A relação entre regressão da linguagem e desenvolvimento sociocomunicativo de crianças com transtorno do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes,Bárbara
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Zanon,Regina Basso, Bosa,Cleonice Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300013
Resumo: OBJETIVO: Investigar a relação entre a ocorrência de regressão da linguagem e o desenvolvimento sociocomunicativo posterior de crianças pré-escolares com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). MÉTODOS: Participaram do estudo 30 crianças com TEA, divididas em dois grupos: com (n=6) e sem regressão da linguagem (n=24). A regressão da linguagem foi avaliada com base na Autism Diagnostic Interview-Revised e o desenvolvimento sociocomunicativo a partir do Autism Diagnostic Observation Schedule. RESULTADOS: Das 30 crianças que preencheram os critérios para participação neste estudo, seis (20%) apresentaram regressão das habilidades de linguagem oral, com uma média de idade de 25 meses no início da perda. No que se refere ao desenvolvimento sociocomunicativo, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas, entre os grupos com e sem regressão da linguagem. CONCLUSÃO: Os resultados desta pesquisa parecem não confirmar a relação entre a ocorrência de regressão da linguagem e o comprometimento posterior do desenvolvimento sociocomunicativo de crianças com TEA.
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