Fatores associados a alteração da linguagem em crianças pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,Juliana Coelho de Paula
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pandolfi,Marcela Maria, Carabetta Júnior,Valter, Novo,Neil Ferreira, Colombo-Souza,Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000200013
Resumo: OBJETIVO: Identificar fatores associados à alteração da linguagem entre variáveis sociais e nutricionais de pré-escolares. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com 126 crianças com idade entre 6 meses e 6 anos da região sul do município de São Paulo. Utilizou-se o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II para detectar risco de linguagem. O resultado do teste foi comparado com as seguintes variáveis: idade, gênero, escolaridade da mãe, estado nutricional da criança, número e ordem de nascimento dos filhos e anemia. Os resultados receberam análise estatística. RESULTADOS: Segundo o teste de Denver II, dos 126 sujeitos da pesquisa 18,3% apresentaram risco para linguagem e 9,5% anemia. Não houve diferença entre os grupos risco e não risco para as variáveis idade, estado nutricional, escolaridade da mãe e gênero. Para as variáveis número de filhos, ordem de nascimento e presença de anemia, ao contrário, houve diferença entre os grupos risco e não risco. CONCLUSÃO: O maior risco para aquisição e desenvolvimento de linguagem centrou-se no grupo de anêmicos, filhos mais velhos e com menos de quatro irmãos. Estudos semelhantes são fundamentais para detectar possíveis alterações no desenvolvimento da linguagem e, consequentemente, na aprendizagem e futuro desempenho social da criança.
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