Liga Acadêmica de Fisiologia Médica: um olhar dos discentes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzo, Rafael Augusto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kornowski, Marina Carla, de Oliveira, Isabel Oliveira, Ferreira, Gustavo Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/867
Resumo: A Liga Acadêmica de Fisiologia Médica (LAFIM) oportuniza o estudo aplicado da fisiologia básica à prática clínica. O objetivo foi avaliar a influência da LAFIM na formação dos integrantes do projeto e a visão dos monitorados acerca das ações realizadas durante o semestre para a melhoria do processo de aprendizagem. Foram aplicados dois questionários, um para os alunos participantes da Liga e outro para os acadêmicos que cursaram as disciplinas de Fisiologia do primeiro e do segundo semestre do Curso de Medicina, nas quais a intervenção das atividades desenvolvidas pelo projeto foi aplicada. Os participantes do projeto mostraram satisfação com os encontros e discussões da Liga, além de relatarem que a experiência de “ser monitor” foi positiva para suas formações acadêmicas. Em relação aos monitorados, foi observada uma diferença na percepção e envolvimento quanto aos casos clínicos, sendo que os alunos do segundo semestre apresentam um maior aproveitamento da atividade quando comparados aos ingressantes, em contrapartida, os acadêmicos do primeiro semestre relataram melhor aproveitamento das monitorias. Foi possível concluir que a Liga é um método de estudo na área de fisiologia que pode complementar o ensino tanto dos participantes do projeto, como dos discentes que estão cursando a disciplina.
id SBBQM-1_212e07b5157182a7d57dc369bce7be6e
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/867
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Liga Acadêmica de Fisiologia Médica: um olhar dos discentes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagemAcademic League of Medical Physiology: a view of the students about active teaching-learning methodologiesmonitorias; ensino; fisiologiafisiologia; ensino; medicinaPhysiology; Teaching; MedicineA Liga Acadêmica de Fisiologia Médica (LAFIM) oportuniza o estudo aplicado da fisiologia básica à prática clínica. O objetivo foi avaliar a influência da LAFIM na formação dos integrantes do projeto e a visão dos monitorados acerca das ações realizadas durante o semestre para a melhoria do processo de aprendizagem. Foram aplicados dois questionários, um para os alunos participantes da Liga e outro para os acadêmicos que cursaram as disciplinas de Fisiologia do primeiro e do segundo semestre do Curso de Medicina, nas quais a intervenção das atividades desenvolvidas pelo projeto foi aplicada. Os participantes do projeto mostraram satisfação com os encontros e discussões da Liga, além de relatarem que a experiência de “ser monitor” foi positiva para suas formações acadêmicas. Em relação aos monitorados, foi observada uma diferença na percepção e envolvimento quanto aos casos clínicos, sendo que os alunos do segundo semestre apresentam um maior aproveitamento da atividade quando comparados aos ingressantes, em contrapartida, os acadêmicos do primeiro semestre relataram melhor aproveitamento das monitorias. Foi possível concluir que a Liga é um método de estudo na área de fisiologia que pode complementar o ensino tanto dos participantes do projeto, como dos discentes que estão cursando a disciplina.The Academic League of Medical Physiology provides an applied study from basic physiology to clinical practice. The objective was to evaluate the influence of the League in the formation of the project members and the view of the monitored students about the activities for their learning. Two questionnaires were applied, one for the students participating in the League and another for the first and second semester students of the Medicine Course who attended Physiology class and suffered an intervention through the activities developed by