O papel da lipemia pós-prandial na gênese da aterosclerose: particularidades do diabetes mellitus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Signori,Luis Ulisses
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Plentz,Rodrigo Della Méa, Irigoyen,Maria Cláudia, Schaan,Beatriz D'Agord
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000200011
Resumo: A aterosclerose é uma doença multifatorial e complexa, que determina eventos clínicos causadores de morbi-mortalidade significativa, representada pela ocorrência de infarto agudo do miocárdio, angina e morte súbita. Está associada a anormalidades lipídicas, ativação plaquetária, trombose, inflamação, disfunção endotelial, estresse oxidativo e alterações metabólicas da matriz, entre outros distúrbios. Todas essas anormalidades são mais comuns e acentuadas no paciente com diabetes, assim como no estado pós-prandial. Dentre os fatores de risco para doença arterial coronariana que ainda não são efetivamente empregados nas estratégias de prevenção da doença em grandes populações destaca-se a hiperlipemia pós-prandial, possível marcador precoce de anormalidades metabólicas e disfunção vascular não observadas em jejum. Recentes resultados mostram que as alterações que ocorrem após uma única sobrecarga lipídica se relacionam negativamente à função endotelial, sendo que as alterações na reatividade vascular estão fortemente associadas à progressão da aterosclerose e aos eventos cardiovasculares. Essas alterações podem revelar um estado de intolerância às gorduras que já são detectadas em indivíduos saudáveis, antes mesmo que anormalidades em jejum sejam percebidas. Esta revisão aborda a fisiopatologia envolvida na lipemia pós-prandial e sua relação com a aterogênese, com ênfase no diabetes mellitus.
id SBEM-2_e493e90d741332dc2daa804848213701
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27302007000200011
network_acronym_str SBEM-2
network_name_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository_id_str
spelling O papel da lipemia pós-prandial na gênese da aterosclerose: particularidades do diabetes mellitusLipemia pós-prandialHipertrigliceridemiaDisfunção endotelialEstresse oxidativoInflamaçãoAteroscleroseA aterosclerose é uma doença multifatorial e complexa, que determina eventos clínicos causadores de morbi-mortalidade significativa, representada pela ocorrência de infarto agudo do miocárdio, angina e morte súbita. Está associada a anormalidades lipídicas, ativação plaquetária, trombose, inflamação, disfunção endotelial, estresse oxidativo e alterações metabólicas da matriz, entre outros distúrbios. Todas essas anormalidades são mais comuns e acentuadas no paciente com diabetes, assim como no estado pós-prandial. Dentre os fatores de risco para doença arterial coronariana que ainda não são efetivamente empregados nas estratégias de prevenção da doença em grandes populações destaca-se a hiperlipemia pós-prandial, possível marcador precoce de anormalidades metabólicas e disfunção vascular não observadas em jejum. Recentes resultados mostram que as alterações que ocorrem após uma única sobrecarga lipídica se relacionam negativamente à função endotelial, sendo que as alterações na reatividade vascular estão fortemente associadas à progressão da aterosclerose e aos eventos cardiovasculares. Essas alterações podem revelar um estado de intolerância às gorduras que já são detectadas em indivíduos saudáveis, antes mesmo que anormalidades em jejum sejam percebidas. Esta revisão aborda a fisiopatologia envolvida na lipemia pós-prandial e sua relação com a aterogênese, com ênfase no diabetes mellitus.Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia2007-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000200011Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.51 n.2 2007reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)instacron:SBEM10.1590/S0004-27302007000200011info:eu-repo/semantics/openAccessSignori,Luis UlissesPlentz,Rodrigo Della MéaIrigoyen,Maria CláudiaSchaan,Beatriz D'Agordpor2007-05-02T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27302007000200011Revistahttps://www.aem-sbem.com/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||abem-editoria@endocrino.org.br1677-94870004-2730opendoar:2007-05-02T00:00Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da lipemia pós-prandial na gênese da aterosclerose: particularidades do diabetes mellitus
title O papel da lipemia pós-prandial na gênese da aterosclerose: particularidades do diabetes mellitus
spellingShingle O papel da lipemia pós-prandial na gênese da aterosclerose: particularidades do diabetes mellitus
Signori,Luis Ulisses
Lipemia pós-prandial
Hipertrigliceridemia
Disfunção endotelial
Estresse oxidativo
Inflamação
Aterosclerose
title_short O papel da lipemia pós-prandial na gênese da aterosclerose: particularidades do diabetes mellitus
title_full O papel da lipemia pós-prandial na gênese da aterosclerose: particularidades do diabetes mellitus
title_fullStr O papel da lipemia pós-prandial na gênese da aterosclerose: particularidades do diabetes mellitus
title_full_unstemmed O papel da lipemia pós-prandial na gênese da aterosclerose: particularidades do diabetes mellitus
title_sort O papel da lipemia pós-prandial na gênese da aterosclerose: particularidades do diabetes mellitus
author Signori,Luis Ulisses
author_facet Signori,Luis Ulisses
Plentz,Rodrigo Della Méa
Irigoyen,Maria Cláudia
Schaan,Beatriz D'Agord
author_role author
author2 Plentz,Rodrigo Della Méa
Irigoyen,Maria Cláudia
Schaan,Beatriz D'Agord
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Signori,Luis Ulisses
Plentz,Rodrigo Della Méa
Irigoyen,Maria Cláudia
Schaan,Beatriz D'Agord
dc.subject.por.fl_str_mv Lipemia pós-prandial
Hipertrigliceridemia
Disfunção endotelial
Estresse oxidativo
Inflamação
Aterosclerose
topic Lipemia pós-prandial
Hipertrigliceridemia
Disfunção endotelial
Estresse oxidativo
Inflamação
Aterosclerose
description A aterosclerose é uma doença multifatorial e complexa, que determina eventos clínicos causadores de morbi-mortalidade significativa, representada pela ocorrência de infarto agudo do miocárdio, angina e morte súbita. Está associada a anormalidades lipídicas, ativação plaquetária, trombose, inflamação, disfunção endotelial, estresse oxidativo e alterações metabólicas da matriz, entre outros distúrbios. Todas essas anormalidades são mais comuns e acentuadas no paciente com diabetes, assim como no estado pós-prandial. Dentre os fatores de risco para doença arterial coronariana que ainda não são efetivamente empregados nas estratégias de prevenção da doença em grandes populações destaca-se a hiperlipemia pós-prandial, possível marcador precoce de anormalidades metabólicas e disfunção vascular não observadas em jejum. Recentes resultados mostram que as alterações que ocorrem após uma única sobrecarga lipídica se relacionam negativamente à função endotelial, sendo que as alterações na reatividade vascular estão fortemente associadas à progressão da aterosclerose e aos eventos cardiovasculares. Essas alterações podem revelar um estado de intolerância às gorduras que já são detectadas em indivíduos saudáveis, antes mesmo que anormalidades em jejum sejam percebidas. Esta revisão aborda a fisiopatologia envolvida na lipemia pós-prandial e sua relação com a aterogênese, com ênfase no diabetes mellitus.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302007000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27302007000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v.51 n.2 2007
reponame:Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia (Online) - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
repository.mail.fl_str_mv ||abem-editoria@endocrino.org.br
_version_ 1754734808793088000