Habilidades sociais em crianças disfônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Maíra da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Batista,Ana Priscila, Oliveira,Jáima Pinheiro de, Dassie-Leite,Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000400012
Resumo: OBJETIVO: Obter e analisar os dados de avaliação das habilidades sociais de crianças disfônicas. MÉTODOS: Trata-se de um estudo prospectivo transversal. Participaram 38 crianças, com faixa etária entre 7 e 11 anos, estudantes de uma mesma escola pública, que foram divididas em dois grupos: Grupo Estudo (GE) - 19 crianças disfônicas; Grupo Controle (GE) - 19 crianças não disfônicas. Os grupos foram pareados por gênero e faixa etária. Foram excluídas do grupo estudo crianças com histórico de quaisquer problemas vocais de origem orgânica, de acordo com questionário de identificação e investigação de saúde geral e vocal, respondido pelos responsáveis. Todas as crianças foram submetidas à aplicação do Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças (IMHSC), composto por 21 situações de interação social, representadas por fotos, protagonizadas por uma criança. Diante de cada situação, o participante deveria optar por uma das três possibilidades de atitudes, se estivesse no lugar do protagonista. Cada resposta corresponde a um dos três tipos de reações: assertiva, passiva e agressiva. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Não houve diferença no resultado da avaliação de habilidades sociais entre os grupos, ou seja, crianças do GE e GC apresentaram escores semelhantes referentes à assertividade, agressividade e passividade. Por consequência, não houve diferença nas subescalas do inventário referentes às habilidades sociais. Quanto ao GE, não houve relação entre os escores obtidos no IMHSC e o grau de alteração vocal. CONCLUSÃO: Não é possível determinar comportamentos específicos em crianças disfônicas, no que se refere às habilidades sociais.
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