project. Project participants reported satisfaction with the meetings and discussions of the League, and that the experience like monitor had added to their academic backgrounds. In relation to the monitored students, it was noticed that there was a difference in the perception and use of the clinical cases, and the students of the second have a greater use of the activity, on the other hand, the first semester students reported better use of the monitoring. It was concluded that the League is a method in the field of Physiology that can complement the teaching of both groups of students, the project participants and the students who are studying the discipline.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqFrizzo, Rafael AugustoKornowski, Marina Carlade Oliveira, Isabel OliveiraFerreira, Gustavo Dias2019-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionquestionário autoaplicávelapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/86710.16923/reb.v17i1.867Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 58 - 74Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 58 - 74Journal of Biochemistry Education; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 58 - 74Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 58 - 742318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/867/667/*ref*/Frison LMB. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições. 2016; 1(27),133-153. DOI: 10.1590/0103-7307201607908/*ref*/Santos MP. O Papel do Ensino Superior na proposta de uma educação inclusive. Revista Movimento. 2003; (7), 78-91. Available from: http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/Paper%20UFF.pdf/*ref*/Anbarasi M, Rajkumar G, Krishnakumar S, Rajendran P, Venkatesan R, Dinesh T, Mohan J, Venkidusamy S. Learning style-based teaching harvests a superior comprehension of respiratory physiology. Advances in Physiology Education. 2015; 39 (3), 214-217. DOI: 10.1152/advan.00157.2014/*ref*/Tsang A, Harris DM. Faculty and second-year medical student perceptions of active learning in an integrated curriculum. Advances in Physiology Education. 2016; 40 (4), 446-453. DOI: 10.1152/advan.00079.2016/*ref*/LaDage LD, Tornello SL, Vallejera JM, Baker EE, Yan Y, Chowdhury A. Variation in behavioral engagement during an active learning activity leads to differential knowledge gains in college students. Advances in Physiology Education. 2018; 42 (1), 99-103. DOI: 10.1152/advan.00150.2017/*ref*/Miller CJ, Metz MJ. A comparison of professional-level faculty and student perceptions of active learning: its current use, effectiveness, and barriers. Advances in Physiology Education. 2014; 38 (3), 246-252. DOI: 10.1152/advan.00014.2014/*ref*/Vázquez-García M. Collaborative-group testing improves learning and knowledge retention of human physiology topics in second-year medical students. Advances in Physiology Education. 2018; 42 (2), 232-239. DOI: 10.1152/advan.00113.2017/*ref*/Borges S, Mello-Carpes PB. Undergraduate students as promoters of science dissemination: a strategy to increase students' interest in physiology. Advances in Physiology Education. 2015; 39(1),133-136. DOI: 10.1152/advan.00120.2014/*ref*/Quintanilha LF, Costa GN, Coutinho MR. Medical student perceptions about active methodologies in the study of physiology in medical schools in Salvador, Brazil. Advances in Physiology Education. 2018; 42 (4), 693-696. DOI: 10.1152/advan.00105.2018/*ref*/Freeman S, Eddy SL, McDonough M, Smith MK, Okoroafor N, Jordt H, Wenderoth MP. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. 2014; 111(23), 8410-8415. DOI: 10.1073/pnas.1319030111/*ref*/Altermann CDC, Neves BHS, Mello-Carpes PB. The inclusion of undergraduate students in physiology outreach activities improves their physiology learning and understanding skills. Advances in Physiology Education. 2016; 40(1), 529-532. DOI: 10.1152/advan.00012.2016/*ref*/Altermann CDC, Garcia A, Mello-Carpes PB. Apresentação de resultados de pesquisa científica como estratégia para aumentar o interesse dos alunos em fisiologia. Journal of Biochemistry Education. 