Ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, José Cláudio Ramos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5920
Resumo: O presente estudo de caso caracteriza-se como um estudo exploratório e tem por objetivo geral propor ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico. A metodologia adotada, que inclui aspectos qualitativos e quantitativos foi baseada na pesquisa bibliográfica e na aplicação de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, caracterizando-se como um estudo de caso. Pesquisaram-se diferentes segmentos sociais envolvidos direta ou indiretamente com o Projeto de Ecoturismo no município: o poder público municipal, os órgãos públicos, as organizações não governamentais, os empresários, os comerciantes, os proprietários rurais e os sitiantes. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar a percepção dos segmentos sociais em relação aos impactos sobre o meio biológico. A discussão trata dos impactos negativos e positivos que poderão ocorrer no meio biológico, contendo propostas de ações para minimizar e/ou compensar os impactos negativos. A partir desses resultados, foi possível apontar soluções para o desenvolvimento de uma atividade turística comprometida com os princípios da sustentabilidade.
id SBECOTUR-1_01beef4b5e6fdc527183521edb1db75e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5920
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico.O presente estudo de caso caracteriza-se como um estudo exploratório e tem por objetivo geral propor ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico. A metodologia adotada, que inclui aspectos qualitativos e quantitativos foi baseada na pesquisa bibliográfica e na aplicação de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, caracterizando-se como um estudo de caso. Pesquisaram-se diferentes segmentos sociais envolvidos direta ou indiretamente com o Projeto de Ecoturismo no município: o poder público municipal, os órgãos públicos, as organizações não governamentais, os empresários, os comerciantes, os proprietários rurais e os sitiantes. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar a percepção dos segmentos sociais em relação aos impactos sobre o meio biológico. A discussão trata dos impactos negativos e positivos que poderão ocorrer no meio biológico, contendo propostas de ações para minimizar e/ou compensar os impactos negativos. A partir desses resultados, foi possível apontar soluções para o desenvolvimento de uma atividade turística comprometida com os princípios da sustentabilidade.Universidade Federal de São Paulo2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/savehttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/592010.34024/rbecotur.2011.v4.5920Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 3 (2011): setembro-dezembro/2011Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 4 No. 3 (2011): setembro-dezembro/2011Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 4 Núm. 3 (2011): setembro-dezembro/20111983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5920/3783Rodrigues, José Cláudio Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-10T16:48:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5920Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-09-10T16:48:49Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico.
title Ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico.
spellingShingle Ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico.
Rodrigues, José Cláudio Ramos
title_short Ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico.
title_full Ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico.
title_fullStr Ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico.
title_full_unstemmed Ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico.
title_sort Ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico.
author Rodrigues, José Cláudio Ramos
author_facet Rodrigues, José Cláudio Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, José Cláudio Ramos
description O presente estudo de caso caracteriza-se como um estudo exploratório e tem por objetivo geral propor ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico. A metodologia adotada, que inclui aspectos qualitativos e quantitativos foi baseada na pesquisa bibliográfica e na aplicação de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, caracterizando-se como um estudo de caso. Pesquisaram-se diferentes segmentos sociais envolvidos direta ou indiretamente com o Projeto de Ecoturismo no município: o poder público municipal, os órgãos públicos, as organizações não governamentais, os empresários, os comerciantes, os proprietários rurais e os sitiantes. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar a percepção dos segmentos sociais em relação aos impactos sobre o meio biológico. A discussão trata dos impactos negativos e positivos que poderão ocorrer no meio biológico, contendo propostas de ações para minimizar e/ou compensar os impactos negativos. A partir desses resultados, foi possível apontar soluções para o desenvolvimento de uma atividade turística comprometida com os princípios da sustentabilidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5920
10.34024/rbecotur.2011.v4.5920
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5920
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2011.v4.5920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5920/3783
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/save
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 3 (2011): setembro-dezembro/2011
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 4 No. 3 (2011): setembro-dezembro/2011
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 4 Núm. 3 (2011): setembro-dezembro/2011
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1752126298780598272