Obesidade: hábitos nutricionais, sedentarismo e resistência à insulina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Luciana O.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Francischi,Rachel P. de, Lancha Jr.,Antonio H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302003000200003
Resumo: A obesidade já é considerada uma epidemia mundial independente de condições econômicas e sociais. O risco aumentado de mortalidade e morbidade associado à obesidade tem sido alvo de muitos estudos que tentam elucidar os aspectos da síndrome X como conseqüência da obesidade. Esta síndrome é caracterizada por algumas doenças metabólicas, como resistência à insulina, hipertensão, dislipidemia. Está bem estabelecido que fatores genéticos têm influência neste aumento dos casos de obesidade. No entanto, o aumento significativo nos casos de obesidade nos últimos 20 anos dificilmente poderia ser explicado por mudanças genéticas que tenham ocorrido neste espaço de tempo. Sendo assim, os principais fatores envolvidos no desenvolvimento da obesidade têm sido relacionados com fatores ambientais, como ingestão alimentar inadequada e redução no gasto calórico diário. Na tentativa de desencadear obesidade em animais e permitir o estudo desta doença de maneira mais completa, diversos modelos experimentais de obesidade têm sido desenvolvidos. Ainda que não possam ser considerados exatamente iguais aos modelos de obesidade humana, são de grande valor no estudo dos diversos aspectos que contribuem para este excessivo acúmulo de adiposidade e suas conseqüências.
id SBEM-2_5f5773211f9ab44ec76ec35c24b34c17
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27302003000200003
network_acronym_str SBEM-2
network_name_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository_id_str
spelling Obesidade: hábitos nutricionais, sedentarismo e resistência à insulinaObesidadeDieta hiperlipídicaResistência à insulinaModelos experimentaisA obesidade já é considerada uma epidemia mundial independente de condições econômicas e sociais. O risco aumentado de mortalidade e morbidade associado à obesidade tem sido alvo de muitos estudos que tentam elucidar os aspectos da síndrome X como conseqüência da obesidade. Esta síndrome é caracterizada por algumas doenças metabólicas, como resistência à insulina, hipertensão, dislipidemia. Está bem estabelecido que fatores genéticos têm influência neste aumento dos casos de obesidade. No entanto, o aumento significativo nos casos de obesidade nos últimos 20 anos dificilmente poderia ser explicado por mudanças genéticas que tenham ocorrido neste espaço de tempo. Sendo assim, os principais fatores envolvidos no desenvolvimento da obesidade têm sido relacionados com fatores ambientais, como ingestão alimentar inadequada e redução no gasto calórico diário. Na tentativa de desencadear obesidade em animais e permitir o estudo desta doença de maneira mais completa, diversos modelos experimentais de obesidade têm sido desenvolvidos. Ainda que não possam ser considerados exatamente iguais aos modelos de obesidade humana, são de grande valor no estudo dos diversos aspectos que contribuem para este excessivo acúmulo de adiposidade e suas conseqüências.Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302003000200003Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.47 n.2 2003reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)instacron:SBEM10.1590/S0004-27302003000200003info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Luciana O.Francischi,Rachel P. deLancha Jr.,Antonio H.por2003-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27302003000200003Revistahttps://www.aem-sbem.com/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abem-editoria@endocrino.org.br1677-94870004-2730opendoar:2003-06-12T00:00Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Obesidade: hábitos nutricionais, sedentarismo e resistência à insulina
title Obesidade: hábitos nutricionais, sedentarismo e resistência à insulina
spellingShingle Obesidade: hábitos nutricionais, sedentarismo e resistência à insulina
Pereira,Luciana O.
Obesidade
Dieta hiperlipídica
Resistência à insulina
Modelos experimentais
title_short Obesidade: hábitos nutricionais, sedentarismo e resistência à insulina
title_full Obesidade: hábitos nutricionais, sedentarismo e resistência à insulina
title_fullStr Obesidade: hábitos nutricionais, sedentarismo e resistência à insulina
title_full_unstemmed Obesidade: hábitos nutricionais, sedentarismo e resistência à insulina
title_sort Obesidade: hábitos nutricionais, sedentarismo e resistência à insulina
author Pereira,Luciana O.
author_facet Pereira,Luciana O.
Francischi,Rachel P. de
Lancha Jr.,Antonio H.
author_role author
author2 Francischi,Rachel P. de
Lancha Jr.,Antonio H.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Luciana O.
Francischi,Rachel P. de
Lancha Jr.,Antonio H.
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Dieta hiperlipídica
Resistência à insulina
Modelos experimentais
topic Obesidade
Dieta hiperlipídica
Resistência à insulina
Modelos experimentais
description A obesidade já é considerada uma epidemia mundial independente de condições econômicas e sociais. O risco aumentado de mortalidade e morbidade associado à obesidade tem sido alvo de muitos estudos que tentam elucidar os aspectos da síndrome X como conseqüência da obesidade. Esta síndrome é caracterizada por algumas doenças metabólicas, como resistência à insulina, hipertensão, dislipidemia. Está bem estabelecido que fatores genéticos têm influência neste aumento dos casos de obesidade. No entanto, o aumento significativo nos casos de obesidade nos últimos 20 anos dificilmente poderia ser explicado por mudanças genéticas que tenham ocorrido neste espaço de tempo. Sendo assim, os principais fatores envolvidos no desenvolvimento da obesidade têm sido relacionados com fatores ambientais, como ingestão alimentar inadequada e redução no gasto calórico diário. Na tentativa de desencadear obesidade em animais e permitir o estudo desta doença de maneira mais completa, diversos modelos experimentais de obesidade têm sido desenvolvidos. Ainda que não possam ser considerados exatamente iguais aos modelos de obesidade humana, são de grande valor no estudo dos diversos aspectos que contribuem para este excessivo acúmulo de adiposidade e suas conseqüências.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302003000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302003000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27302003000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.47 n.2 2003
reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
repository.mail.fl_str_mv ||abem-editoria@endocrino.org.br
_version_ 1754734806868951040