2016; 14(1), 89-98. DOI: 10.16923/reb.v14i1.562/*ref*/Souza CS, Iglesias AG, Pazin-Filho A.. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos adicionais. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2014. 47(3), 284-92. DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p284-292/*ref*/Lara MV, Borges S, Welter M, Mello-Carpes PB. Objetos de aprendizagem como coadjuvantes do processo de ensino-aprendizagem de Fisiologia humana. Revista de Ensino em Bioquímica. 2014. DOI: 10.16923/reb.v12i1.273/*ref*/Monteiro LLF, Cunha MS, Oliveira WL, Bandeira NG, Menezes JV. Ligas Acadêmicas: o que há de positivo? Experiência de implantação da Liga de Cirurgia Plástica. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. 2008; 23(3),158-61. Available from: http://www.rbcp.org.br/details/405/pt-BR/ligas-academicas--o-que-ha-de-positivo--experiencia-de-implantacao-da-liga-baiana-de-cirurgia-plastica/*ref*/Gonçalves RJ, Ferreira EAL, Gonçalves GG, Lima MCP, Cerqueira ATARC, Correa FK, Smaira SI, Torres AR. Quem "Liga" para o Psiquismo na Escola Médica? A Experiência da Liga de Saúde Mental da FMB - Unesp. Revista Brasileira de Educação Médica. 2009; 33 (2), 298-306. DOI:10.1590/S0100-55022009000200019/*ref*/Gonçalves R, Lara MVS, Altermann CDC, Mello-Carpes PB. Using discussion forums on topics of general interest as a strategy to improve the students' interest in Physiology. Journal of Biochemistry Education. 2017; 15(1), 6-14. DOI: 10.16923/reb.v15i1.680/*ref*/Carroll RG, Silverthorn DU, Wehrwein EA. Undergraduate and Medical School Physiology Education in the United States. Physiology. 2017; 32(1), 262-263. DOI: 10.1152/physiol.00012.2017/*ref*/Costa BEP, Hentschke MR, Silva ACC, Barros A, Salerno M, Figueiredo CEP, Antonello IC, Lopes MHI. Reflexões sobre a importância do currículo informal do estudante de medicina. Revista Scientia Medica. 2012; 22(3), 162-168. Available from: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/download/10052/8190/*ref*/Queiroz SJ, Azevedo RLO, Lima KP, Lemes MMDD, Andrade M. A Importância das Ligas Acadêmicas na Formação Profissional e Promoção de Saúde. Fragmentos de Cultura. 2014; 24, 73-78. Available from: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/viewFile/3635/2125/*ref*/Ferreira DAV, Aranha RN, Souza MHFO. Ligas Acadêmicas: uma proposta discente para ensino, pesquisa e extensão. Interagir: pensando a extensão. 2011; (16), 47-51. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/interagir/article/view/5334/3934/*ref*/Lins LF, Ferreira LMC, Ferraz LV, Carvalho SSG. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. Anais IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2009; Available from: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/r0147-1.pdf/*ref*/Likert R. A technique for the measurement of atitudes. Archives in Psychology. 1932; 140, 1-55./*ref*/Schleich ALR, Polydoro SAJ; Santos AAA. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do Ensino Superior. Avaliação Psicológica. 2006; 5(1), 11-20. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v5n1/v5n1a03.pdf/*ref*/Dalmoro M, Vieira KM. Dilemas na Construção de Escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?. Revista Gestão Organizacional. 2013, 6, edição especial, 161-174. Available from: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/viewFile/1386/1184/*ref*/Neves BHS, Ferreira IS, Machado RS, Mello-Carpes PB. "Physiologying" study group using active methods: the student's perception about the use os this strategy in human Physiology teaching-learning. Journal of Biochemistry Education. 2018; 16(1), 74-84. DOI: 10.0.66.27/reb.v16i1.794/*ref*/Machado RS, Mello-Carpes PB. Status of research on physiology education in Brazil. Advances in Physiology Education. 2018; 42 (4), 547-554. DOI: 10.1152/advan.00036.2018/*ref*/Barbosa MG, Azevedo MEO, Oliveira MCA. