Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000300502 |
Resumo: | Resumo A implementação de atividades práticas que envolvam cores constitui uma estratégia poderosa para estimular o interesse de crianças e adolescentes para a Ciência. Devido ao seu forte apelo visual e presença no cotidiano, as cores despertam a curiosidade dos estudantes e propiciam o aprendizado de conceitos fundamentais no campo da óptica, tais como reflexão, transmissão e refração. Nesse trabalho, descrevemos um programa de atividades desenvolvido para ensinar conceitos de óptica presentes na formação de cores a partir de materiais simples, baratos e acessíveis. Através de demonstrações abertas e discussões autônomas por parte dos estudantes, elucidamos o processo de formação de cores por reflexão e transmissão, bem como a razão pela qual se pode visualizar objetos incolores. As atividades aqui descritas foram apresentadas num evento de divulgação científica direcionado a crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos. |
id |
SBF-1_f481a43ed7fcd62cce8b8e4dc21b8e15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172019000300502 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de coresEnsino de ópticacoresResumo A implementação de atividades práticas que envolvam cores constitui uma estratégia poderosa para estimular o interesse de crianças e adolescentes para a Ciência. Devido ao seu forte apelo visual e presença no cotidiano, as cores despertam a curiosidade dos estudantes e propiciam o aprendizado de conceitos fundamentais no campo da óptica, tais como reflexão, transmissão e refração. Nesse trabalho, descrevemos um programa de atividades desenvolvido para ensinar conceitos de óptica presentes na formação de cores a partir de materiais simples, baratos e acessíveis. Através de demonstrações abertas e discussões autônomas por parte dos estudantes, elucidamos o processo de formação de cores por reflexão e transmissão, bem como a razão pela qual se pode visualizar objetos incolores. As atividades aqui descritas foram apresentadas num evento de divulgação científica direcionado a crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000300502Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.3 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0223info:eu-repo/semantics/openAccessHenrique,Franciele RenataTomazio,Nathália BerettaRosa,Ramon Gabriel TeixeiraSouza,Adélcio Marques deD'Almeida,Camila de PaulaSciuti,Lucas FioccoGarcia,Marlon RodriguesBoni,Leonardo Depor2019-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000300502Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2019-01-14T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores |
title |
Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores |
spellingShingle |
Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores Henrique,Franciele Renata Ensino de óptica cores |
title_short |
Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores |
title_full |
Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores |
title_fullStr |
Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores |
title_full_unstemmed |
Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores |
title_sort |
Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores |
author |
Henrique,Franciele Renata |
author_facet |
Henrique,Franciele Renata Tomazio,Nathália Beretta Rosa,Ramon Gabriel Teixeira Souza,Adélcio Marques de D'Almeida,Camila de Paula Sciuti,Lucas Fiocco Garcia,Marlon Rodrigues Boni,Leonardo De |
author_role |
author |
author2 |
Tomazio,Nathália Beretta Rosa,Ramon Gabriel Teixeira Souza,Adélcio Marques de D'Almeida,Camila de Paula Sciuti,Lucas Fiocco Garcia,Marlon Rodrigues Boni,Leonardo De |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrique,Franciele Renata Tomazio,Nathália Beretta Rosa,Ramon Gabriel Teixeira Souza,Adélcio Marques de D'Almeida,Camila de Paula Sciuti,Lucas Fiocco Garcia,Marlon Rodrigues Boni,Leonardo De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de óptica cores |
topic |
Ensino de óptica cores |
description |
Resumo A implementação de atividades práticas que envolvam cores constitui uma estratégia poderosa para estimular o interesse de crianças e adolescentes para a Ciência. Devido ao seu forte apelo visual e presença no cotidiano, as cores despertam a curiosidade dos estudantes e propiciam o aprendizado de conceitos fundamentais no campo da óptica, tais como reflexão, transmissão e refração. Nesse trabalho, descrevemos um programa de atividades desenvolvido para ensinar conceitos de óptica presentes na formação de cores a partir de materiais simples, baratos e acessíveis. Através de demonstrações abertas e discussões autônomas por parte dos estudantes, elucidamos o processo de formação de cores por reflexão e transmissão, bem como a razão pela qual se pode visualizar objetos incolores. As atividades aqui descritas foram apresentadas num evento de divulgação científica direcionado a crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000300502 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000300502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2018-0223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.3 2019 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122424057397248 |