Competições e festivais na Grécia Pré-Helênica: as evidências minóico-micênicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torralvo, Ana Claudia
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
Texto Completo: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/510
Resumo: O que conhecemos das competições desportivas e dos festivais durante a Idade do Bronze na Grécia e no Egeu chegou até nós através das imagens representadas sobre os mais diversos suportes, como os afrescos, os relevos, a glíptica e outras manifestações da arte desse período. Neles percebemos algumas atividades físicas que podem caracterizar práticas desportivas: a luta corporal, praticada com luvas de couro, e a corrida, ambas comuns ao universo minóico-micênico. Já a tauromaquia ou salto do touro e característica da Creta minóica e só aparece no continente grego como cópia do repertório iconográfico. Muitas vezes os afrescos, principalmente aqueles em contexto minóico, são relacionados à religião e locais de culto, o que levou a associação de representações de eventos públicos com festivais religiosos. Mas a evidência negativa não é conclusiva e, portanto, não podemos afirmar que os jogos, competições e festivais fossem apenas eventos públicos de caráter religioso. A iconografia ultrapassou o limite arquitetônico dos afrescos e relevos para ser aplicada a objetos móveis, corno vasos em pedra e cerâmicos; anéis e engastes em marfim atestam a existência de sacrifícios animais, libações, jogos como lutas e tauromaquias, e procissões com música e danças, possivelmente rituais. Dos espetáculos registrados na imagética minóica, o mais popular era a tauromaquia ou salto do touro. As lutas de boxe parecem ter tido uma origem continental. Os lutadores geralmente são representados aos pares e usam luvas de couro. As corridas também foram muito apreciadas entre os micênios.
id SBEC_21c86af5661e94759627a5dd259966e2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/510
network_acronym_str SBEC
network_name_str Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
repository_id_str
spelling Competições e festivais na Grécia Pré-Helênica: as evidências minóico-micênicasIdade do BronzeGréciaCretatauromaquiaboxecorridaesquema iconográficoevento público.O que conhecemos das competições desportivas e dos festivais durante a Idade do Bronze na Grécia e no Egeu chegou até nós através das imagens representadas sobre os mais diversos suportes, como os afrescos, os relevos, a glíptica e outras manifestações da arte desse período. Neles percebemos algumas atividades físicas que podem caracterizar práticas desportivas: a luta corporal, praticada com luvas de couro, e a corrida, ambas comuns ao universo minóico-micênico. Já a tauromaquia ou salto do touro e característica da Creta minóica e só aparece no continente grego como cópia do repertório iconográfico. Muitas vezes os afrescos, principalmente aqueles em contexto minóico, são relacionados à religião e locais de culto, o que levou a associação de representações de eventos públicos com festivais religiosos. Mas a evidência negativa não é conclusiva e, portanto, não podemos afirmar que os jogos, competições e festivais fossem apenas eventos públicos de caráter religioso. A iconografia ultrapassou o limite arquitetônico dos afrescos e relevos para ser aplicada a objetos móveis, corno vasos em pedra e cerâmicos; anéis e engastes em marfim atestam a existência de sacrifícios animais, libações, jogos como lutas e tauromaquias, e procissões com música e danças, possivelmente rituais. Dos espetáculos registrados na imagética minóica, o mais popular era a tauromaquia ou salto do touro. As lutas de boxe parecem ter tido uma origem continental. Os lutadores geralmente são representados aos pares e usam luvas de couro. As corridas também foram muito apreciadas entre os micênios.Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)1997-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/51010.24277/classica.v9i9/10.510Classica; Vol. 9 No. 9/10 (1997): (1996/1997); 34-44Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 9 n. 9/10 (1997): (1996/1997); 34-442176-64360103-431610.24277/classica.v9i9/10reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)instacron:SBECporhttps://revista.classica.org.br/classica/article/view/510/453Copyright (c) 2018 Ana Claudia Torralvoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorralvo, Ana Claudia2018-02-10T00:00:24Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/510Revistahttps://revista.classica.org.br/classicaPUBhttps://revista.classica.org.br/classica/oaieditor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br2176-64360103-4316opendoar:2018-02-10T00:00:24Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competições e festivais na Grécia Pré-Helênica: as evidências minóico-micênicas
title Competições e festivais na Grécia Pré-Helênica: as evidências minóico-micênicas
spellingShingle Competições e festivais na Grécia Pré-Helênica: as evidências minóico-micênicas
Torralvo, Ana Claudia
Idade do Bronze
Grécia
Creta
tauromaquia
boxe
corrida
esquema iconográfico
evento público.