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandas do Curso de Ciências Biológicas da FACEDI/UECE. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). 2014; (7), 5471-5479. Available from: https://docplayer.com.br/46769876-Contribuicoes-da-monitoria-academica-para-o-processo-de-formacao-inicial-docente-de-licenciandas-do-curso-de-ciencias-biologicas-da-facedi-uece.html/*ref*/Silva DT, Martins TL, Santos AV, Goulart NS, Silva JA, Souza DC. A Evolução do processo ensino-aprendizagem através da implantação da liga acadêmica. Revista Rede de Cuidados em Saúde. 2014; 8 (2), 1-5. Available from: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/view/2277/1131/*ref*/Rhodes AE, Rozell TG. Cognitive flexibility and undergraduate physiology students: increasing advances knowledge acquisition within an ill-structured domain. Advances in Physiology Education. 2017; 41 (3), 375-382. DOI: 10.1152/advan.00119.2016/*ref*/Gomes MPC, Ribeiro VMB, Monteiro DM, Leher EMT, Louzada RCR. O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas Ciências Sociais e da Saúde - Avaliação dos Estudantes. Ciência e Educação. 2010; 16(1), 181-198. DOI: 10.1590/S1516-73132010000100011/*ref*/Hamamoto Filho PT. Ligas Acadêmicas: Motivações e Críticas a Propósito de um Repensar Necessário. Revista Brasileira de Educação Médica. 2011; 35(4), 535-543. DOI: 10.1590/S0100-55022011000400013/*ref*/Hamamoto Filho PT, Villas-Bôas PJF, Corrêa FG, Muñoz GOC, Zaba M, Venditti VC, Schellini SA. Normatização de abertura de ligas acadêmicas: a experiência da Faculdade de Medicina de Botucatu. Revista Brasileira de Educação Médica. 2010; 34 (1), 160-167. DOI: 10.1590/S0100-55022010000100019/*ref*/Bonin JE, Oliveira JGS, Nascimento JM, Rezende ME, Stopato SP, Leite ICG. Liga Acadêmica de medicina de família e comunidade: instrumento de complementação curricular. Revista de APS. 2011; 14 (1), 50-57. Available from: http://ojs2.ufjf.emnuvens.com.br/aps/article/view/14623/7836/*ref*/Torres AR, Oliveira GM, Yamamoto FM, Lima MCP. Academic Leagues and medical education: contribuitions and challenges. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2008; 12 (27), 713-20. DOI: 10.1590/S1414-32832008000400003/*ref*/Santana ACDA. Ligas acadêmicas estudantis: o mérito e a realidade. Medicina. 2012; 45 (1), 96-8. Available from: http://revista.fmrp.usp.br/2012/vol45n1/PV_Ligas%20Acad%EAmicas%20Estudantis.pdfPelotas, Brasil2017estudantes de graduaçãoDireitos autorais 2019 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:22Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/867Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:22Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Liga Acadêmica de Fisiologia Médica: um olhar dos discentes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Academic League of Medical Physiology: a view of the students about active teaching-learning methodologies
title Liga Acadêmica de Fisiologia Médica: um olhar dos discentes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem
spellingShingle Liga Acadêmica de Fisiologia Médica: um olhar dos discentes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Frizzo, Rafael Augusto
monitorias; ensino; fisiologia
fisiologia; ensino; medicina
Physiology; Teaching; Medicine
title_short Liga Acadêmica de Fisiologia Médica: um olhar dos discentes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_full Liga Acadêmica de Fisiologia Médica: um olhar dos discentes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_fullStr Liga Acadêmica de Fisiologia Médica: um olhar dos discentes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Liga Acadêmica de Fisiologia Médica: um olhar dos discentes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_sort Liga Acadêmica de Fisiologia Médica: um olhar dos discentes sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem
author Frizzo, Rafael Augusto
author_facet Frizzo, Rafael Augusto
