EMPREENDEDOR DE SI PRÓPRIO: COMO A CULTURA DO MANAGEMENT CONTRIBUI PARA O SEQUESTRO DA SUBJETIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hipólito Borges, Denise Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cappelle, Monica Carvalho Alves, Campos, Rafaella Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais
Texto Completo: https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/234
Resumo: O empreendedorismo, nos últimos anos deixou de ser algo raro e tem se tornado cada vez mais um fenômeno de massa disseminando, através da Cultura do Management, a idealização de que o empreendedor é um indivíduo de sucesso e, portanto, a sua conduta é um padrão a ser seguido. Partindo do pressuposto de que o sujeito empreendedor torna-se assim uma figura simbólica de respeito, de sucesso e de inspiração e que essa idealização acaba sendo incorporada pelos indivíduos, a questão que impulsionou as reflexões deste ensaio é como a Cultura do Management, através do culto ao empreendedor, pode influenciar o comportamento dos indivíduos nas organizações? Desta maneira, objetiva-se com este artigo contribuir para as reflexões acerca do empreendedorismo nos estudos organizacionais discutindo como os indivíduos assimilam e interiorizam o conceito de empreendedor e como essa internalização irá contribuir para que ocorra o sequestro da sua subjetividade nas organizações.
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