Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique,Franciele Renata
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tomazio,Nathália Beretta, Rosa,Ramon Gabriel Teixeira, Souza,Adélcio Marques de, D'Almeida,Camila de Paula, Sciuti,Lucas Fiocco, Garcia,Marlon Rodrigues, Boni,Leonardo De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000300502
Resumo: Resumo A implementação de atividades práticas que envolvam cores constitui uma estratégia poderosa para estimular o interesse de crianças e adolescentes para a Ciência. Devido ao seu forte apelo visual e presença no cotidiano, as cores despertam a curiosidade dos estudantes e propiciam o aprendizado de conceitos fundamentais no campo da óptica, tais como reflexão, transmissão e refração. Nesse trabalho, descrevemos um programa de atividades desenvolvido para ensinar conceitos de óptica presentes na formação de cores a partir de materiais simples, baratos e acessíveis. Através de demonstrações abertas e discussões autônomas por parte dos estudantes, elucidamos o processo de formação de cores por reflexão e transmissão, bem como a razão pela qual se pode visualizar objetos incolores. As atividades aqui descritas foram apresentadas num evento de divulgação científica direcionado a crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos.
id SBF-1_f481a43ed7fcd62cce8b8e4dc21b8e15
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172019000300502
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de coresEnsino de ópticacoresResumo A implementação de atividades práticas que envolvam cores constitui uma estratégia poderosa para estimular o interesse de crianças e adolescentes para a Ciência. Devido ao seu forte apelo visual e presença no cotidiano, as cores despertam a curiosidade dos estudantes e propiciam o aprendizado de conceitos fundamentais no campo da óptica, tais como reflexão, transmissão e refração. Nesse trabalho, descrevemos um programa de atividades desenvolvido para ensinar conceitos de óptica presentes na formação de cores a partir de materiais simples, baratos e acessíveis. Através de demonstrações abertas e discussões autônomas por parte dos estudantes, elucidamos o processo de formação de cores por reflexão e transmissão, bem como a razão pela qual se pode visualizar objetos incolores. As atividades aqui descritas foram apresentadas num evento de divulgação científica direcionado a crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000300502Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.3 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0223info:eu-repo/semantics/openAccessHenrique,Franciele RenataTomazio,Nathália BerettaRosa,Ramon Gabriel TeixeiraSouza,Adélcio Marques deD'Almeida,Camila de PaulaSciuti,Lucas FioccoGarcia,Marlon RodriguesBoni,Leonardo Depor2019-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000300502Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2019-01-14T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores
title Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores
spellingShingle Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores
Henrique,Franciele Renata
Ensino de óptica
cores
title_short Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores
title_full Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores
title_fullStr Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores
title_full_unstemmed Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores
title_sort Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores
author Henrique,Franciele Renata
author_facet Henrique,Franciele Renata
Tomazio,Nathália Beretta
Rosa,Ramon Gabriel Teixeira
Souza,Adélcio Marques de
D'Almeida,Camila de Paula
Sciuti,Lucas Fiocco
Garcia,Marlon Rodrigues
Boni,Leonardo De
author_role author
author2 Tomazio,Nathália Beretta
Rosa,Ramon Gabriel Teixeira
Souza,Adélcio Marques de
D'Almeida,Camila de Paula
Sciuti,Lucas Fiocco
Garcia,Marlon Rodrigues
Boni,Leonardo De
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique,Franciele Renata
Tomazio,Nathália Beretta
Rosa,Ramon Gabriel Teixeira
Souza,Adélcio Marques de
D'Almeida,Camila de Paula
Sciuti,Lucas Fiocco
Garcia,Marlon Rodrigues
Boni,Leonardo De
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de óptica
cores
topic Ensino de óptica
cores
description Resumo A implementação de atividades práticas que envolvam cores constitui uma estratégia poderosa para estimular o interesse de crianças e adolescentes para a Ciência. Devido ao seu forte apelo visual e presença no cotidiano, as cores despertam a curiosidade dos estudantes e propiciam o aprendizado de conceitos fundamentais no campo da óptica, tais como reflexão, transmissão e refração. Nesse trabalho, descrevemos um programa de atividades desenvolvido para ensinar conceitos de óptica presentes na formação de cores a partir de materiais simples, baratos e acessíveis. Através de demonstrações abertas e discussões autônomas por parte dos estudantes, elucidamos o processo de formação de cores por reflexão e transmissão, bem como a razão pela qual se pode visualizar objetos incolores. As atividades aqui descritas foram apresentadas num evento de divulgação científica direcionado a crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000300502
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000300502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2018-0223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.3 2019
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122424057397248