Kornowski, Marina Carla
de Oliveira, Isabel Oliveira
Ferreira, Gustavo Dias
author_role author
author2 Kornowski, Marina Carla
de Oliveira, Isabel Oliveira
Ferreira, Gustavo Dias
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzo, Rafael Augusto
Kornowski, Marina Carla
de Oliveira, Isabel Oliveira
Ferreira, Gustavo Dias
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv monitorias; ensino; fisiologia
fisiologia; ensino; medicina
Physiology; Teaching; Medicine
topic monitorias; ensino; fisiologia
fisiologia; ensino; medicina
Physiology; Teaching; Medicine
description A Liga Acadêmica de Fisiologia Médica (LAFIM) oportuniza o estudo aplicado da fisiologia básica à prática clínica. O objetivo foi avaliar a influência da LAFIM na formação dos integrantes do projeto e a visão dos monitorados acerca das ações realizadas durante o semestre para a melhoria do processo de aprendizagem. Foram aplicados dois questionários, um para os alunos participantes da Liga e outro para os acadêmicos que cursaram as disciplinas de Fisiologia do primeiro e do segundo semestre do Curso de Medicina, nas quais a intervenção das atividades desenvolvidas pelo projeto foi aplicada. Os participantes do projeto mostraram satisfação com os encontros e discussões da Liga, além de relatarem que a experiência de “ser monitor” foi positiva para suas formações acadêmicas. Em relação aos monitorados, foi observada uma diferença na percepção e envolvimento quanto aos casos clínicos, sendo que os alunos do segundo semestre apresentam um maior aproveitamento da atividade quando comparados aos ingressantes, em contrapartida, os acadêmicos do primeiro semestre relataram melhor aproveitamento das monitorias. Foi possível concluir que a Liga é um método de estudo na área de fisiologia que pode complementar o ensino tanto dos participantes do projeto, como dos discentes que estão cursando a disciplina.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-03
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
questionário autoaplicável
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/867
10.16923/reb.v17i1.867
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/867
identifier_str_mv 10.16923/reb.v17i1.867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/867/667
/*ref*/Frison LMB. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições. 2016; 1(27),133-153. DOI: 10.1590/0103-7307201607908
/*ref*/Santos MP. O Papel do Ensino Superior na proposta de uma educação inclusive. Revista Movimento. 2003; (7), 78-91. Available from: http://www.lapeade.com.br/publicacoes/artigos/Paper%20UFF.pdf
/*ref*/Anbarasi M, Rajkumar G, Krishnakumar S, Rajendran P, Venkatesan R, Dinesh T, Mohan J, Venkidusamy S. Learning style-based teaching harvests a superior comprehension of respiratory physiology. Advances in Physiology Education. 2015; 39 (3), 214-217. DOI: 10.1152/advan.00157.2014
/*ref*/Tsang A, Harris DM. Faculty and second-year medical student perceptions of active learning in an integrated curriculum. Advances in Physiology Education. 2016; 40 (4), 446-453. DOI: 10.1152/advan.00079.2016
/*ref*/LaDage LD, Tornello SL, Vallejera JM, Baker EE, Yan Y, Chowdhury A. Variation in behavioral engagement during an active learning activity leads to differential knowledge gains in college students. Advances in Physiology Education. 2018; 42 (1), 99-103. DOI: 10.1152/advan.00150.2017
/*ref*/Miller CJ, Metz MJ. A comparison of professional-level faculty and student perceptions of active learning: its current use, effectiveness, and barriers. Advances in Physiology Education. 2014; 38 (3), 246-252. DOI: 10.1152/advan.00014.2014
/*ref*/Vázquez-García M. Collaborative-group testing improves learning and knowledge retention of human physiology topics in second-year medical students. Advances in Physiology Education. 2018; 42 (2), 232-239. DOI: 10.1152/advan.00113.2017
