Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlanetto, Virginia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dullius, Maria Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776
Resumo: Neste artigo, apresenta-se a análise das estratégias utilizadas por 158 alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de 7 escolas públicas gaúchas, ao resolverem problemas extraídos do banco de dados da Prova Brasil, sistema avaliativo que fornece indicativos da qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática no Brasil. As resoluções dos participantes foram analisadas sob a perspectiva das diferentes estratégias passíveis de serem utilizadas na resolução de problemas matemáticos. Tal atividade constituiu a coleta de dados inicial de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação. Os resultados sinalizam o predomínio da utilização do Cálculo formal nas resoluções e a possibilidade de êxito a partir da utilização de estratégias diferenciadas.
id SBEM_MAT-1_e4611544c0c79c53d12d6d212706faab
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/776
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova BrasilEstratégias. Resolução de Problemas. Matemática.Neste artigo, apresenta-se a análise das estratégias utilizadas por 158 alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de 7 escolas públicas gaúchas, ao resolverem problemas extraídos do banco de dados da Prova Brasil, sistema avaliativo que fornece indicativos da qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática no Brasil. As resoluções dos participantes foram analisadas sob a perspectiva das diferentes estratégias passíveis de serem utilizadas na resolução de problemas matemáticos. Tal atividade constituiu a coleta de dados inicial de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação. Os resultados sinalizam o predomínio da utilização do Cálculo formal nas resoluções e a possibilidade de êxito a partir da utilização de estratégias diferenciadas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 75-842317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFurlanetto, VirginiaDullius, Maria Madalena2022-12-26T15:18:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/776Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil
title Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil
spellingShingle Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil
Furlanetto, Virginia
Estratégias. Resolução de Problemas. Matemática.
title_short Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil
title_full Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil
title_fullStr Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil
title_full_unstemmed Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil
title_sort Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil
author Furlanetto, Virginia
author_facet Furlanetto, Virginia
Dullius, Maria Madalena
author_role author
author2 Dullius, Maria Madalena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlanetto, Virginia
Dullius, Maria Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias. Resolução de Problemas. Matemática.
topic Estratégias. Resolução de Problemas. Matemática.
description Neste artigo, apresenta-se a análise das estratégias utilizadas por 158 alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de 7 escolas públicas gaúchas, ao resolverem problemas extraídos do banco de dados da Prova Brasil, sistema avaliativo que fornece indicativos da qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática no Brasil. As resoluções dos participantes foram analisadas sob a perspectiva das diferentes estratégias passíveis de serem utilizadas na resolução de problemas matemáticos. Tal atividade constituiu a coleta de dados inicial de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação. Os resultados sinalizam o predomínio da utilização do Cálculo formal nas resoluções e a possibilidade de êxito a partir da utilização de estratégias diferenciadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 75-84
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128985489408