Impacto da implantação de clínica de avaliação pré-operatória em indicadores de desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,Florentino Fernandes
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Mathias,Ligia Andrade da Silva Telles, Duval Neto,Gastão Fernandes, Birck,Alan Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942005000200004
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da implantação de Clínica de Avaliação Pré-Operatória Ambulatorial (APOA) em indicadores de desempenho do centro cirúrgico. MÉTODO: Durante cinco anos acompanhou-se, prospectivamente, o total de consultas APOA; o total de cirurgias realizadas; o total e os motivos de suspensão das cirurgias; as cirurgias realizadas em regime ambulatorial ou com o paciente internado; a taxa de suspensão das cirurgias e a média de permanência dos pacientes internados. Os motivos de suspensão das cirurgias foram divididos em causas médicas e administrativas. A taxa de suspensão foi apresentada em percentual, a média de permanência, em dias de permanência. Os demais indicadores foram apresentados como total. O estudo foi dividido em cinco períodos - Pré-APOA, APOA 1, 2, 3 e 4 - correspondendo, respectivamente, aos anos de 1998, 1999, 2000, 2001 e 2002. Em cada ano, a variação percentual dos indicadores foi comparada com o ano anterior e com o Ano Pré-APOA. Para verificar as interações entre os indicadores, foram estabelecidas razões. RESULTADOS: A Clínica de APOA, exceto para o total de cirurgias realizadas, apresentou melhora de todos os indicadores acompanhados. Essa melhora foi menor no início, crescente e mais significativa no ano APOA4. Houve diminuição do número total de cirurgias suspensas, principalmente por causas administrativas, diminuição da taxa de suspensão de cirurgias e da média de permanência, sendo essa diminuição crescente e mais acentuada no ano APOA4. Existe correlação (r = 0,977) entre a taxa de suspensão de cirurgias e a média de permanência dos pacientes internados. CONCLUSÕES: Existem alterações significativas nos indicadores. A melhora é gradual e progressiva, à medida que se avança em anos em relação ao desenvolvimento da Clínica de APOA, e repercute na melhoria dos indicadores.
id SBA-1_15743fe677f49ef359a613291d170515
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-70942005000200004
network_acronym_str SBA-1
network_name_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository_id_str
spelling Impacto da implantação de clínica de avaliação pré-operatória em indicadores de desempenhoANESTESIA/AvaliaçãoCIRURGIA/cuidados pré-operatóriosINDICADORES/avaliação de desempenhoJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da implantação de Clínica de Avaliação Pré-Operatória Ambulatorial (APOA) em indicadores de desempenho do centro cirúrgico. MÉTODO: Durante cinco anos acompanhou-se, prospectivamente, o total de consultas APOA; o total de cirurgias realizadas; o total e os motivos de suspensão das cirurgias; as cirurgias realizadas em regime ambulatorial ou com o paciente internado; a taxa de suspensão das cirurgias e a média de permanência dos pacientes internados. Os motivos de suspensão das cirurgias foram divididos em causas médicas e administrativas. A taxa de suspensão foi apresentada em percentual, a média de permanência, em dias de permanência. Os demais indicadores foram apresentados como total. O estudo foi dividido em cinco períodos - Pré-APOA, APOA 1, 2, 3 e 4 - correspondendo, respectivamente, aos anos de 1998, 1999, 2000, 2001 e 2002. Em cada ano, a variação percentual dos indicadores foi comparada com o ano anterior e com o Ano Pré-APOA. Para verificar as interações entre os indicadores, foram estabelecidas razões. RESULTADOS: A Clínica de APOA, exceto para o total de cirurgias realizadas, apresentou melhora de todos os indicadores acompanhados. Essa melhora foi menor no início, crescente e mais significativa no ano APOA4. Houve diminuição do número total de cirurgias suspensas, principalmente por causas administrativas, diminuição da taxa de suspensão de cirurgias e da média de permanência, sendo essa diminuição crescente e mais acentuada no ano APOA4. Existe correlação (r = 0,977) entre a taxa de suspensão de cirurgias e a média de permanência dos pacientes internados. CONCLUSÕES: Existem alterações significativas nos indicadores. A melhora é gradual e progressiva, à medida que se avança em anos em relação ao desenvolvimento da Clínica de APOA, e repercute na melhoria dos indicadores.Sociedade Brasileira de