A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15046 |
Resumo: | Este artigo visa analisar como as estratégias desenvolvidas numa escola particular são refletidas na qualidade dos serviços oferecidos na visão dos gestores. Com foco nos serviços educacionais, a formulação, desenvolvimento e controle das estratégias foram analisados junto a três diretores, gestores da Escola estudada. Trata-se de um estudo de caso exploratório qualitativo. Na pesquisa fez-se o uso de coleta de dados através de entrevista semi-estruturada, utilizando posteriormente a análise de conteúdo, revelando que a Escola estudada possui uma identidade organizacional conhecida por todos os seus colaborados e um planejamento estratégico, em nível nacional, que serve de pilar para o desenvolvimento das estratégias. Os três gestores estudados possuem funções diferentes, mas os resultados apontam que, mesmo atuando em atividades distintas, os gestores procuram manter sintonia em relação ao andamento das atividades escolares, dando suporte em quaisquer situação. Por fim, pode-se dizer que, cada um, dentro de sua visão e responsabilidades está trabalhando estrategicamente para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, disseminando as estratégias prioritárias, mas também buscando resolver pontualmente qualquer interferência que possa ameaçar o andamento dos planos de ação estabelecidos |
id |
RIEOEI-1_70a2d81f47548cb67c377efd218a772a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/15046 |
network_acronym_str |
RIEOEI-1 |
network_name_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository_id_str |
|
spelling |
A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682Strategic Management in Education and its Impacts on Service ProvisionHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682LA GESTIÓN ESTRATÉGICA EN EDUCACIÓN Y SUS IMPACTOS EN LA PRESTACIÓN DE LOS SERVICIOSGestão estratégica; Gestão de serviços; Gestão escolarService management; School management; Strategy; Strategic management.Estrategia; Gestión escolar; Gestión estratégica; Gestión de servicios.Este artigo visa analisar como as estratégias desenvolvidas numa escola particular são refletidas na qualidade dos serviços oferecidos na visão dos gestores. Com foco nos serviços educacionais, a formulação, desenvolvimento e controle das estratégias foram analisados junto a três diretores, gestores da Escola estudada. Trata-se de um estudo de caso exploratório qualitativo. Na pesquisa fez-se o uso de coleta de dados através de entrevista semi-estruturada, utilizando posteriormente a análise de conteúdo, revelando que a Escola estudada possui uma identidade organizacional conhecida por todos os seus colaborados e um planejamento estratégico, em nível nacional, que serve de pilar para o desenvolvimento das estratégias. Os três gestores estudados possuem funções diferentes, mas os resultados apontam que, mesmo atuando em atividades distintas, os gestores procuram manter sintonia em relação ao andamento das atividades escolares, dando suporte em quaisquer situação. Por fim, pode-se dizer que, cada um, dentro de sua visão e responsabilidades está trabalhando estrategicamente para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, disseminando as estratégias prioritárias, mas também buscando resolver pontualmente qualquer interferência que possa ameaçar o andamento dos planos de ação estabelecidosThe constant changes in service standards sharply affect private schools, organizations offering services deemed essential. This context promotes, in effect, a new customer profile, demanding better quality of service, and making use of greater autonomy. Thus, these services are affected by strategies established by senior management. This article’s objective is to analyze how strategies developed in a private school reflect on the quality of offered services, according to the managers’ point of view. Focusing on education services, the formulation, development and control of strategies were analyzed using three directors from one school. To undertake the case study, interviews were conducted, using a subsequent comparative analysis. It was revealed that all employees acknowledge the school’s organizational identity, in addition to a strategic planning process performed at a national level, serving as a basis for development strategies. The three interviewed managers serve different functions, yet the results indicate that despite working in different activities, they seek to maintain harmony when conducting scholastic activities, providing support to existing arrangements. Finally, it can be established that each one, within his/her vision and responsibilities, is working strategically to ensure organizational objectives. Arrangements are made to communicate the principal strategies, in addition, seeking to promptly resolve any interference that may affect the smooth progress of established action plans.Los constantes cambios en los patrones de servicio afectan de manera acentuada las escuelas privadas, que ofrecen servicios considerados esenciales. Esta realidad hace vigorar en el cliente un nuevo perfil, ms juicioso, exigente y con mayor poder de decisin. De esta forma, los servicios son afectados por las estrategias establecidas por la direccin. Este artculo tiene como objetivo analizar cmo las estrategias desarrolladas en una escuela particular son reflejadas en la calidad de los servicios ofrecidos, en la visin de los gestores. Con foco en los servicios educacionales, fueron analizados con tres directores, gestores de la Escuela estudiada, la formulacin, desarrollo y control de las estrategias. Para