EMPREENDEDOR DE SI PRÓPRIO: COMO A CULTURA DO MANAGEMENT CONTRIBUI PARA O SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADE
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Organizacionais |
Texto Completo: | https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/234 |
Resumo: | O empreendedorismo, nos últimos anos deixou de ser algo raro e tem se tornado cada vez mais um fenômeno de massa disseminando, através da Cultura do Management, a idealização de que o empreendedor é um indivíduo de sucesso e, portanto, a sua conduta é um padrão a ser seguido. Partindo do pressuposto de que o sujeito empreendedor torna-se assim uma figura simbólica de respeito, de sucesso e de inspiração e que essa idealização acaba sendo incorporada pelos indivíduos, a questão que impulsionou as reflexões deste ensaio é como a Cultura do Management, através do culto ao empreendedor, pode influenciar o comportamento dos indivíduos nas organizações? Desta maneira, objetiva-se com este artigo contribuir para as reflexões acerca do empreendedorismo nos estudos organizacionais discutindo como os indivíduos assimilam e interiorizam o conceito de empreendedor e como essa internalização irá contribuir para que ocorra o sequestro da sua subjetividade nas organizações. |
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EMPREENDEDOR DE SI PRÓPRIO: COMO A CULTURA DO MANAGEMENT CONTRIBUI PARA O SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADEEstudos OrganizacionaisEmpreendedorismo; Cultura do Management; Sequestro da Subjetividade.O empreendedorismo, nos últimos anos deixou de ser algo raro e tem se tornado cada vez mais um fenômeno de massa disseminando, através da Cultura do Management, a idealização de que o empreendedor é um indivíduo de sucesso e, portanto, a sua conduta é um padrão a ser seguido. Partindo do pressuposto de que o sujeito empreendedor torna-se assim uma figura simbólica de respeito, de sucesso e de inspiração e que essa idealização acaba sendo incorporada pelos indivíduos, a questão que impulsionou as reflexões deste ensaio é como a Cultura do Management, através do culto ao empreendedor, pode influenciar o comportamento dos indivíduos nas organizações? Desta maneira, objetiva-se com este artigo contribuir para as reflexões acerca do empreendedorismo nos estudos organizacionais discutindo como os indivíduos assimilam e interiorizam o conceito de empreendedor e como essa internalização irá contribuir para que ocorra o sequestro da sua subjetividade nas organizações.Sociedade Brasileira de Estudos OrganizacionaisHipólito Borges, Denise AparecidaCappelle, Monica Carvalho AlvesCampos, Rafaella Cristina2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/23410.21583/2447-4851.rbeo.2019.v6n2.234Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; v. 6, n. 2 (2019): Revista Brasileira de Estudos Organizacionais; 410-4272447-4851reponame:Revista Brasileira de Estudos Organizacionaisinstname:Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)instacron:SBEOporhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/234/pdfDireitos autorais 2019 Denise Aparecida Hipólito Borges, Monica Carvalho Alves Cappelle, Rafaella Cristina Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-14T14:21:38Zoai:rbeo.emnuvens.com.br:article/234Revistahttp://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/indexhttps://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/oai||rbeo@sbeo.org.br2447-48512447-4851opendoar:2019-10-14T14:21:38Revista Brasileira de Estudos Organizacionais - Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO)false |
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