Indução do processo de regeneração da vegetação de cerrado em área de pastagem, Assis, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durigan,Giselda
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Contieri,Wilson A, Franco,Geraldo A. D. C, Garrido,Marco A. O
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Botanica Brasilica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061998000400011
Resumo: A vegetação natural do cerrado apresenta grande potencial de regeneração natural, principalmente através da brotação de raízes, ainda que se verifique a regeneração por sementes, em menor escala. Visando acelerar o processo de recuperação da cobertura arbustivo-arbórea em área de cerrado anteriormente utilizada como pastagem de Brachiaria decumbens em Assis, SP, foram testados seis tratamentos: A - Testemunha; B - Subsolagem; C - Preparo convencional de solo + calagem; D - Aplicação de herbicida de amplo espectro; E - Herbicida seletivo para gramíneas; F - Preparo convencional do solo + herbicida pré-emergente. Os tratamentos foram aplicados após corte raso (roçada mecanizada) de toda a vegetação arbustivo-arbórea pré-existente na área experimental. A aplicação de herbicida de amplo espectro, controlando as gramíneas sem afetar as espécies do cerrado, proporcionou densidade 20% maior e cobertura 48% superior à testemunha, dois anos após a aplicação dos tratamentos. Nos tratamentos em que houve revolvimento do solo, os resultados foram inferiores à testemunha. O tratamento em que se fez também calagem, alterando a química do solo, apresentou os mais baixos valores de densidade e cobertura da vegetação de cerrado. Foram observadas 32 espécies do cerrado em regeneração, com predominância de Stryphnodendron obovatwn, com 44,8% dos indivíduos.
id SBB-1_1216abd6dbcd8c691544660af214dca2
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-33061998000400011
network_acronym_str SBB-1
network_name_str Acta Botanica Brasilica
repository_id_str
spelling Indução do processo de regeneração da vegetação de cerrado em área de pastagem, Assis, SPcerradoregeneração naturalBrachiaria decumbensmanejoA vegetação natural do cerrado apresenta grande potencial de regeneração natural, principalmente através da brotação de raízes, ainda que se verifique a regeneração por sementes, em menor escala. Visando acelerar o processo de recuperação da cobertura arbustivo-arbórea em área de cerrado anteriormente utilizada como pastagem de Brachiaria decumbens em Assis, SP, foram testados seis tratamentos: A - Testemunha; B - Subsolagem; C - Preparo convencional de solo + calagem; D - Aplicação de herbicida de amplo espectro; E - Herbicida seletivo para gramíneas; F - Preparo convencional do solo + herbicida pré-emergente. Os tratamentos foram aplicados após corte raso (roçada mecanizada) de toda a vegetação arbustivo-arbórea pré-existente na área experimental. A aplicação de herbicida de amplo espectro, controlando as gramíneas sem afetar as espécies do cerrado, proporcionou densidade 20% maior e cobertura 48% superior à testemunha, dois anos após a aplicação dos tratamentos. Nos tratamentos em que houve revolvimento do solo, os resultados foram inferiores à testemunha. O tratamento em que se fez também calagem, alterando a química do solo, apresentou os mais baixos valores de densidade e cobertura da vegetação de cerrado. Foram observadas 32 espécies do cerrado em regeneração, com predominância de Stryphnodendron obovatwn, com 44,8% dos indivíduos.Sociedade Botânica do Brasil1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061998000400011Acta Botanica Brasilica v.12 n.3 suppl.1 1998reponame:Acta Botanica Brasilicainstname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)instacron:SBB10.1590/S0102-33061998000400011info:eu-repo/semantics/openAccessDurigan,GiseldaContieri,Wilson AFranco,Geraldo A. D. CGarrido,Marco A. Opor2011-06-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-33061998000400011Revistahttps://www.scielo.br/j/abb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com1677-941X0102-3306opendoar:2011-06-07T00:00Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)false
dc.title.none.fl_str_mv Indução do processo de regeneração da vegetação de cerrado em área de pastagem, Assis, SP
title Indução do processo de regeneração da vegetação de cerrado em área de pastagem, Assis, SP
spellingShingle Indução do processo de regeneração da vegetação de cerrado em área de pastagem, Assis, SP
Durigan,Giselda
cerrado
regeneração natural
Brachiaria decumbens
manejo
title_short Indução do processo de regeneração da vegetação de cerrado em área de pastagem, Assis, SP
title_full Indução do processo de regeneração da vegetação de cerrado em área de pastagem, Assis, SP
title_fullStr Indução do processo de regeneração da vegetação de cerrado em área de pastagem, Assis, SP
title_full_unstemmed Indução do processo de regeneração da vegetação de cerrado em área de pastagem, Assis, SP
title_sort Indução do processo de regeneração da vegetação de cerrado em área de pastagem, Assis, SP
author Durigan,Giselda
author_facet Durigan,Giselda
Contieri,Wilson A
Franco,Geraldo A. D. C
Garrido,Marco A. O
author_role author
author2 Contieri,Wilson A
Franco,Geraldo A. D. C
Garrido,Marco A. O
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durigan,Giselda
Contieri,Wilson A
Franco,Geraldo A. D. C
Garrido,Marco A. O
dc.subject.por.fl_str_mv cerrado
regeneração natural
Brachiaria decumbens
manejo
topic cerrado
regeneração natural
Brachiaria decumbens
manejo
description A vegetação natural do cerrado apresenta grande potencial de regeneração natural, principalmente através da brotação de raízes, ainda que se verifique a regeneração por sementes, em menor escala. Visando acelerar o processo de recuperação da cobertura arbustivo-arbórea em área de cerrado anteriormente utilizada como pastagem de Brachiaria decumbens em Assis, SP, foram testados seis tratamentos: A - Testemunha; B - Subsolagem; C - Preparo convencional de solo + calagem; D - Aplicação de herbicida de amplo espectro; E - Herbicida seletivo para gramíneas; F - Preparo convencional do solo + herbicida pré-emergente. Os tratamentos foram aplicados após corte raso (roçada mecanizada) de toda a vegetação arbustivo-arbórea pré-existente na área experimental. A aplicação de herbicida de amplo espectro, controlando as gramíneas sem afetar as espécies do cerrado, proporcionou densidade 20% maior e cobertura 48% superior à testemunha, dois anos após a aplicação dos tratamentos. Nos tratamentos em que houve revolvimento do solo, os resultados foram inferiores à testemunha. O tratamento em que se fez também calagem, alterando a química do solo, apresentou os mais baixos valores de densidade e cobertura da vegetação de cerrado. Foram observadas 32 espécies do cerrado em regeneração, com predominância de Stryphnodendron obovatwn, com 44,8% dos indivíduos.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061998000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061998000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-33061998000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica v.12 n.3 suppl.1 1998
reponame:Acta Botanica Brasilica
instname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron:SBB
instname_str Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron_str SBB
institution SBB
reponame_str Acta Botanica Brasilica
collection Acta Botanica Brasilica
repository.name.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
repository.mail.fl_str_mv acta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com
_version_ 1752126656069238784