Ligadura do canal arterial: técnica extrapleural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,José Luiz Verde dos
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: Braile,Domingo M, Ardito,Roberto V, Zaiantchick,Marcos, Soares,Marcelo José F, Rade,Walter, Leal,João Carlos Ferreira, Jacob,José Luiz B, Hassen Sobrinho,Sírio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381992000100003
Resumo: A técnica de correção cirúrgica da persistência do canal arterial (PCA) com ligadura tripla por via extrapleural é apresentada. Após anestesia geral, a criança é posicionada em decúbito lateral direito tendendo a decúbito ventral. Por uma pequena incisão acompanhando a borda inferior da escápula, o canal arterial é dissecado e ligado duplamente com fios Poliéster 2/0 e um ponto transfixante de Polipropileno 4/0. Essa técnica dispensa drenagem torácica. De setembro de 1988 a agosto de 1990, foram operados 47 pacientes portadores de PCA. Destes, 40 foram submetidos à técnica. A idade variou de quatro meses a 11 anos com média de 3,1 ± 3,0 anos (Tabela 1). Vinte e quatro crianças eram do sexo feminino e 16 do masculino. Vinte crianças (50%) tinham idade menor que um ano. Não foi registrada nenhuma intercorrência intra ou pósoperatória. Todas as crianças foram seguidas no pós-operatório tardio com avaliação clínica, exame radiológico do tórax e ecodopplercardiografia. Nenhuma delas apresentou recanalização ou lesão de nervo recorrente, num seguimento que variou de sete a 30 meses, com média de 15,3 meses. Em nossa experiência, a ligadura do canal arterial mostrou-se benigna quanto ao intra e ao pós-operatório, não apresentando mortalidade imediata ou tardia. Essa técnica deve ser utilizada como de escolha na correção da PCA, principalmente com crianças de baixa idade e peso.
id SBCCV-1_657d2d7a38b70e35c05743369a45941b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76381992000100003
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Ligadura do canal arterial: técnica extrapleuralpersistência de canal arterial/cirurgiaA técnica de correção cirúrgica da persistência do canal arterial (PCA) com ligadura tripla por via extrapleural é apresentada. Após anestesia geral, a criança é posicionada em decúbito lateral direito tendendo a decúbito ventral. Por uma pequena incisão acompanhando a borda inferior da escápula, o canal arterial é dissecado e ligado duplamente com fios Poliéster 2/0 e um ponto transfixante de Polipropileno 4/0. Essa técnica dispensa drenagem torácica. De setembro de 1988 a agosto de 1990, foram operados 47 pacientes portadores de PCA. Destes, 40 foram submetidos à técnica. A idade variou de quatro meses a 11 anos com média de 3,1 ± 3,0 anos (Tabela 1). Vinte e quatro crianças eram do sexo feminino e 16 do masculino. Vinte crianças (50%) tinham idade menor que um ano. Não foi registrada nenhuma intercorrência intra ou pósoperatória. Todas as crianças foram seguidas no pós-operatório tardio com avaliação clínica, exame radiológico do tórax e ecodopplercardiografia. Nenhuma delas apresentou recanalização ou lesão de nervo recorrente, num seguimento que variou de sete a 30 meses, com média de 15,3 meses. Em nossa experiência, a ligadura do canal arterial mostrou-se benigna quanto ao intra e ao pós-operatório, não apresentando mortalidade imediata ou tardia. Essa técnica deve ser utilizada como de escolha na correção da PCA, principalmente com crianças de baixa idade e peso.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular1992-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381992000100003Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.7 n.1 1992reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCVinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos,José Luiz Verde dosBraile,Domingo MArdito,Roberto VZaiantchick,MarcosSoares,Marcelo José FRade,WalterLeal,João Carlos FerreiraJacob,José Luiz BHassen Sobrinho,Síriopor2011-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76381992000100003Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2011-02-17T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Ligadura do canal arterial: técnica extrapleural
title Ligadura do canal arterial: técnica extrapleural
spellingShingle Ligadura do canal arterial: técnica extrapleural
Santos,José Luiz Verde dos
persistência de canal arterial/cirurgia
title_short Ligadura do canal arterial: técnica extrapleural
title_full Ligadura do canal arterial: técnica extrapleural
title_fullStr Ligadura do canal arterial: técnica extrapleural
title_full_unstemmed Ligadura do canal arterial: técnica extrapleural
title_sort Ligadura do canal arterial: técnica extrapleural
author Santos,José Luiz Verde dos
author_facet Santos,José Luiz Verde dos
Braile,Domingo M
Ardito,Roberto V
Zaiantchick,Marcos
Soares,Marcelo José F
Rade,Walter
Leal,João Carlos Ferreira
Jacob,José Luiz B
Hassen Sobrinho,Sírio
author_role author
author2 Braile,Domingo M
Ardito,Roberto V
Zaiantchick,Marcos
Soares,Marcelo José F
Rade,Walter
Leal,João Carlos Ferreira
Jacob,José Luiz B
Hassen Sobrinho,Sírio
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,José Luiz Verde dos
Braile,Domingo M
Ardito,Roberto V
Zaiantchick,Marcos
Soares,Marcelo José F
Rade,Walter
Leal,João Carlos Ferreira
Jacob,José Luiz B
Hassen Sobrinho,Sírio
dc.subject.por.fl_str_mv persistência de canal arterial/cirurgia
topic persistência de canal arterial/cirurgia
description A técnica de correção cirúrgica da persistência do canal arterial (PCA) com ligadura tripla por via extrapleural é apresentada. Após anestesia geral, a criança é posicionada em decúbito lateral direito tendendo a decúbito ventral. Por uma pequena incisão acompanhando a borda inferior da escápula, o canal arterial é dissecado e ligado duplamente com fios Poliéster 2/0 e um ponto transfixante de Polipropileno 4/0. Essa técnica dispensa drenagem torácica. De setembro de 1988 a agosto de 1990, foram operados 47 pacientes portadores de PCA. Destes, 40 foram submetidos à técnica. A idade variou de quatro meses a 11 anos com média de 3,1 ± 3,0 anos (Tabela 1). Vinte e quatro crianças eram do sexo feminino e 16 do masculino. Vinte crianças (50%) tinham idade menor que um ano. Não foi registrada nenhuma intercorrência intra ou pósoperatória. Todas as crianças foram seguidas no pós-operatório tardio com avaliação clínica, exame radiológico do tórax e ecodopplercardiografia. Nenhuma delas apresentou recanalização ou lesão de nervo recorrente, num seguimento que variou de sete a 30 meses, com média de 15,3 meses. Em nossa experiência, a ligadura do canal arterial mostrou-se benigna quanto ao intra e ao pós-operatório, não apresentando mortalidade imediata ou tardia. Essa técnica deve ser utilizada como de escolha na correção da PCA, principalmente com crianças de baixa idade e peso.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381992000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381992000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.7 n.1 1992
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126592793968640