A avaliação de serviços em Audiologia: concepções e perspectivas
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000300021 |
Resumo: | A avaliação dos serviços vem ocupando posição de destaque no planejamento e gestão em saúde, uma vez que um sistema efetivo pode reordenar a execução das ações e serviços para contemplar as necessidades da população alvo e otimizar os recursos financeiros. Embora existam algumas experiências internacionais na avaliação dos serviços de saúde auditiva, sua contribuição é limitada, devido às particularidades da Política de Atenção à Saúde Auditiva de cada país. No Brasil, o atendimento integral ao deficiente auditivo foi garantido pela Portaria GM/MS nº 2.073/04, com a proposta da organização de uma rede hierarquizada, regionalizada e integrada na Atenção básica, Média e Alta Complexidade. O aprimoramento desta Política é uma consequência natural, depois do início de sua implantação, a fim de constituir serviços públicos de saúde auditiva com qualidade, não somente no ato de sua criação, mas também e principalmente, na manutenção e no aprimoramento constante do processo de atendimento de pessoas com deficiência auditiva, assegurando a efetividade do processo. Para tanto, faz-se imprescindível a formação profissional e o incentivo de discussões referentes à avaliação da qualidade dos serviços de saúde auditiva do Sistema Único de Saúde. |
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A avaliação de serviços em Audiologia: concepções e perspectivasAvaliação de serviços de saúdeIndicadores de qualidade em assistência à saúdeSistema único de saúdeAudiologiaPerda auditivaA avaliação dos serviços vem ocupando posição de destaque no planejamento e gestão em saúde, uma vez que um sistema efetivo pode reordenar a execução das ações e serviços para contemplar as necessidades da população alvo e otimizar os recursos financeiros. Embora existam algumas experiências internacionais na avaliação dos serviços de saúde auditiva, sua contribuição é limitada, devido às particularidades da Política de Atenção à Saúde Auditiva de cada país. No Brasil, o atendimento integral ao deficiente auditivo foi garantido pela Portaria GM/MS nº 2.073/04, com a proposta da organização de uma rede hierarquizada, regionalizada e integrada na Atenção básica, Média e Alta Complexidade. O aprimoramento desta Política é uma consequência natural, depois do início de sua implantação, a fim de constituir serviços públicos de saúde auditiva com qualidade, não somente no ato de sua criação, mas também e principalmente, na manutenção e no aprimoramento constante do processo de atendimento de pessoas com deficiência auditiva, assegurando a efetividade do processo. Para tanto, faz-se imprescindível a formação profissional e o incentivo de discussões referentes à avaliação da qualidade dos serviços de saúde auditiva do Sistema Único de Saúde.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000300021Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.14 n.3 2009reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342009000300021info:eu-repo/semantics/openAccessBevilacqua,Maria CecíliaMelo,Tatiana Mendes deMorettin,MarinaLopes,Andréa Cintrapor2009-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342009000300021Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2009-10-16T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false |
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