la conduccin del estudio de caso fue hecho uso de la colecta de datos por medio de entrevista, utilizando posteriormente el anlisis comparativo, lo cual revel que la Escuela estudiada tiene una identidad organizacional conocida por todos sus colaboradores y un proceso de planificacin estratgica, a nivel nacional, que sirve de base para el desarrollo de las estrategias. Los tres gestores entrevistados poseen funciones diferentes, pero los resultados sealan que, aun actuando en actividades distintas, buscan mantener sintona en relacin al funcionamiento de las actividades escolares, dando soporte a las estrategias establecidas. Finalmente, se puede decir que, cada uno, dentro de su visin y responsabilidades, trabaja estratgicamente para que los objetivos organizacionales sean alcanzados, diseminando las estrategias prioritarias, pero tambin buscando resolver puntualmente cualquier interferencia que pueda afectar el buen funcionamiento de los planes de accin establecidos. Universidade Nove de Julho - UNINOVE2011-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1504610.5585/ijsm.v9i3.1682Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 9, No 3 (2010): RIAE v9n3; 202-223Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 9, No 3 (2010): RIAE v9n3; 202-2232176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15046/7255Copyright (c) 2010 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMontenegro, Carolina BarbosaNóbrega, Kleber CavalcantiSouza, Tereza2019-09-20T13:30:53Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/15046Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2019-09-20T13:30:53Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682 Strategic Management in Education and its Impacts on Service ProvisionHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682 LA GESTIÓN ESTRATÉGICA EN EDUCACIÓN Y SUS IMPACTOS EN LA PRESTACIÓN DE LOS SERVICIOS |
title |
A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682 |
spellingShingle |
A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682 Montenegro, Carolina Barbosa Gestão estratégica; Gestão de serviços; Gestão escolar Service management; School management; Strategy; Strategic management. Estrategia; Gestión escolar; Gestión estratégica; Gestión de servicios. |
title_short |
A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682 |
title_full |
A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682 |
title_fullStr |
A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682 |
title_full_unstemmed |
A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682 |
title_sort |
A Gestão Estratégica em Educação e seus Impactos na Prestação dos ServiçosHttp://Dx.Doi.Org/10.5585/Riae.V9i3.1682 |
author |
Montenegro, Carolina Barbosa |
author_facet |
Montenegro, Carolina Barbosa Nóbrega, Kleber Cavalcanti Souza, Tereza |
author_role |
author |
author2 |
Nóbrega, Kleber Cavalcanti Souza, Tereza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Montenegro, Carolina Barbosa Nóbrega, Kleber Cavalcanti Souza, Tereza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão estratégica; Gestão de serviços; Gestão escolar Service management; School management; Strategy; Strategic management. Estrategia; Gestión escolar; Gestión estratégica; Gestión de servicios. |
topic |
Gestão estratégica; Gestão de serviços; Gestão escolar Service management; School management; Strategy; Strategic management. Estrategia; Gestión escolar; Gestión estratégica; Gestión de servicios. |
description |
Este artigo visa analisar como as estratégias desenvolvidas numa escola particular são refletidas na qualidade dos serviços oferecidos na visão dos gestores. Com foco nos serviços educacionais, a formulação, desenvolvimento e controle das estratégias foram analisados junto a três diretores, gestores da Escola estudada. Trata-se de um estudo de caso exploratório qualitativo. Na pesquisa fez-se o uso de coleta de dados através de entrevista semi-estruturada, utilizando posteriormente a análise de conteúdo, revelando que a Escola estudada possui uma identidade organizacional conhecida por todos os seus colaborados e um planejamento estratégico, em nível nacional, que serve de pilar para o desenvolvimento das estratégias. Os três gestores estudados possuem funções diferentes, mas os resultados apontam que, mesmo atuando em atividades distintas, os gestores procuram manter sintonia em relação ao andamento das atividades escolares, dando suporte em quaisquer situação. Por fim, pode-se dizer que, cada um, dentro de sua visão e responsabilidades está trabalhando estrategicamente para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, disseminando as estratégias prioritárias, mas também buscando resolver pontualmente qualquer interferência que possa ameaçar o andamento dos planos de ação estabelecidos |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15046 10.5585/ijsm.v9i3.1682 |
url |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15046 |
identifier_str_mv |
10.5585/ijsm.v9i3.1682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/15046/7255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 9, No 3 (2010): RIAE v9n3; 202-223 Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 9, No 3 (2010): RIAE v9n3; 202-223 2176-0756 reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) instacron:RIEOEI |
instname_str |
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
instacron_str |
RIEOEI |
institution |
RIEOEI |
reponame_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
collection |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bennycosta@yahoo.com.br |
_version_ |
1752126718718509056 |