Empreendedorismo sustentável em regiões turísticas de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thaynara Santiago
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Borges, Cândido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6314
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender como os empreendedores que exploram o nicho da sustentabilidade realizam as principais atividades do processo de criação de empresas e identificar quais são os principais desafios desse processo. Ele apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Foram analisados cinco casos de empresas em duas regiões turísticas de Goiás - Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros. Como quadro de análise foi utilizado um modelo que estrutura o processo de criação em quatro etapas: iniciação, preparação, lançamento e consolidação. Os dados primários foram coletados em entrevistas com os empreendedores. Os resultados obtidos apontam fatores importantes no processo de criação, entre eles a ausência de motivação exclusivamente financeira, a ausência de práticas estruturadas de planejamento e a adoção de práticas sustentáveis e em alguns casos, sociais. As principais dificuldades encontradas nos casos foram categorizadas da seguinte forma: dificuldades com serviços ou políticas públicas; dificuldades relacionadas ao processo logístico ou de produção; dificuldades relacionadas à falta de planejamento. O presente artigo contribui para facilitar e estimular a ação dos empreendedores que pretendem criar negócios sustentáveis, assim como os gestores públicos, responsáveis por formular e implementar políticas de apoio a esse tipo de empreendedorismo.
id SBECOTUR-1_3b385d8be05aaf4dbb5552058c979ffa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6314
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Empreendedorismo sustentável em regiões turísticas de GoiásO objetivo deste artigo é compreender como os empreendedores que exploram o nicho da sustentabilidade realizam as principais atividades do processo de criação de empresas e identificar quais são os principais desafios desse processo. Ele apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Foram analisados cinco casos de empresas em duas regiões turísticas de Goiás - Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros. Como quadro de análise foi utilizado um modelo que estrutura o processo de criação em quatro etapas: iniciação, preparação, lançamento e consolidação. Os dados primários foram coletados em entrevistas com os empreendedores. Os resultados obtidos apontam fatores importantes no processo de criação, entre eles a ausência de motivação exclusivamente financeira, a ausência de práticas estruturadas de planejamento e a adoção de práticas sustentáveis e em alguns casos, sociais. As principais dificuldades encontradas nos casos foram categorizadas da seguinte forma: dificuldades com serviços ou políticas públicas; dificuldades relacionadas ao processo logístico ou de produção; dificuldades relacionadas à falta de planejamento. O presente artigo contribui para facilitar e estimular a ação dos empreendedores que pretendem criar negócios sustentáveis, assim como os gestores públicos, responsáveis por formular e implementar políticas de apoio a esse tipo de empreendedorismo.Universidade Federal de São Paulo2013-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/631410.34024/rbecotur.2013.v6.6314Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 3 (2013): agosto-outubro/2013Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 3 (2013): agosto-outubro/2013Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 3 (2013): agosto-outubro/20131983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6314/4019Pereira, Thaynara SantiagoBorges, Cândidoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T18:57:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6314Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2021-09-24T18:57:41Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo sustentável em regiões turísticas de Goiás
title Empreendedorismo sustentável em regiões turísticas de Goiás
spellingShingle Empreendedorismo sustentável em regiões turísticas de Goiás
Pereira, Thaynara Santiago
title_short Empreendedorismo sustentável em regiões turísticas de Goiás
title_full Empreendedorismo sustentável em regiões turísticas de Goiás
title_fullStr Empreendedorismo sustentável em regiões turísticas de Goiás
title_full_unstemmed Empreendedorismo sustentável em regiões turísticas de Goiás
title_sort Empreendedorismo sustentável em regiões turísticas de Goiás
author Pereira, Thaynara Santiago
author_facet Pereira, Thaynara Santiago
Borges, Cândido
author_role author
author2 Borges, Cândido
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Thaynara Santiago
Borges, Cândido
description O objetivo deste artigo é compreender como os empreendedores que exploram o nicho da sustentabilidade realizam as principais atividades do processo de criação de empresas e identificar quais são os principais desafios desse processo. Ele apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Foram analisados cinco casos de empresas em duas regiões turísticas de Goiás - Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros. Como quadro de análise foi utilizado um modelo que estrutura o processo de criação em quatro etapas: iniciação, preparação, lançamento e consolidação. Os dados primários foram coletados em entrevistas com os empreendedores. Os resultados obtidos apontam fatores importantes no processo de criação, entre eles a ausência de motivação exclusivamente financeira, a ausência de práticas estruturadas de planejamento e a adoção de práticas sustentáveis e em alguns casos, sociais. As principais dificuldades encontradas nos casos foram categorizadas da seguinte forma: dificuldades com serviços ou políticas públicas; dificuldades relacionadas ao processo logístico ou de produção; dificuldades relacionadas à falta de planejamento. O presente artigo contribui para facilitar e estimular a ação dos empreendedores que pretendem criar negócios sustentáveis, assim como os gestores públicos, responsáveis por formular e implementar políticas de apoio a esse tipo de empreendedorismo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6314
10.34024/rbecotur.2013.v6.6314
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6314
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2013.v6.6314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6314/4019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 6 n. 3 (2013): agosto-outubro/2013
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 6 No. 3 (2013): agosto-outubro/2013
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 6 Núm. 3 (2013): agosto-outubro/2013
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138609811423232