Minifoguete a propelente sólido: aspectos teóricos e propostas experimentais para o ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100635 |
Resumo: | Neste trabalho foi construído um minifoguete a propelente sólido como uma proposta de atividade lúdica, no qual os estudantes podem aprender física, matemática e simulação computacional na prática. Foi realizado toda uma abordagem teórica sobre grandezas físicas que surgem na equação de movimento e termodinâmica do minifoguete. A velocidade de exaustão e a constante de arraste puderam ser determinadas com a equação de altura em função do tempo do minifoguete, utilizando um altímetro digital. Estas grandezas foram comparadas com seus respectivos valores teóricos confrontando experiência e teoria. Na parte de construção, foram mostradas todas as etapas, desde a preparação do combustível até o minifoguete pronto para lançamento em uma base. Aqui o estudante tem a oportunidade de entender o funcionamento de um foguete real a propelente sólido, visto que a diferença deste para um minifoguete é apenas a escala. |
id |
SBF-1_6592be925e4a590b91ed90253b958ef1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172020000100635 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Minifoguete a propelente sólido: aspectos teóricos e propostas experimentais para o ensino de físicaMinifogueteTeoriaEnsinoExperiênciaSimulação computacionalNeste trabalho foi construído um minifoguete a propelente sólido como uma proposta de atividade lúdica, no qual os estudantes podem aprender física, matemática e simulação computacional na prática. Foi realizado toda uma abordagem teórica sobre grandezas físicas que surgem na equação de movimento e termodinâmica do minifoguete. A velocidade de exaustão e a constante de arraste puderam ser determinadas com a equação de altura em função do tempo do minifoguete, utilizando um altímetro digital. Estas grandezas foram comparadas com seus respectivos valores teóricos confrontando experiência e teoria. Na parte de construção, foram mostradas todas as etapas, desde a preparação do combustível até o minifoguete pronto para lançamento em uma base. Aqui o estudante tem a oportunidade de entender o funcionamento de um foguete real a propelente sólido, visto que a diferença deste para um minifoguete é apenas a escala.Sociedade Brasileira de Física2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100635Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2020-0390info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,André LuízPaneto,Anderson NunesLittike,Kaio AlanBento,Sérgio SouzaMarchi,Carlos Henriquepor2020-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172020000100635Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2020-11-04T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Minifoguete a propelente sólido: aspectos teóricos e propostas experimentais para o ensino de física |
title |
Minifoguete a propelente sólido: aspectos teóricos e propostas experimentais para o ensino de física |
spellingShingle |
Minifoguete a propelente sólido: aspectos teóricos e propostas experimentais para o ensino de física Alves,André Luíz Minifoguete Teoria Ensino Experiência Simulação computacional |
title_short |
Minifoguete a propelente sólido: aspectos teóricos e propostas experimentais para o ensino de física |
title_full |
Minifoguete a propelente sólido: aspectos teóricos e propostas experimentais para o ensino de física |
title_fullStr |
Minifoguete a propelente sólido: aspectos teóricos e propostas experimentais para o ensino de física |
title_full_unstemmed |
Minifoguete a propelente sólido: aspectos teóricos e propostas experimentais para o ensino de física |
title_sort |
Minifoguete a propelente sólido: aspectos teóricos e propostas experimentais para o ensino de física |
author |
Alves,André Luíz |
author_facet |
Alves,André Luíz Paneto,Anderson Nunes Littike,Kaio Alan Bento,Sérgio Souza Marchi,Carlos Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Paneto,Anderson Nunes Littike,Kaio Alan Bento,Sérgio Souza Marchi,Carlos Henrique |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves,André Luíz Paneto,Anderson Nunes Littike,Kaio Alan Bento,Sérgio Souza Marchi,Carlos Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Minifoguete Teoria Ensino Experiência Simulação computacional |
topic |
Minifoguete Teoria Ensino Experiência Simulação computacional |
description |
Neste trabalho foi construído um minifoguete a propelente sólido como uma proposta de atividade lúdica, no qual os estudantes podem aprender física, matemática e simulação computacional na prática. Foi realizado toda uma abordagem teórica sobre grandezas físicas que surgem na equação de movimento e termodinâmica do minifoguete. A velocidade de exaustão e a constante de arraste puderam ser determinadas com a equação de altura em função do tempo do minifoguete, utilizando um altímetro digital. Estas grandezas foram comparadas com seus respectivos valores teóricos confrontando experiência e teoria. Na parte de construção, foram mostradas todas as etapas, desde a preparação do combustível até o minifoguete pronto para lançamento em uma base. Aqui o estudante tem a oportunidade de entender o funcionamento de um foguete real a propelente sólido, visto que a diferença deste para um minifoguete é apenas a escala. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100635 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2020-0390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122425148964864 |