Anestesiologia2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942005000200004Revista Brasileira de Anestesiologia v.55 n.2 2005reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)instacron:SBA10.1590/S0034-70942005000200004info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Florentino FernandesMathias,Ligia Andrade da Silva TellesDuval Neto,Gastão FernandesBirck,Alan Rodriguespor2005-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S0034-70942005000200004Revistahttps://www.sbahq.org/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sba2000@openlink.com.br1806-907X0034-7094opendoar:2005-06-01T00:00Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da implantação de clínica de avaliação pré-operatória em indicadores de desempenho
title Impacto da implantação de clínica de avaliação pré-operatória em indicadores de desempenho
spellingShingle Impacto da implantação de clínica de avaliação pré-operatória em indicadores de desempenho
Mendes,Florentino Fernandes
ANESTESIA/Avaliação
CIRURGIA/cuidados pré-operatórios
INDICADORES/avaliação de desempenho
title_short Impacto da implantação de clínica de avaliação pré-operatória em indicadores de desempenho
title_full Impacto da implantação de clínica de avaliação pré-operatória em indicadores de desempenho
title_fullStr Impacto da implantação de clínica de avaliação pré-operatória em indicadores de desempenho
title_full_unstemmed Impacto da implantação de clínica de avaliação pré-operatória em indicadores de desempenho
title_sort Impacto da implantação de clínica de avaliação pré-operatória em indicadores de desempenho
author Mendes,Florentino Fernandes
author_facet Mendes,Florentino Fernandes
Mathias,Ligia Andrade da Silva Telles
Duval Neto,Gastão Fernandes
Birck,Alan Rodrigues
author_role author
author2 Mathias,Ligia Andrade da Silva Telles
Duval Neto,Gastão Fernandes
Birck,Alan Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes,Florentino Fernandes
Mathias,Ligia Andrade da Silva Telles
Duval Neto,Gastão Fernandes
Birck,Alan Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv ANESTESIA/Avaliação
CIRURGIA/cuidados pré-operatórios
INDICADORES/avaliação de desempenho
topic ANESTESIA/Avaliação
CIRURGIA/cuidados pré-operatórios
INDICADORES/avaliação de desempenho
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da implantação de Clínica de Avaliação Pré-Operatória Ambulatorial (APOA) em indicadores de desempenho do centro cirúrgico. MÉTODO: Durante cinco anos acompanhou-se, prospectivamente, o total de consultas APOA; o total de cirurgias realizadas; o total e os motivos de suspensão das cirurgias; as cirurgias realizadas em regime ambulatorial ou com o paciente internado; a taxa de suspensão das cirurgias e a média de permanência dos pacientes internados. Os motivos de suspensão das cirurgias foram divididos em causas médicas e administrativas. A taxa de suspensão foi apresentada em percentual, a média de permanência, em dias de permanência. Os demais indicadores foram apresentados como total. O estudo foi dividido em cinco períodos - Pré-APOA, APOA 1, 2, 3 e 4 - correspondendo, respectivamente, aos anos de 1998, 1999, 2000, 2001 e 2002. Em cada ano, a variação percentual dos indicadores foi comparada com o ano anterior e com o Ano Pré-APOA. Para verificar as interações entre os indicadores, foram estabelecidas razões. RESULTADOS: A Clínica de APOA, exceto para o total de cirurgias realizadas, apresentou melhora de todos os indicadores acompanhados. Essa melhora foi menor no início, crescente e mais significativa no ano APOA4. Houve diminuição do número total de cirurgias suspensas, principalmente por causas administrativas, diminuição da taxa de suspensão de cirurgias e da média de permanência, sendo essa diminuição crescente e mais acentuada no ano APOA4. Existe correlação (r = 0,977) entre a taxa de suspensão de cirurgias e a média de permanência dos pacientes internados. CONCLUSÕES: Existem alterações significativas nos indicadores. A melhora é gradual e progressiva, à medida que se avança em anos em relação ao desenvolvimento da Clínica de APOA, e repercute na melhoria dos indicadores.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942005000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942005000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-70942005000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia v.55 n.2 2005
reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
collection Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||sba2000@openlink.com.br
_version_ 1752126625092206592