Introduzindo aprendizado de máquina em cursos de física: o caso do rolamento no plano inclinado

Bibliographic Details
Main Author: Ferreira,H.
Publication Date: 2022
Other Authors: Almeida Junior,E.F., Espinosa-García,W., Novais,E., Rodrigues,J.N.B., Dalpian,G.M.
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100472
Summary: Em uma ciência cada vez mais orientada a dados, o uso de métodos computacionais inteligentes é progressivamente indispensável. Neste contexto, torna-se importante expor os estudantes de graduação em física às metodologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Neste trabalho propomos uma forma de utilizar tais métodos na física, resolvendo o problema didático do rolamento em um plano inclinado. Para tanto, introduzimos os principais conceitos das técnicas de aprendizado de máquina e realizamos medidas do tempo que diferentes objetos (aro, disco e esfera) levam para percorrer uma certa distância, de acordo com a altura inicial e o ângulo de inclinação do plano. Com estes dados, aplicamos métodos de classificação capazes de predizer o objeto que rolava sobre o plano com acurácia de 83%, e métodos de regressão capazes de prever a velocidade média do objeto com erro absoluto médio de 1.4 cm s−1. Mostramos também que este modelo didático é instrutivo pois possibilita uma comparação direta com modelos físicos tradicionais e serve como exemplo introdutório para a discussão do que significa ensinar física para o computador.
id SBF-1_fde1ae42726c51fc39590425d6325958
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172022000100472
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Introduzindo aprendizado de máquina em cursos de física: o caso do rolamento no plano inclinadoInteligência ArtificialAprendizado de MáquinaPlano InclinadoEm uma ciência cada vez mais orientada a dados, o uso de métodos computacionais inteligentes é progressivamente indispensável. Neste contexto, torna-se importante expor os estudantes de graduação em física às metodologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Neste trabalho propomos uma forma de utilizar tais métodos na física, resolvendo o problema didático do rolamento em um plano inclinado. Para tanto, introduzimos os principais conceitos das técnicas de aprendizado de máquina e realizamos medidas do tempo que diferentes objetos (aro, disco e esfera) levam para percorrer uma certa distância, de acordo com a altura inicial e o ângulo de inclinação do plano. Com estes dados, aplicamos métodos de classificação capazes de predizer o objeto que rolava sobre o plano com acurácia de 83%, e métodos de regressão capazes de prever a velocidade média do objeto com erro absoluto médio de 1.4 cm s−1. Mostramos também que este modelo didático é instrutivo pois possibilita uma comparação direta com modelos físicos tradicionais e serve como exemplo introdutório para a discussão do que significa ensinar física para o computador.Sociedade Brasileira de Física2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100472Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2022-0214info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,H.Almeida Junior,E.F.Espinosa-García,W.Novais,E.Rodrigues,J.N.B.Dalpian,G.M.por2022-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172022000100472Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2022-12-02T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Introduzindo aprendizado de máquina em cursos de física: o caso do rolamento no plano inclinado
title Introduzindo aprendizado de máquina em cursos de física: o caso do rolamento no plano inclinado
spellingShingle Introduzindo aprendizado de máquina em cursos de física: o caso do rolamento no plano inclinado
Ferreira,H.
Inteligência Artificial
Aprendizado de Máquina
Plano Inclinado
title_short Introduzindo aprendizado de máquina em cursos de física: o caso do rolamento no plano inclinado
title_full Introduzindo aprendizado de máquina em cursos de física: o caso do rolamento no plano inclinado
title_fullStr Introduzindo aprendizado de máquina em cursos de física: o caso do rolamento no plano inclinado
title_full_unstemmed Introduzindo aprendizado de máquina em cursos de física: o caso do rolamento no plano inclinado
title_sort Introduzindo aprendizado de máquina em cursos de física: o caso do rolamento no plano inclinado
author Ferreira,H.
author_facet Ferreira,H.
Almeida Junior,E.F.
Espinosa-García,W.
Novais,E.
Rodrigues,J.N.B.
Dalpian,G.M.
author_role author
author2 Almeida Junior,E.F.
Espinosa-García,W.
Novais,E.
Rodrigues,J.N.B.
Dalpian,G.M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,H.
Almeida Junior,E.F.
Espinosa-García,W.
Novais,E.
Rodrigues,J.N.B.
Dalpian,G.M.
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Artificial
Aprendizado de Máquina
Plano Inclinado
topic Inteligência Artificial
Aprendizado de Máquina
Plano Inclinado
description Em uma ciência cada vez mais orientada a dados, o uso de métodos computacionais inteligentes é progressivamente indispensável. Neste contexto, torna-se importante expor os estudantes de graduação em física às metodologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Neste trabalho propomos uma forma de utilizar tais métodos na física, resolvendo o problema didático do rolamento em um plano inclinado. Para tanto, introduzimos os principais conceitos das técnicas de aprendizado de máquina e realizamos medidas do tempo que diferentes objetos (aro, disco e esfera) levam para percorrer uma certa distância, de acordo com a altura inicial e o ângulo de inclinação do plano. Com estes dados, aplicamos métodos de classificação capazes de predizer o objeto que rolava sobre o plano com acurácia de 83%, e métodos de regressão capazes de prever a velocidade média do objeto com erro absoluto médio de 1.4 cm s−1. Mostramos também que este modelo didático é instrutivo pois possibilita uma comparação direta com modelos físicos tradicionais e serve como exemplo introdutório para a discussão do que significa ensinar física para o computador.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100472
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172022000100472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2022-0214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.44 2022
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122426007748608