O Potencial Evocado Auditivo com estímulo de fala pode ser uma ferramenta útil na prática clínica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha-Muniz,Caroline Nunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Filippini,Renata, Neves-Lobo,Ivone Ferreira, Rabelo,Camila Maia, Morais,Aline Albuquerque, Murphy,Cristina Ferraz Borges, Calarga,Karenina Santos, Leite,Libia Camargo Ribeiro, Pires,Mayra Monteiro, Sena-Yoshinaga,Taise Argolo, Schochat,Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000100077
Resumo: RESUMO Objetivo: Discutir a aplicabilidade clínica do Potencial Evocado Auditivo com Estímulo de Fala (PEATEf) no auxílio à identificação dos transtornos do processamento auditivo. Métodos : Foram selecionados os prontuários de 27 crianças e adolescentes, com idade entre sete e 15 anos, que apresentaram alteração no PEATEf. Foram levantados os dados referentes à avaliação comportamental do processamento auditivo desses indivíduos. Resultados: Observou-se que das 27 crianças com PEATEf alterado, 23 também apresentaram alteração de processamento auditivo. A partir dessa amostra, foi possível apontar probabilidade de 85,15% em observar avaliação comportamental do processamento auditivo alterada em uma criança que apresentou PEATEf também alterado. Conclusão: Sugere-se que o PEATEf pode ser utilizado na prática clínica como uma ferramenta importante no diagnóstico do Transtorno do Processamento Auditivo, uma vez que neste estudo uma alteração do PEATEf quase sempre representou, também, uma alteração nos resultados da avaliação comportamental do processamento auditivo, portanto pode ser utilizado para obter informações acerca da percepção dos sons da fala em crianças menores de sete anos ou de difícil avaliação comportamental.
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