Tratamento cirúrgico da artéria coronária direita intra-atrial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IGLÉZIAS,José Carlos R.
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: DALLAN,Luís Alberto, OLIVEIRA JÚNIOR,J. L., LOURENÇÃO JÚNIOR,Artur, STOLF,Noedir A. G., OLIVEIRA,Sérgio Almeida de, VERGINELLI,Geraldo, JATENE,Adib D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381997000300014
Resumo: A localização intracavitária da artéria coronária é rara. Segundo Ochsner & Mills (1), ela ocorreu com a artéria coronária direita em 0,9% e com o ramo interventricular em 0,2%. A localização da lesão e as condições patológicas relacionadas ao comprimento e diâmetro da coronária podem auxiliar na exposição da coronária intracavitária para uma revascularização apropriada. Freqüentemente os cirurgiões não estão habituados com a posição intracavitária e, durante a dissecção, podem abrir uma câmara cardíaca onde o vaso penetra. Os problemas que podem advir dai são a entrada de ar para a cavidade, a dificuldade na exposição do vaso, o sangramento e a obstrução da artéria durante o fechamento da miotomia. São relatados os casos de 3 pacientes que necessitaram de revascularização cirúrgica do miocárdio e que apresentavam a artéria coronária direita intracavitária. A localização e o comprimento da porção intracavitária da artéria auxiliam no manejo intra-operatório. A técnica utilizada para o fechamento da cavidade variou entre a anastomose na posição intracavitária com o fechamento da miotomia ao redor do enxerto (Figura 1), a liberação da artéria coronária para uma posição superficial (Figura 2), seguida da anastomose e fechamento da cavidade com sutura simples, feita subepicárdica.
id SBCCV-1_7129da910316d7504d794f6534f6f77b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76381997000300014
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Tratamento cirúrgico da artéria coronária direita intra-atrialVasos coronários/cirurgiaRevascularização miocárdicaA localização intracavitária da artéria coronária é rara. Segundo Ochsner & Mills (1), ela ocorreu com a artéria coronária direita em 0,9% e com o ramo interventricular em 0,2%. A localização da lesão e as condições patológicas relacionadas ao comprimento e diâmetro da coronária podem auxiliar na exposição da coronária intracavitária para uma revascularização apropriada. Freqüentemente os cirurgiões não estão habituados com a posição intracavitária e, durante a dissecção, podem abrir uma câmara cardíaca onde o vaso penetra. Os problemas que podem advir dai são a entrada de ar para a cavidade, a dificuldade na exposição do vaso, o sangramento e a obstrução da artéria durante o fechamento da miotomia. São relatados os casos de 3 pacientes que necessitaram de revascularização cirúrgica do miocárdio e que apresentavam a artéria coronária direita intracavitária. A localização e o comprimento da porção intracavitária da artéria auxiliam no manejo intra-operatório. A técnica utilizada para o fechamento da cavidade variou entre a anastomose na posição intracavitária com o fechamento da miotomia ao redor do enxerto (Figura 1), a liberação da artéria coronária para uma posição superficial (Figura 2), seguida da anastomose e fechamento da cavidade com sutura simples, feita subepicárdica.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular1997-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381997000300014Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.12 n.3 1997reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCV10.1590/S0102-76381997000300014info:eu-repo/semantics/openAccessIGLÉZIAS,José Carlos R.DALLAN,Luís AlbertoOLIVEIRA JÚNIOR,J. L.LOURENÇÃO JÚNIOR,ArturSTOLF,Noedir A. G.OLIVEIRA,Sérgio Almeida deVERGINELLI,GeraldoJATENE,Adib D.por1999-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76381997000300014Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:1999-02-04T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento cirúrgico da artéria coronária direita intra-atrial
title Tratamento cirúrgico da artéria coronária direita intra-atrial
spellingShingle Tratamento cirúrgico da artéria coronária direita intra-atrial
IGLÉZIAS,José Carlos R.
Vasos coronários/cirurgia
Revascularização miocárdica
title_short Tratamento cirúrgico da artéria coronária direita intra-atrial
title_full Tratamento cirúrgico da artéria coronária direita intra-atrial
title_fullStr Tratamento cirúrgico da artéria coronária direita intra-atrial
title_full_unstemmed Tratamento cirúrgico da artéria coronária direita intra-atrial
title_sort Tratamento cirúrgico da artéria coronária direita intra-atrial
author IGLÉZIAS,José Carlos R.
author_facet IGLÉZIAS,José Carlos R.
DALLAN,Luís Alberto
OLIVEIRA JÚNIOR,J. L.
LOURENÇÃO JÚNIOR,Artur
STOLF,Noedir A. G.
OLIVEIRA,Sérgio Almeida de
VERGINELLI,Geraldo
JATENE,Adib D.
author_role author
author2 DALLAN,Luís Alberto
OLIVEIRA JÚNIOR,J. L.
LOURENÇÃO JÚNIOR,Artur
STOLF,Noedir A. G.
OLIVEIRA,Sérgio Almeida de
VERGINELLI,Geraldo
JATENE,Adib D.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv IGLÉZIAS,José Carlos R.
DALLAN,Luís Alberto
OLIVEIRA JÚNIOR,J. L.
LOURENÇÃO JÚNIOR,Artur
STOLF,Noedir A. G.
OLIVEIRA,Sérgio Almeida de
VERGINELLI,Geraldo
JATENE,Adib D.
dc.subject.por.fl_str_mv Vasos coronários/cirurgia
Revascularização miocárdica
topic Vasos coronários/cirurgia
Revascularização miocárdica
description A localização intracavitária da artéria coronária é rara. Segundo Ochsner & Mills (1), ela ocorreu com a artéria coronária direita em 0,9% e com o ramo interventricular em 0,2%. A localização da lesão e as condições patológicas relacionadas ao comprimento e diâmetro da coronária podem auxiliar na exposição da coronária intracavitária para uma revascularização apropriada. Freqüentemente os cirurgiões não estão habituados com a posição intracavitária e, durante a dissecção, podem abrir uma câmara cardíaca onde o vaso penetra. Os problemas que podem advir dai são a entrada de ar para a cavidade, a dificuldade na exposição do vaso, o sangramento e a obstrução da artéria durante o fechamento da miotomia. São relatados os casos de 3 pacientes que necessitaram de revascularização cirúrgica do miocárdio e que apresentavam a artéria coronária direita intracavitária. A localização e o comprimento da porção intracavitária da artéria auxiliam no manejo intra-operatório. A técnica utilizada para o fechamento da cavidade variou entre a anastomose na posição intracavitária com o fechamento da miotomia ao redor do enxerto (Figura 1), a liberação da artéria coronária para uma posição superficial (Figura 2), seguida da anastomose e fechamento da cavidade com sutura simples, feita subepicárdica.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381997000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381997000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-76381997000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.12 n.3 1997
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126593727201280