A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000300503 |
Resumo: | Resumo Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que objetivou estabelecer um conjunto de recomendações para um tratamento didático da Natureza da Ciência, junto a alunos de Física do Ensino Médio. Para esse fim, elaboramos uma unidade de ensino composta por textos sobre o desenvolvimento da Gravitação, com um olhar epistemológico baseado nos elementos da epistemologia de Lakatos, juntamente com apresentações eletrônicas e atividades baseadas nos assuntos trabalhados. Entre nossas constatações, consideramos aspectos relacionados ao uso de textos nas aulas, na apresentação de termos específicos da epistemologia aos alunos, e nas dificuldades enfrentadas tanto pelos alunos quanto pelos professores. |
id |
SBF-1_520ae1160f604e0e8ef8607553d6c31c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172018000300503 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a GravitaçãoEnsino de FísicaNatureza da CiênciaHistória e Filosofia da CiênciaGravitação no Ensino MédioRelatividade Geral no Ensino MédioResumo Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que objetivou estabelecer um conjunto de recomendações para um tratamento didático da Natureza da Ciência, junto a alunos de Física do Ensino Médio. Para esse fim, elaboramos uma unidade de ensino composta por textos sobre o desenvolvimento da Gravitação, com um olhar epistemológico baseado nos elementos da epistemologia de Lakatos, juntamente com apresentações eletrônicas e atividades baseadas nos assuntos trabalhados. Entre nossas constatações, consideramos aspectos relacionados ao uso de textos nas aulas, na apresentação de termos específicos da epistemologia aos alunos, e nas dificuldades enfrentadas tanto pelos alunos quanto pelos professores.Sociedade Brasileira de Física2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000300503Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.3 2018reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2017-0233info:eu-repo/semantics/openAccessArthury,Luiz H.M.Terrazzan,Eduardo A.por2018-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172018000300503Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2018-02-16T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação |
title |
A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação |
spellingShingle |
A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação Arthury,Luiz H.M. Ensino de Física Natureza da Ciência História e Filosofia da Ciência Gravitação no Ensino Médio Relatividade Geral no Ensino Médio |
title_short |
A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação |
title_full |
A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação |
title_fullStr |
A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação |
title_full_unstemmed |
A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação |
title_sort |
A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação |
author |
Arthury,Luiz H.M. |
author_facet |
Arthury,Luiz H.M. Terrazzan,Eduardo A. |
author_role |
author |
author2 |
Terrazzan,Eduardo A. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arthury,Luiz H.M. Terrazzan,Eduardo A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Natureza da Ciência História e Filosofia da Ciência Gravitação no Ensino Médio Relatividade Geral no Ensino Médio |
topic |
Ensino de Física Natureza da Ciência História e Filosofia da Ciência Gravitação no Ensino Médio Relatividade Geral no Ensino Médio |
description |
Resumo Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que objetivou estabelecer um conjunto de recomendações para um tratamento didático da Natureza da Ciência, junto a alunos de Física do Ensino Médio. Para esse fim, elaboramos uma unidade de ensino composta por textos sobre o desenvolvimento da Gravitação, com um olhar epistemológico baseado nos elementos da epistemologia de Lakatos, juntamente com apresentações eletrônicas e atividades baseadas nos assuntos trabalhados. Entre nossas constatações, consideramos aspectos relacionados ao uso de textos nas aulas, na apresentação de termos específicos da epistemologia aos alunos, e nas dificuldades enfrentadas tanto pelos alunos quanto pelos professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000300503 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000300503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2017-0233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.3 2018 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122423643209728 |