A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arthury,Luiz H.M.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Terrazzan,Eduardo A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000300503
Resumo: Resumo Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que objetivou estabelecer um conjunto de recomendações para um tratamento didático da Natureza da Ciência, junto a alunos de Física do Ensino Médio. Para esse fim, elaboramos uma unidade de ensino composta por textos sobre o desenvolvimento da Gravitação, com um olhar epistemológico baseado nos elementos da epistemologia de Lakatos, juntamente com apresentações eletrônicas e atividades baseadas nos assuntos trabalhados. Entre nossas constatações, consideramos aspectos relacionados ao uso de textos nas aulas, na apresentação de termos específicos da epistemologia aos alunos, e nas dificuldades enfrentadas tanto pelos alunos quanto pelos professores.
id SBF-1_520ae1160f604e0e8ef8607553d6c31c
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172018000300503
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a GravitaçãoEnsino de FísicaNatureza da CiênciaHistória e Filosofia da CiênciaGravitação no Ensino MédioRelatividade Geral no Ensino MédioResumo Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que objetivou estabelecer um conjunto de recomendações para um tratamento didático da Natureza da Ciência, junto a alunos de Física do Ensino Médio. Para esse fim, elaboramos uma unidade de ensino composta por textos sobre o desenvolvimento da Gravitação, com um olhar epistemológico baseado nos elementos da epistemologia de Lakatos, juntamente com apresentações eletrônicas e atividades baseadas nos assuntos trabalhados. Entre nossas constatações, consideramos aspectos relacionados ao uso de textos nas aulas, na apresentação de termos específicos da epistemologia aos alunos, e nas dificuldades enfrentadas tanto pelos alunos quanto pelos professores.Sociedade Brasileira de Física2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000300503Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.3 2018reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2017-0233info:eu-repo/semantics/openAccessArthury,Luiz H.M.Terrazzan,Eduardo A.por2018-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172018000300503Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2018-02-16T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação
title A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação
spellingShingle A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação
Arthury,Luiz H.M.
Ensino de Física
Natureza da Ciência
História e Filosofia da Ciência
Gravitação no Ensino Médio
Relatividade Geral no Ensino Médio
title_short A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação
title_full A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação
title_fullStr A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação
title_full_unstemmed A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação
title_sort A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação
author Arthury,Luiz H.M.
author_facet Arthury,Luiz H.M.
Terrazzan,Eduardo A.
author_role author
author2 Terrazzan,Eduardo A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arthury,Luiz H.M.
Terrazzan,Eduardo A.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Natureza da Ciência
História e Filosofia da Ciência
Gravitação no Ensino Médio
Relatividade Geral no Ensino Médio
topic Ensino de Física
Natureza da Ciência
História e Filosofia da Ciência
Gravitação no Ensino Médio
Relatividade Geral no Ensino Médio
description Resumo Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que objetivou estabelecer um conjunto de recomendações para um tratamento didático da Natureza da Ciência, junto a alunos de Física do Ensino Médio. Para esse fim, elaboramos uma unidade de ensino composta por textos sobre o desenvolvimento da Gravitação, com um olhar epistemológico baseado nos elementos da epistemologia de Lakatos, juntamente com apresentações eletrônicas e atividades baseadas nos assuntos trabalhados. Entre nossas constatações, consideramos aspectos relacionados ao uso de textos nas aulas, na apresentação de termos específicos da epistemologia aos alunos, e nas dificuldades enfrentadas tanto pelos alunos quanto pelos professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000300503
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000300503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2017-0233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.3 2018
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122423643209728