/*ref*/Borges S, Mello-Carpes PB. Undergraduate students as promoters of science dissemination: a strategy to increase students' interest in physiology. Advances in Physiology Education. 2015; 39(1),133-136. DOI: 10.1152/advan.00120.2014
/*ref*/Quintanilha LF, Costa GN, Coutinho MR. Medical student perceptions about active methodologies in the study of physiology in medical schools in Salvador, Brazil. Advances in Physiology Education. 2018; 42 (4), 693-696. DOI: 10.1152/advan.00105.2018
/*ref*/Freeman S, Eddy SL, McDonough M, Smith MK, Okoroafor N, Jordt H, Wenderoth MP. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. 2014; 111(23), 8410-8415. DOI: 10.1073/pnas.1319030111
/*ref*/Altermann CDC, Neves BHS, Mello-Carpes PB. The inclusion of undergraduate students in physiology outreach activities improves their physiology learning and understanding skills. Advances in Physiology Education. 2016; 40(1), 529-532. DOI: 10.1152/advan.00012.2016
/*ref*/Altermann CDC, Garcia A, Mello-Carpes PB. Apresentação de resultados de pesquisa científica como estratégia para aumentar o interesse dos alunos em fisiologia. Journal of Biochemistry Education. 2016; 14(1), 89-98. DOI: 10.16923/reb.v14i1.562
/*ref*/Souza CS, Iglesias AG, Pazin-Filho A.. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos adicionais. Revista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2014. 47(3), 284-92. DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p284-292
/*ref*/Lara MV, Borges S, Welter M, Mello-Carpes PB. Objetos de aprendizagem como coadjuvantes do processo de ensino-aprendizagem de Fisiologia humana. Revista de Ensino em Bioquímica. 2014. DOI: 10.16923/reb.v12i1.273
/*ref*/Monteiro LLF, Cunha MS, Oliveira WL, Bandeira NG, Menezes JV. Ligas Acadêmicas: o que há de positivo? Experiência de implantação da Liga de Cirurgia Plástica. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. 2008; 23(3),158-61. Available from: http://www.rbcp.org.br/details/405/pt-BR/ligas-academicas--o-que-ha-de-positivo--experiencia-de-implantacao-da-liga-baiana-de-cirurgia-plastica
/*ref*/Gonçalves RJ, Ferreira EAL, Gonçalves GG, Lima MCP, Cerqueira ATARC, Correa FK, Smaira SI, Torres AR. Quem "Liga" para o Psiquismo na Escola Médica? A Experiência da Liga de Saúde Mental da FMB - Unesp. Revista Brasileira de Educação Médica. 2009; 33 (2), 298-306. DOI:10.1590/S0100-55022009000200019
/*ref*/Gonçalves R, Lara MVS, Altermann CDC, Mello-Carpes PB. Using discussion forums on topics of general interest as a strategy to improve the students' interest in Physiology. Journal of Biochemistry Education. 2017; 15(1), 6-14. DOI: 10.16923/reb.v15i1.680
/*ref*/Carroll RG, Silverthorn DU, Wehrwein EA. Undergraduate and Medical School Physiology Education in the United States. Physiology. 2017; 32(1), 262-263. DOI: 10.1152/physiol.00012.2017
/*ref*/Costa BEP, Hentschke MR, Silva ACC, Barros A, Salerno M, Figueiredo CEP, Antonello IC, Lopes MHI. Reflexões sobre a importância do currículo informal do estudante de medicina. Revista Scientia Medica. 2012; 22(3), 162-168. Available from: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/download/10052/8190
/*ref*/Queiroz SJ, Azevedo RLO, Lima KP, Lemes MMDD, Andrade M. A Importância das Ligas Acadêmicas na Formação Profissional e Promoção de Saúde. Fragmentos de Cultura. 2014; 24, 73-78. Available from: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/viewFile/3635/2125
/*ref*/Ferreira DAV, Aranha RN, Souza MHFO. Ligas Acadêmicas: uma proposta discente para ensino, pesquisa e extensão. Interagir: pensando a extensão. 2011; (16), 47-51. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/interagir/article/view/5334/3934
/*ref*/Lins LF, Ferreira LMC, Ferraz LV, Carvalho SSG. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. Anais IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2009; Available from: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/r0147-1.pdf
/*ref*/Likert R. A technique for the measurement of atitudes. Archives in Psychology. 1932; 140, 1-55.
