Telessaúde: avaliação de websites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves,Juliana Nogueira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Libardi,Ana Lívia, Agostinho-Pesse,Raquel Sampaio, Morettin,Marina, Alvarenga,Kátia de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000600526
Resumo: RESUMO Objetivo: Verificar os aspectos de qualidade técnica e o conteúdo doswebsites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portuguesa. Métodos: Dezoito fonoaudiólogos, convidados de acordo com critérios de inclusão, selecionaram os descritores para a pesquisa dos websitespor meio da Técnica Delphi. Posteriormente, foram inseridos no Google Trends a fim de se acrescentar os termos possíveis de utilização pelos pais na busca de informações na internet sobre o assunto. Em seguida, foram inseridos no Google para pesquisa dos websites . Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: lista de tópicos sobre triagem auditiva neonatal, fórmula Flesch Reading Ease Score ,questionário Health-Related Web Site Evaluation Form Emory e o PageRank . Resultados: Os tópicos mais abordados nos 19 websites foram sobre os objetivos e benefícios da triagem auditiva neonatal, assim como o processo de diagnóstico audiológico. Os menos discutidos foram sobre o resultado falso-negativo, desenvolvimento da audição e da linguagem, resultado falso-positivo, acompanhamento audiológico, interpretação dos resultados - "Passa" / "Não passa", reteste e protocolo. Prevaleceu um nível de leitura dos textos considerado difícil, sendo os aspectos de qualidade técnica considerados de melhor qualidade os relacionados ao conteúdo, público, navegação e estrutura. Os resultados também demonstraram não existir uma cultura de inserir links noswebsites nacionais, o que os fizeram ser considerados de pouca relevância no Google. Conclusões: Os websites diferiram quanto aos aspectos abordados, assim como, há necessidade de revisar o nível de leitura dos conteúdos e os aspectos de qualidade técnica referentes à precisão e atualização das informações, autoria e links .
id SBFA-1_2784fa661cd9474423ca7fb57d71f059
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822015000600526
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Telessaúde: avaliação de websites sobre triagem auditiva neonatal na Língua PortuguesaTelemedicinaInternetTriagem NeonatalAudiçãoFamíliaRESUMO Objetivo: Verificar os aspectos de qualidade técnica e o conteúdo doswebsites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portuguesa. Métodos: Dezoito fonoaudiólogos, convidados de acordo com critérios de inclusão, selecionaram os descritores para a pesquisa dos websitespor meio da Técnica Delphi. Posteriormente, foram inseridos no Google Trends a fim de se acrescentar os termos possíveis de utilização pelos pais na busca de informações na internet sobre o assunto. Em seguida, foram inseridos no Google para pesquisa dos websites . Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: lista de tópicos sobre triagem auditiva neonatal, fórmula Flesch Reading Ease Score ,questionário Health-Related Web Site Evaluation Form Emory e o PageRank . Resultados: Os tópicos mais abordados nos 19 websites foram sobre os objetivos e benefícios da triagem auditiva neonatal, assim como o processo de diagnóstico audiológico. Os menos discutidos foram sobre o resultado falso-negativo, desenvolvimento da audição e da linguagem, resultado falso-positivo, acompanhamento audiológico, interpretação dos resultados - "Passa" / "Não passa", reteste e protocolo. Prevaleceu um nível de leitura dos textos considerado difícil, sendo os aspectos de qualidade técnica considerados de melhor qualidade os relacionados ao conteúdo, público, navegação e estrutura. Os resultados também demonstraram não existir uma cultura de inserir links noswebsites nacionais, o que os fizeram ser considerados de pouca relevância no Google. Conclusões: Os websites diferiram quanto aos aspectos abordados, assim como, há necessidade de revisar o nível de leitura dos conteúdos e os aspectos de qualidade técnica referentes à precisão e atualização das informações, autoria e links .Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000600526CoDAS v.27 n.6 2015reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20152014169info:eu-repo/semantics/openAccessChaves,Juliana NogueiraLibardi,Ana LíviaAgostinho-Pesse,Raquel SampaioMorettin,MarinaAlvarenga,Kátia de Freitaspor2015-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822015000600526Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2015-12-15T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Telessaúde: avaliação de websites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portuguesa
title Telessaúde: avaliação de websites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portuguesa
spellingShingle Telessaúde: avaliação de websites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portuguesa
Chaves,Juliana Nogueira
Telemedicina
Internet
Triagem Neonatal
Audição
Família
title_short Telessaúde: avaliação de websites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portuguesa
title_full Telessaúde: avaliação de websites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portuguesa
title_fullStr Telessaúde: avaliação de websites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Telessaúde: avaliação de websites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portuguesa
title_sort Telessaúde: avaliação de websites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portuguesa
author Chaves,Juliana Nogueira
author_facet Chaves,Juliana Nogueira
Libardi,Ana Lívia
Agostinho-Pesse,Raquel Sampaio
Morettin,Marina
Alvarenga,Kátia de Freitas
author_role author
author2 Libardi,Ana Lívia
Agostinho-Pesse,Raquel Sampaio
Morettin,Marina
Alvarenga,Kátia de Freitas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves,Juliana Nogueira
Libardi,Ana Lívia
Agostinho-Pesse,Raquel Sampaio
Morettin,Marina
Alvarenga,Kátia de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Telemedicina
Internet
Triagem Neonatal
Audição
Família
topic Telemedicina
Internet
Triagem Neonatal
Audição
Família
description RESUMO Objetivo: Verificar os aspectos de qualidade técnica e o conteúdo doswebsites sobre triagem auditiva neonatal na Língua Portuguesa. Métodos: Dezoito fonoaudiólogos, convidados de acordo com critérios de inclusão, selecionaram os descritores para a pesquisa dos websitespor meio da Técnica Delphi. Posteriormente, foram inseridos no Google Trends a fim de se acrescentar os termos possíveis de utilização pelos pais na busca de informações na internet sobre o assunto. Em seguida, foram inseridos no Google para pesquisa dos websites . Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: lista de tópicos sobre triagem auditiva neonatal, fórmula Flesch Reading Ease Score ,questionário Health-Related Web Site Evaluation Form Emory e o PageRank . Resultados: Os tópicos mais abordados nos 19 websites foram sobre os objetivos e benefícios da triagem auditiva neonatal, assim como o processo de diagnóstico audiológico. Os menos discutidos foram sobre o resultado falso-negativo, desenvolvimento da audição e da linguagem, resultado falso-positivo, acompanhamento audiológico, interpretação dos resultados - "Passa" / "Não passa", reteste e protocolo. Prevaleceu um nível de leitura dos textos considerado difícil, sendo os aspectos de qualidade técnica considerados de melhor qualidade os relacionados ao conteúdo, público, navegação e estrutura. Os resultados também demonstraram não existir uma cultura de inserir links noswebsites nacionais, o que os fizeram ser considerados de pouca relevância no Google. Conclusões: Os websites diferiram quanto aos aspectos abordados, assim como, há necessidade de revisar o nível de leitura dos conteúdos e os aspectos de qualidade técnica referentes à precisão e atualização das informações, autoria e links .
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000600526
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000600526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20152014169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.27 n.6 2015
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122440781135872