Modelo de anestesia em coelhos para procedimentos no tórax

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kallas,Elias
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Schnaider,Taylor Brandão, Juliano,Yara, Novo,Neil Ferreira, Kallas,Ibrahim Elias, Engelman,Miriam de Fátima Brasil, Kallás,Alexandre Carvalho, Castro,Luiz Fernando de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502001000200006
Resumo: A intubação endotraqueal em coelhos é dificil. O risco anestésico não é desprezível pela estreita margem de segurança entre o plano anestésico e o óbito. Tais fatos despertaram nosso interesse por uma solução simples e segura. Dez animais machos receberam por via intramuscular acepromazina, cetamina e xilazina. Após dez minutos procedeu-se exposição do ligamentum cricothyroideum , o qual foi incisado para colocação de tubo endotraqueal iniciando-se a administração de oxigênio e halotano. A punção arterial foi realizada para controle da pressão arterial média. Procedeu-se toracotomia no quinto espaço intercostal esquerdo com biópsia do pulmão e colabamento pulmonar, iniciando-se a ventilação seletiva do pulmão contra-lateral. Amostras sangüíneas, para medida do pH, foram colhidas no início do procedimento, após o colabamento pulmonar e no final, antes da expansão do pulmão, 30 minutos após o colabamento. Fechado o tórax, foi retirado o tubo endotraqueal tão logo o animal apresentasse recuperação dos reflexos e a seguir suturado ligamentum cricothyroideum. Os animais foram submetidos a eutanásia 14 dias após, quando procedeu-se a nova biópsia pulmonar, a retirada da traquéia e da laringe, para exame. Concluiu-se que este é um procedimento simples e seguro de anestesia para cirurgia torácica em coelhos.
id SBDPC-1_71871153538c0a809fd84ec3e01ace16
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-86502001000200006
network_acronym_str SBDPC-1
network_name_str Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Modelo de anestesia em coelhos para procedimentos no tóraxAnestesiaSistema respiratórioToracotomiaCoelhosA intubação endotraqueal em coelhos é dificil. O risco anestésico não é desprezível pela estreita margem de segurança entre o plano anestésico e o óbito. Tais fatos despertaram nosso interesse por uma solução simples e segura. Dez animais machos receberam por via intramuscular acepromazina, cetamina e xilazina. Após dez minutos procedeu-se exposição do ligamentum cricothyroideum , o qual foi incisado para colocação de tubo endotraqueal iniciando-se a administração de oxigênio e halotano. A punção arterial foi realizada para controle da pressão arterial média. Procedeu-se toracotomia no quinto espaço intercostal esquerdo com biópsia do pulmão e colabamento pulmonar, iniciando-se a ventilação seletiva do pulmão contra-lateral. Amostras sangüíneas, para medida do pH, foram colhidas no início do procedimento, após o colabamento pulmonar e no final, antes da expansão do pulmão, 30 minutos após o colabamento. Fechado o tórax, foi retirado o tubo endotraqueal tão logo o animal apresentasse recuperação dos reflexos e a seguir suturado ligamentum cricothyroideum. Os animais foram submetidos a eutanásia 14 dias após, quando procedeu-se a nova biópsia pulmonar, a retirada da traquéia e da laringe, para exame. Concluiu-se que este é um procedimento simples e seguro de anestesia para cirurgia torácica em coelhos.Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia2001-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502001000200006Acta Cirúrgica Brasileira v.16 n.2 2001reponame:Acta Cirúrgica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)instacron:SBDPC10.1590/S0102-86502001000200006info:eu-repo/semantics/openAccessKallas,EliasSchnaider,Taylor BrandãoJuliano,YaraNovo,Neil FerreiraKallas,Ibrahim EliasEngelman,Miriam de Fátima BrasilKallás,Alexandre CarvalhoCastro,Luiz Fernando depor2003-09-11T00:00:00Zoai:scielo:S0102-86502001000200006Revistahttps://www.bvs-vet.org.br/vetindex/periodicos/acta-cirurgica-brasileira/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sgolden@terra.com.br0102-86501678-2674opendoar:2003-09-11T00:00Acta Cirúrgica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de anestesia em coelhos para procedimentos no tórax
title Modelo de anestesia em coelhos para procedimentos no tórax
spellingShingle Modelo de anestesia em coelhos para procedimentos no tórax
Kallas,Elias
Anestesia
Sistema respiratório
Toracotomia
Coelhos
title_short Modelo de anestesia em coelhos para procedimentos no tórax
title_full Modelo de anestesia em coelhos para procedimentos no tórax
title_fullStr Modelo de anestesia em coelhos para procedimentos no tórax
title_full_unstemmed Modelo de anestesia em coelhos para procedimentos no tórax
title_sort Modelo de anestesia em coelhos para procedimentos no tórax
author Kallas,Elias
author_facet Kallas,Elias
Schnaider,Taylor Brandão
Juliano,Yara
Novo,Neil Ferreira
Kallas,Ibrahim Elias
Engelman,Miriam de Fátima Brasil
Kallás,Alexandre Carvalho
Castro,Luiz Fernando de
author_role author
author2 Schnaider,Taylor Brandão
Juliano,Yara
Novo,Neil Ferreira
Kallas,Ibrahim Elias
Engelman,Miriam de Fátima Brasil
Kallás,Alexandre Carvalho
Castro,Luiz Fernando de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kallas,Elias
Schnaider,Taylor Brandão
Juliano,Yara
Novo,Neil Ferreira
Kallas,Ibrahim Elias
Engelman,Miriam de Fátima Brasil
Kallás,Alexandre Carvalho
Castro,Luiz Fernando de
dc.subject.por.fl_str_mv Anestesia
Sistema respiratório
Toracotomia
Coelhos
topic Anestesia
Sistema respiratório
Toracotomia
Coelhos
description A intubação endotraqueal em coelhos é dificil. O risco anestésico não é desprezível pela estreita margem de segurança entre o plano anestésico e o óbito. Tais fatos despertaram nosso interesse por uma solução simples e segura. Dez animais machos receberam por via intramuscular acepromazina, cetamina e xilazina. Após dez minutos procedeu-se exposição do ligamentum cricothyroideum , o qual foi incisado para colocação de tubo endotraqueal iniciando-se a administração de oxigênio e halotano. A punção arterial foi realizada para controle da pressão arterial média. Procedeu-se toracotomia no quinto espaço intercostal esquerdo com biópsia do pulmão e colabamento pulmonar, iniciando-se a ventilação seletiva do pulmão contra-lateral. Amostras sangüíneas, para medida do pH, foram colhidas no início do procedimento, após o colabamento pulmonar e no final, antes da expansão do pulmão, 30 minutos após o colabamento. Fechado o tórax, foi retirado o tubo endotraqueal tão logo o animal apresentasse recuperação dos reflexos e a seguir suturado ligamentum cricothyroideum. Os animais foram submetidos a eutanásia 14 dias após, quando procedeu-se a nova biópsia pulmonar, a retirada da traquéia e da laringe, para exame. Concluiu-se que este é um procedimento simples e seguro de anestesia para cirurgia torácica em coelhos.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502001000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502001000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-86502001000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
dc.source.none.fl_str_mv Acta Cirúrgica Brasileira v.16 n.2 2001
reponame:Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
instacron:SBDPC
instname_str Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
instacron_str SBDPC
institution SBDPC
reponame_str Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
collection Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Cirúrgica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
repository.mail.fl_str_mv ||sgolden@terra.com.br
_version_ 1752126435872473088