se dizer que, cada um, dentro de sua visão e responsabilidades está trabalhando estrategicamente para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, disseminando as estratégias prioritárias, mas também buscando resolver pontualmente qualquer interferência que possa ameaçar o andamento dos planos de ação estabelecidos
id RIEOEI-1_70a2d81f47548cb67c377efd218a772a
oai_identifier_str oai:https://periodicos.uninove.br:article/15046
network_acronym_str RIEOEI-1
network_name_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository_id_str
spelling A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682Strategic Management in Education and its Impacts on Service ProvisionHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682LA GESTIÓN ESTRATÉGICA EN EDUCACIÓN Y SUS IMPACTOS EN LA PRESTACIÓN DE LOS SERVICIOSGestão estratégica; Gestão de serviços; Gestão escolarService management; School management; Strategy; Strategic management.Estrategia; Gestión escolar; Gestión estratégica; Gestión de servicios.Este artigo visa analisar como as estratégias desenvolvidas numa escola particular são refletidas na qualidade dos serviços oferecidos na visão dos gestores. Com foco nos serviços educacionais, a formulação, desenvolvimento e controle das estratégias foram analisados junto a três diretores, gestores da Escola estudada. Trata-se de um estudo de caso exploratório qualitativo. Na pesquisa fez-se o uso de coleta de dados através de entrevista semi-estruturada, utilizando posteriormente a análise de conteúdo, revelando que a Escola estudada possui uma identidade organizacional conhecida por todos os seus colaborados e um planejamento estratégico, em nível nacional, que serve de pilar para o desenvolvimento das estratégias. Os três gestores estudados possuem funções diferentes, mas os resultados apontam que, mesmo atuando em atividades distintas, os gestores procuram manter sintonia em relação ao andamento das atividades escolares, dando suporte em quaisquer situação. Por fim, pode-se dizer que, cada um, dentro de sua visão e responsabilidades está trabalhando estrategicamente para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, disseminando as estratégias prioritárias, mas também buscando resolver pontualmente qualquer interferência que possa ameaçar o andamento dos planos de ação estabelecidosThe constant changes in service standards sharply affect private schools, organizations offering services deemed essential. This context promotes, in effect, a new customer profile, demanding better quality of service, and making use of greater autonomy. Thus, these services are affected by strategies established by senior management. This article’s objective is to analyze how strategies developed in a private school reflect on the quality of offered services, according to the managers’ point of view. Focusing on education services, the formulation, development and control of strategies were analyzed using three directors from one school. To undertake the case study, interviews were conducted, using a subsequent comparative analysis. It was revealed that all employees acknowledge the school’s organizational identity, in addition to a strategic planning process performed at a national level, serving as a basis for development strategies. The three interviewed managers serve different functions, yet the results indicate that despite working in different activities, they seek to maintain harmony when conducting scholastic activities, providing support to existing arrangements. Finally, it can be established that each one, within his/her vision and responsibilities, is working strategically to ensure organizational objectives. Arrangements are made to communicate the principal strategies, in addition, seeking to promptly resolve any interference that may affect the smooth progress of established action plans.Los constantes cambios en los patrones de servicio afectan de manera acentuada las escuelas privadas, que ofrecen servicios considerados esenciales. Esta realidad hace vigorar en el cliente un nuevo perfil, ms juicioso, exigente y con mayor poder de decisin. De esta forma, los servicios son afectados por las estrategias establecidas por la direccin. Este artculo tiene como objetivo analizar cmo las estrategias desarrolladas en una escuela particular son reflejadas en la calidad de los servicios ofrecidos, en la visin de los gestores. Con foco en los servicios educacionales, fueron analizados con tres directores, gestores de la Escuela estudiada, la formulacin, desarrollo y control de las estrategias. Para la conduccin del estudio de caso fue hecho uso de la colecta de datos por medio de entrevista, utilizando posteriormente el anlisis comparativo, lo cual revel que la Escuela estudiada tiene una identidad organizacional conocida por todos sus colaboradores y un proceso de planificacin estratgica, a nivel nacional, que sirve de base para el desarrollo de las estrategias. Los tres gestores entrevistados poseen funciones diferentes, pero los resultados sealan que, aun actuando en actividades distintas, buscan mantener sintona en relacin al