Caracterização genética de amostras de Conyza sp. do estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Circunvis,B.C.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Renesto,E., Mangolin,C.A., Machado,M.F.P.S., Takasusuki,M.C.C.R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Planta daninha (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582014000100019
Resumo: Crescente interesse tem se estabelecido para a análise da diversidade genética de espécies Conyza bonariensis, C.canadensis e C.sumatrensis, popularmente conhecidas como buva ou voadeira, que nos últimos anos vêm causando vários prejuízos nas lavouras do Brasil e do mundo, principalmente nas plantações de soja. A proposta do presente estudo foi estimar a variabilidade genética de amostras de C.sumatrensis provenientes da região noroeste do Estado do Paraná. A análise de isozimas em tecidos de folhas das plantas de C. sumatrensis foi realizada para estimar a variabilidade genética dentro de cada população e entre populações diferentes, no sentido de recomendar um tratamento diferencial ou uniforme para o controle dessas plantas daninhas na referida região. Foram analisados quatro sistemas enzimáticos (ACP, GPI, MDH e PGM) e detectados 10 locos com 10 alelos, os quais não apresentaram diversidade genética dentro e entre as populações analisadas, comprovado pela presença de apenas indivíduos homozigotos. As enzimas analisadas no presente estudo indicaram que as plantas das três regiões são geneticamente uniformes, e a uniformidade genética verificada para os referidos locos é um indicativo prévio de que é possível utilizar doses equivalentes do glifosato para controlar o crescimento desses biótipos.
id SBCPD-1_bbc4eec00d0cfc072a0575c84d82c726
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-83582014000100019
network_acronym_str SBCPD-1
network_name_str Planta daninha (Online)
repository_id_str
spelling Caracterização genética de amostras de Conyza sp. do estado do ParanáisoenzimaspolimorfismoConyzabuvavariabilidade genéticaCrescente interesse tem se estabelecido para a análise da diversidade genética de espécies Conyza bonariensis, C.canadensis e C.sumatrensis, popularmente conhecidas como buva ou voadeira, que nos últimos anos vêm causando vários prejuízos nas lavouras do Brasil e do mundo, principalmente nas plantações de soja. A proposta do presente estudo foi estimar a variabilidade genética de amostras de C.sumatrensis provenientes da região noroeste do Estado do Paraná. A análise de isozimas em tecidos de folhas das plantas de C. sumatrensis foi realizada para estimar a variabilidade genética dentro de cada população e entre populações diferentes, no sentido de recomendar um tratamento diferencial ou uniforme para o controle dessas plantas daninhas na referida região. Foram analisados quatro sistemas enzimáticos (ACP, GPI, MDH e PGM) e detectados 10 locos com 10 alelos, os quais não apresentaram diversidade genética dentro e entre as populações analisadas, comprovado pela presença de apenas indivíduos homozigotos. As enzimas analisadas no presente estudo indicaram que as plantas das três regiões são geneticamente uniformes, e a uniformidade genética verificada para os referidos locos é um indicativo prévio de que é possível utilizar doses equivalentes do glifosato para controlar o crescimento desses biótipos.Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas 2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582014000100019Planta Daninha v.32 n.1 2014reponame:Planta daninha (Online)instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)instacron:SBCPD10.1590/S0100-83582014000100019info:eu-repo/semantics/openAccessCircunvis,B.C.Renesto,E.Mangolin,C.A.Machado,M.F.P.S.Takasusuki,M.C.C.R.por2014-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-83582014000100019Revistahttp://revistas.cpd.ufv.br/pdaninhaweb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rpdaninha@gmail.com1806-96810100-8358opendoar:2014-04-17T00:00Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização genética de amostras de Conyza sp. do estado do Paraná
title Caracterização genética de amostras de Conyza sp. do estado do Paraná
spellingShingle Caracterização genética de amostras de Conyza sp. do estado do Paraná
Circunvis,B.C.
isoenzimas
polimorfismo
Conyza
buva
variabilidade genética
title_short Caracterização genética de amostras de Conyza sp. do estado do Paraná
title_full Caracterização genética de amostras de Conyza sp. do estado do Paraná
title_fullStr Caracterização genética de amostras de Conyza sp. do estado do Paraná
title_full_unstemmed Caracterização genética de amostras de Conyza sp. do estado do Paraná
title_sort Caracterização genética de amostras de Conyza sp. do estado do Paraná
author Circunvis,B.C.
author_facet Circunvis,B.C.
Renesto,E.
Mangolin,C.A.
Machado,M.F.P.S.
Takasusuki,M.C.C.R.
author_role author
author2 Renesto,E.
Mangolin,C.A.
Machado,M.F.P.S.
Takasusuki,M.C.C.R.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Circunvis,B.C.
Renesto,E.
Mangolin,C.A.
Machado,M.F.P.S.
Takasusuki,M.C.C.R.
dc.subject.por.fl_str_mv isoenzimas
polimorfismo
Conyza
buva
variabilidade genética
topic isoenzimas
polimorfismo
Conyza
buva
variabilidade genética
description Crescente interesse tem se estabelecido para a análise da diversidade genética de espécies Conyza bonariensis, C.canadensis e C.sumatrensis, popularmente conhecidas como buva ou voadeira, que nos últimos anos vêm causando vários prejuízos nas lavouras do Brasil e do mundo, principalmente nas plantações de soja. A proposta do presente estudo foi estimar a variabilidade genética de amostras de C.sumatrensis provenientes da região noroeste do Estado do Paraná. A análise de isozimas em tecidos de folhas das plantas de C. sumatrensis foi realizada para estimar a variabilidade genética dentro de cada população e entre populações diferentes, no sentido de recomendar um tratamento diferencial ou uniforme para o controle dessas plantas daninhas na referida região. Foram analisados quatro sistemas enzimáticos (ACP, GPI, MDH e PGM) e detectados 10 locos com 10 alelos, os quais não apresentaram diversidade genética dentro e entre as populações analisadas, comprovado pela presença de apenas indivíduos homozigotos. As enzimas analisadas no presente estudo indicaram que as plantas das três regiões são geneticamente uniformes, e a uniformidade genética verificada para os referidos locos é um indicativo prévio de que é possível utilizar doses equivalentes do glifosato para controlar o crescimento desses biótipos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582014000100019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582014000100019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-83582014000100019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
dc.source.none.fl_str_mv Planta Daninha v.32 n.1 2014
reponame:Planta daninha (Online)
instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron:SBCPD
instname_str Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron_str SBCPD
institution SBCPD
reponame_str Planta daninha (Online)
collection Planta daninha (Online)
repository.name.fl_str_mv Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
repository.mail.fl_str_mv ||rpdaninha@gmail.com
_version_ 1752126494284447744