title_short Competições e festivais na Grécia Pré-Helênica: as evidências minóico-micênicas
title_full Competições e festivais na Grécia Pré-Helênica: as evidências minóico-micênicas
title_fullStr Competições e festivais na Grécia Pré-Helênica: as evidências minóico-micênicas
title_full_unstemmed Competições e festivais na Grécia Pré-Helênica: as evidências minóico-micênicas
title_sort Competições e festivais na Grécia Pré-Helênica: as evidências minóico-micênicas
author Torralvo, Ana Claudia
author_facet Torralvo, Ana Claudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torralvo, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Idade do Bronze
Grécia
Creta
tauromaquia
boxe
corrida
esquema iconográfico
evento público.
topic Idade do Bronze
Grécia
Creta
tauromaquia
boxe
corrida
esquema iconográfico
evento público.
description O que conhecemos das competições desportivas e dos festivais durante a Idade do Bronze na Grécia e no Egeu chegou até nós através das imagens representadas sobre os mais diversos suportes, como os afrescos, os relevos, a glíptica e outras manifestações da arte desse período. Neles percebemos algumas atividades físicas que podem caracterizar práticas desportivas: a luta corporal, praticada com luvas de couro, e a corrida, ambas comuns ao universo minóico-micênico. Já a tauromaquia ou salto do touro e característica da Creta minóica e só aparece no continente grego como cópia do repertório iconográfico. Muitas vezes os afrescos, principalmente aqueles em contexto minóico, são relacionados à religião e locais de culto, o que levou a associação de representações de eventos públicos com festivais religiosos. Mas a evidência negativa não é conclusiva e, portanto, não podemos afirmar que os jogos, competições e festivais fossem apenas eventos públicos de caráter religioso. A iconografia ultrapassou o limite arquitetônico dos afrescos e relevos para ser aplicada a objetos móveis, corno vasos em pedra e cerâmicos; anéis e engastes em marfim atestam a existência de sacrifícios animais, libações, jogos como lutas e tauromaquias, e procissões com música e danças, possivelmente rituais. Dos espetáculos registrados na imagética minóica, o mais popular era a tauromaquia ou salto do touro. As lutas de boxe parecem ter tido uma origem continental. Os lutadores geralmente são representados aos pares e usam luvas de couro. As corridas também foram muito apreciadas entre os micênios.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.classica.org.br/classica/article/view/510
10.24277/classica.v9i9/10.510
url https://revista.classica.org.br/classica/article/view/510
identifier_str_mv 10.24277/classica.v9i9/10.510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.classica.org.br/classica/article/view/510/453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ana Claudia Torralvo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ana Claudia Torralvo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
dc.source.none.fl_str_mv Classica; Vol. 9 No. 9/10 (1997): (1996/1997); 34-44
Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos; v. 9 n. 9/10 (1997): (1996/1997); 34-44
2176-6436
0103-4316
10.24277/classica.v9i9/10
reponame:Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
instacron:SBEC
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
instacron_str SBEC
institution SBEC
reponame_str Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
collection Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online)
repository.name.fl_str_mv Classica (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Online) - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)
repository.mail.fl_str_mv editor@classica.org.br||revistaclassica@classica.org.br
_version_ 1797239838337925120