funcionamiento de las actividades escolares, dando soporte a las estrategias establecidas. Finalmente, se puede decir que, cada uno, dentro de su visin y responsabilidades, trabaja estratgicamente para que los objetivos organizacionales sean alcanzados, diseminando las estrategias prioritarias, pero tambin buscando resolver puntualmente cualquier interferencia que pueda afectar el buen funcionamiento de los planes de accin establecidos. Universidade Nove de Julho - UNINOVE2011-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1504610.5585/ijsm.v9i3.1682Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 9, No 3 (2010): RIAE v9n3; 202-223Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 9, No 3 (2010): RIAE v9n3; 202-2232176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15046/7255Copyright (c) 2010 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMontenegro, Carolina BarbosaNóbrega, Kleber CavalcantiSouza, Tereza2019-09-20T13:30:53Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15046Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:30:53Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682
Strategic Management in Education and its Impacts on Service ProvisionHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682
LA GESTIÓN ESTRATÉGICA EN EDUCACIÓN Y SUS IMPACTOS EN LA PRESTACIÓN DE LOS SERVICIOS
title A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682
spellingShingle A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682
Montenegro, Carolina Barbosa
Gestão estratégica; Gestão de serviços; Gestão escolar
Service management; School management; Strategy; Strategic management.
Estrategia; Gestión escolar; Gestión estratégica; Gestión de servicios.
title_short A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682
title_full A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682
title_fullStr A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682
title_full_unstemmed A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682
title_sort A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682
author Montenegro, Carolina Barbosa
author_facet Montenegro, Carolina Barbosa
Nóbrega, Kleber Cavalcanti
Souza, Tereza
author_role author
author2 Nóbrega, Kleber Cavalcanti
Souza, Tereza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro, Carolina Barbosa
Nóbrega, Kleber Cavalcanti
Souza, Tereza
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão estratégica; Gestão de serviços; Gestão escolar
Service management; School management; Strategy; Strategic management.
Estrategia; Gestión escolar; Gestión estratégica; Gestión de servicios.
topic Gestão estratégica; Gestão de serviços; Gestão escolar
Service management; School management; Strategy; Strategic management.
Estrategia; Gestión escolar; Gestión estratégica; Gestión de servicios.
description Este artigo visa analisar como as estratégias desenvolvidas numa escola particular são refletidas na qualidade dos serviços oferecidos na visão dos gestores. Com foco nos serviços educacionais, a formulação, desenvolvimento e controle das estratégias foram analisados junto a três diretores, gestores da Escola estudada. Trata-se de um estudo de caso exploratório qualitativo. Na pesquisa fez-se o uso de coleta de dados através de entrevista semi-estruturada, utilizando posteriormente a análise de conteúdo, revelando que a Escola estudada possui uma identidade organizacional conhecida por todos os seus colaborados e um planejamento estratégico, em nível nacional, que serve de pilar para o desenvolvimento das estratégias. Os três gestores estudados possuem funções diferentes, mas os resultados apontam que, mesmo atuando em atividades distintas, os gestores procuram manter sintonia em relação ao andamento das atividades escolares, dando suporte em quaisquer situação. Por fim, pode-se dizer que, cada um, dentro de sua visão e responsabilidades está trabalhando estrategicamente para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, disseminando as estratégias prioritárias, mas também buscando resolver pontualmente qualquer interferência que possa ameaçar o andamento dos planos de ação estabelecidos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15046
10.5585/ijsm.v9i3.1682
url https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15046
identifier_str_mv 10.5585/ijsm.v9i3.1682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15046/7255
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Iberoamerican Journal of Strategic Management
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho - UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 9, No 3 (2010): RIAE v9n3; 202-223
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 9, No 3 (2010): RIAE v9n3; 202-223
2176-0756
reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron:RIEOEI
instname_str Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
instacron_str RIEOEI
institution RIEOEI
reponame_str Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
collection Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
repository.mail.fl_str_mv ||bennycosta@yahoo.com.br
_version_ 1752126718718509056