Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se a análise das estratégias utilizadas por 158 alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de 7 escolas públicas gaúchas, ao resolverem problemas extraídos do banco de dados da Prova Brasil, sistema avaliativo que fornece indicativos da qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática no Brasil. As resoluções dos participantes foram analisadas sob a perspectiva das diferentes estratégias passíveis de serem utilizadas na resolução de problemas matemáticos. Tal atividade constituiu a coleta de dados inicial de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação. Os resultados sinalizam o predomínio da utilização do Cálculo formal nas resoluções e a possibilidade de êxito a partir da utilização de estratégias diferenciadas. |
id |
SBEM_MAT-1_e4611544c0c79c53d12d6d212706faab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/776 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova BrasilEstratégias. Resolução de Problemas. Matemática.Neste artigo, apresenta-se a análise das estratégias utilizadas por 158 alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de 7 escolas públicas gaúchas, ao resolverem problemas extraídos do banco de dados da Prova Brasil, sistema avaliativo que fornece indicativos da qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática no Brasil. As resoluções dos participantes foram analisadas sob a perspectiva das diferentes estratégias passíveis de serem utilizadas na resolução de problemas matemáticos. Tal atividade constituiu a coleta de dados inicial de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação. Os resultados sinalizam o predomínio da utilização do Cálculo formal nas resoluções e a possibilidade de êxito a partir da utilização de estratégias diferenciadas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 75-842317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFurlanetto, VirginiaDullius, Maria Madalena2022-12-26T15:18:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/776Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil |
title |
Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil |
spellingShingle |
Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil Furlanetto, Virginia Estratégias. Resolução de Problemas. Matemática. |
title_short |
Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil |
title_full |
Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil |
title_fullStr |
Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil |
title_full_unstemmed |
Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil |
title_sort |
Estratégias de resolução utilizadas por alunos do 9º ano em problemas de matemática da Prova Brasil |
author |
Furlanetto, Virginia |
author_facet |
Furlanetto, Virginia Dullius, Maria Madalena |
author_role |
author |
author2 |
Dullius, Maria Madalena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furlanetto, Virginia Dullius, Maria Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias. Resolução de Problemas. Matemática. |
topic |
Estratégias. Resolução de Problemas. Matemática. |
description |
Neste artigo, apresenta-se a análise das estratégias utilizadas por 158 alunos de 9º ano do Ensino Fundamental de 7 escolas públicas gaúchas, ao resolverem problemas extraídos do banco de dados da Prova Brasil, sistema avaliativo que fornece indicativos da qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática no Brasil. As resoluções dos participantes foram analisadas sob a perspectiva das diferentes estratégias passíveis de serem utilizadas na resolução de problemas matemáticos. Tal atividade constituiu a coleta de dados inicial de uma dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação. Os resultados sinalizam o predomínio da utilização do Cálculo formal nas resoluções e a possibilidade de êxito a partir da utilização de estratégias diferenciadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/776/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 75-84 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050128985489408 |