/*ref*/Schleich ALR, Polydoro SAJ; Santos AAA. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do Ensino Superior. Avaliação Psicológica. 2006; 5(1), 11-20. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v5n1/v5n1a03.pdf
/*ref*/Dalmoro M, Vieira KM. Dilemas na Construção de Escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?. Revista Gestão Organizacional. 2013, 6, edição especial, 161-174. Available from: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/viewFile/1386/1184
/*ref*/Neves BHS, Ferreira IS, Machado RS, Mello-Carpes PB. "Physiologying" study group using active methods: the student's perception about the use os this strategy in human Physiology teaching-learning. Journal of Biochemistry Education. 2018; 16(1), 74-84. DOI: 10.0.66.27/reb.v16i1.794
/*ref*/Machado RS, Mello-Carpes PB. Status of research on physiology education in Brazil. Advances in Physiology Education. 2018; 42 (4), 547-554. DOI: 10.1152/advan.00036.2018
/*ref*/Barbosa MG, Azevedo MEO, Oliveira MCA. Contribuições da monitoria acadêmica para o processo de formação inicial docente de licenciandas do Curso de Ciências Biológicas da FACEDI/UECE. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). 2014; (7), 5471-5479. Available from: https://docplayer.com.br/46769876-Contribuicoes-da-monitoria-academica-para-o-processo-de-formacao-inicial-docente-de-licenciandas-do-curso-de-ciencias-biologicas-da-facedi-uece.html
/*ref*/Silva DT, Martins TL, Santos AV, Goulart NS, Silva JA, Souza DC. A Evolução do processo ensino-aprendizagem através da implantação da liga acadêmica. Revista Rede de Cuidados em Saúde. 2014; 8 (2), 1-5. Available from: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/view/2277/1131
/*ref*/Rhodes AE, Rozell TG. Cognitive flexibility and undergraduate physiology students: increasing advances knowledge acquisition within an ill-structured domain. Advances in Physiology Education. 2017; 41 (3), 375-382. DOI: 10.1152/advan.00119.2016
/*ref*/Gomes MPC, Ribeiro VMB, Monteiro DM, Leher EMT, Louzada RCR. O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas Ciências Sociais e da Saúde - Avaliação dos Estudantes. Ciência e Educação. 2010; 16(1), 181-198. DOI: 10.1590/S1516-73132010000100011
/*ref*/Hamamoto Filho PT. Ligas Acadêmicas: Motivações e Críticas a Propósito de um Repensar Necessário. Revista Brasileira de Educação Médica. 2011; 35(4), 535-543. DOI: 10.1590/S0100-55022011000400013
/*ref*/Hamamoto Filho PT, Villas-Bôas PJF, Corrêa FG, Muñoz GOC, Zaba M, Venditti VC, Schellini SA. Normatização de abertura de ligas acadêmicas: a experiência da Faculdade de Medicina de Botucatu. Revista Brasileira de Educação Médica. 2010; 34 (1), 160-167. DOI: 10.1590/S0100-55022010000100019
/*ref*/Bonin JE, Oliveira JGS, Nascimento JM, Rezende ME, Stopato SP, Leite ICG. Liga Acadêmica de medicina de família e comunidade: instrumento de complementação curricular. Revista de APS. 2011; 14 (1), 50-57. Available from: http://ojs2.ufjf.emnuvens.com.br/aps/article/view/14623/7836
/*ref*/Torres AR, Oliveira GM, Yamamoto FM, Lima MCP. Academic Leagues and medical education: contribuitions and challenges. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2008; 12 (27), 713-20. DOI: 10.1590/S1414-32832008000400003
/*ref*/Santana ACDA. Ligas acadêmicas estudantis: o mérito e a realidade. Medicina. 2012; 45 (1), 96-8. Available from: http://revista.fmrp.usp.br/2012/vol45n1/PV_Ligas%20Acad%EAmicas%20Estudantis.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pelotas, Brasil
2017
estudantes de graduação



dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 58 - 74
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 58 - 74
Journal of Biochemistry Education; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 58 - 74
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 58 - 74
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126678596845568