Avaliação postural, dor e aptidão física de praticantes de hidroginástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colpo,Iane Marcela Scherer
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Daronco,Luciane Sanchotene Etchepare, Balsan,Laércio André Gassen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Dor
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132013000100009
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A hidroginástica pode ser praticada por indivíduos de diversas faixas etárias, pois proporciona baixo impacto, sendo uma alternativa para melhorar a qualidade de vida e a saúde de indivíduos que estão impossibilitados de realizar atividades de impacto. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de 12 semanas de prática de hidroginástica sobre a percepção subjetiva da dor e sua influência nas atividades da vida diária, verificar a postura e a aptidão física de praticantes de hidroginástica. MÉTODO: Participaram da pesquisa 20 mulheres, com idade entre 30 e 50 anos. As mesmas passaram por uma avaliação inicial para mensurar a flexibilidade e resistência muscular localizada. Também foram feitas mensurações antropométricas, como massa corporal, estatura, circunferência da cintura e do quadril, para estimar o índice de massa corpórea (IMC) e a relação cintura quadril (RCQ). Além disso, responderam dois questionários para avaliar a dor. Após 12 semanas do pré-teste, realizou-se a avaliação final. RESULTADOS: Encontrou-se diferença estatística significante na circunferência da cintura e na RCQ, houve diminuição da sensação subjetiva da dor nos locais face e pé esquerdo. As dores passaram a interferir menos na realização de atividades gerais, no humor e no sono. Em relação à postura, não houve modificações entre o início e o final do estudo. CONCLUSÃO: A hidroginástica, num período de 12 semanas, foi eficaz na melhoria de alguns itens da aptidão física e na diminuição da dor, porém, não em relação à postura de mulheres que já praticam essa modalidade.
id SBED-1_c5d26ef06e43c41d807137a6a8925de4
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-00132013000100009
network_acronym_str SBED-1
network_name_str Revista Dor
repository_id_str
spelling Avaliação postural, dor e aptidão física de praticantes de hidroginásticaAptidão físicaDorPosturaJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A hidroginástica pode ser praticada por indivíduos de diversas faixas etárias, pois proporciona baixo impacto, sendo uma alternativa para melhorar a qualidade de vida e a saúde de indivíduos que estão impossibilitados de realizar atividades de impacto. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de 12 semanas de prática de hidroginástica sobre a percepção subjetiva da dor e sua influência nas atividades da vida diária, verificar a postura e a aptidão física de praticantes de hidroginástica. MÉTODO: Participaram da pesquisa 20 mulheres, com idade entre 30 e 50 anos. As mesmas passaram por uma avaliação inicial para mensurar a flexibilidade e resistência muscular localizada. Também foram feitas mensurações antropométricas, como massa corporal, estatura, circunferência da cintura e do quadril, para estimar o índice de massa corpórea (IMC) e a relação cintura quadril (RCQ). Além disso, responderam dois questionários para avaliar a dor. Após 12 semanas do pré-teste, realizou-se a avaliação final. RESULTADOS: Encontrou-se diferença estatística significante na circunferência da cintura e na RCQ, houve diminuição da sensação subjetiva da dor nos locais face e pé esquerdo. As dores passaram a interferir menos na realização de atividades gerais, no humor e no sono. Em relação à postura, não houve modificações entre o início e o final do estudo. CONCLUSÃO: A hidroginástica, num período de 12 semanas, foi eficaz na melhoria de alguns itens da aptidão física e na diminuição da dor, porém, não em relação à postura de mulheres que já praticam essa modalidade.Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132013000100009Revista Dor v.14 n.1 2013reponame:Revista Dorinstname:Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)instacron:SBED10.1590/S1806-00132013000100009info:eu-repo/semantics/openAccessColpo,Iane Marcela SchererDaronco,Luciane Sanchotene EtchepareBalsan,Laércio André Gassenpor2013-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S1806-00132013000100009Revistahttps://www.scielo.br/j/rdor/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpdor@dor.org.br||dor@dor.org.br2317-63931806-0013opendoar:2013-04-17T00:00Revista Dor - Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação postural, dor e aptidão física de praticantes de hidroginástica
title Avaliação postural, dor e aptidão física de praticantes de hidroginástica
spellingShingle Avaliação postural, dor e aptidão física de praticantes de hidroginástica
Colpo,Iane Marcela Scherer
Aptidão física
Dor
Postura
title_short Avaliação postural, dor e aptidão física de praticantes de hidroginástica
title_full Avaliação postural, dor e aptidão física de praticantes de hidroginástica
title_fullStr Avaliação postural, dor e aptidão física de praticantes de hidroginástica
title_full_unstemmed Avaliação postural, dor e aptidão física de praticantes de hidroginástica
title_sort Avaliação postural, dor e aptidão física de praticantes de hidroginástica
author Colpo,Iane Marcela Scherer
author_facet Colpo,Iane Marcela Scherer
Daronco,Luciane Sanchotene Etchepare
Balsan,Laércio André Gassen
author_role author
author2 Daronco,Luciane Sanchotene Etchepare
Balsan,Laércio André Gassen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colpo,Iane Marcela Scherer
Daronco,Luciane Sanchotene Etchepare
Balsan,Laércio André Gassen
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão física
Dor
Postura
topic Aptidão física
Dor
Postura
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A hidroginástica pode ser praticada por indivíduos de diversas faixas etárias, pois proporciona baixo impacto, sendo uma alternativa para melhorar a qualidade de vida e a saúde de indivíduos que estão impossibilitados de realizar atividades de impacto. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de 12 semanas de prática de hidroginástica sobre a percepção subjetiva da dor e sua influência nas atividades da vida diária, verificar a postura e a aptidão física de praticantes de hidroginástica. MÉTODO: Participaram da pesquisa 20 mulheres, com idade entre 30 e 50 anos. As mesmas passaram por uma avaliação inicial para mensurar a flexibilidade e resistência muscular localizada. Também foram feitas mensurações antropométricas, como massa corporal, estatura, circunferência da cintura e do quadril, para estimar o índice de massa corpórea (IMC) e a relação cintura quadril (RCQ). Além disso, responderam dois questionários para avaliar a dor. Após 12 semanas do pré-teste, realizou-se a avaliação final. RESULTADOS: Encontrou-se diferença estatística significante na circunferência da cintura e na RCQ, houve diminuição da sensação subjetiva da dor nos locais face e pé esquerdo. As dores passaram a interferir menos na realização de atividades gerais, no humor e no sono. Em relação à postura, não houve modificações entre o início e o final do estudo. CONCLUSÃO: A hidroginástica, num período de 12 semanas, foi eficaz na melhoria de alguns itens da aptidão física e na diminuição da dor, porém, não em relação à postura de mulheres que já praticam essa modalidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132013000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-00132013000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-00132013000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor
dc.source.none.fl_str_mv Revista Dor v.14 n.1 2013
reponame:Revista Dor
instname:Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)
instacron:SBED
instname_str Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)
instacron_str SBED
institution SBED
reponame_str Revista Dor
collection Revista Dor
repository.name.fl_str_mv Revista Dor - Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)
repository.mail.fl_str_mv dor@dor.org.br||dor@dor.org.br
_version_ 1752126254465679360