Aspectos comunicativos e enfrentamento da disfonia em pacientes com doença de Parkinson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Flávia Pereira da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Diaféria,Giovana, Behlau,Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000100046
Resumo: RESUMO Objetivo: Investigar as estratégias de enfrentamento utilizadas por indivíduos com doença de Parkinson (DP), os sintomas vocais mais relatados, os problemas de comunicação mais presentes e a relação entre o tipo de enfrentamento, os sintomas vocais e os aspectos comunicativos. Métodos: Participaram 73 indivíduos, 33 do grupo experimental, com diagnóstico de DP e apresentando desvio vocal, e 40 do grupo controle (GC), saudáveis, sem desvio vocal. Eles foram submetidos aos seguintes procedimentos: aplicação do Protocolo de Estratégias de Enfrentamento das Disfonias (PEEDBR), da Escala de Sintomas Vocais (ESV) e do Questionário Vivendo com Disartria (VcD). Resultados: O grupo experimental (GE) apresentou desvios em todos os protocolos: PEEDBR, sendo a estratégia de enfrentamento mais utilizada a de "Autocontrole", ESV, com o domínio prevalente "Limitação", e VcD, com alteração em todas as seções. O PEEDBR apresentou correlação regular com a ESV e o VcD. Já entre o Questionário VcD e a ESV, verificouse relação direta entre o escore total do VcD e o escore total e o domínio emocional da ESV. Conclusão: Pacientes com DP usam todos os tipos de estratégias de enfrentamento, principalmente "Autocontrole". Eles possuem grande quantidade de sinais e sintomas vocais, e "Limitação" foi o domínio mais predominante. Há presença de dificuldades em todos os aspectos que abrangem sua comunicação. Quanto maior a ocorrência de sinais e sintomas vocais, mais o paciente refere ser difícil viver com a disartria, particularmente quando há desvios no domínio emocional.
id SBFA-1_d3e7dfd8a0aed7646318c39de99008fc
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822016000100046
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Aspectos comunicativos e enfrentamento da disfonia em pacientes com doença de ParkinsonVozFalaDisfoniaProtocolosDoença de Parkinson.RESUMO Objetivo: Investigar as estratégias de enfrentamento utilizadas por indivíduos com doença de Parkinson (DP), os sintomas vocais mais relatados, os problemas de comunicação mais presentes e a relação entre o tipo de enfrentamento, os sintomas vocais e os aspectos comunicativos. Métodos: Participaram 73 indivíduos, 33 do grupo experimental, com diagnóstico de DP e apresentando desvio vocal, e 40 do grupo controle (GC), saudáveis, sem desvio vocal. Eles foram submetidos aos seguintes procedimentos: aplicação do Protocolo de Estratégias de Enfrentamento das Disfonias (PEEDBR), da Escala de Sintomas Vocais (ESV) e do Questionário Vivendo com Disartria (VcD). Resultados: O grupo experimental (GE) apresentou desvios em todos os protocolos: PEEDBR, sendo a estratégia de enfrentamento mais utilizada a de "Autocontrole", ESV, com o domínio prevalente "Limitação", e VcD, com alteração em todas as seções. O PEEDBR apresentou correlação regular com a ESV e o VcD. Já entre o Questionário VcD e a ESV, verificouse relação direta entre o escore total do VcD e o escore total e o domínio emocional da ESV. Conclusão: Pacientes com DP usam todos os tipos de estratégias de enfrentamento, principalmente "Autocontrole". Eles possuem grande quantidade de sinais e sintomas vocais, e "Limitação" foi o domínio mais predominante. Há presença de dificuldades em todos os aspectos que abrangem sua comunicação. Quanto maior a ocorrência de sinais e sintomas vocais, mais o paciente refere ser difícil viver com a disartria, particularmente quando há desvios no domínio emocional.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000100046CoDAS v.28 n.1 2016reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20162015054info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Flávia Pereira daDiaféria,GiovanaBehlau,Marapor2016-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822016000100046Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2016-04-07T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos comunicativos e enfrentamento da disfonia em pacientes com doença de Parkinson
title Aspectos comunicativos e enfrentamento da disfonia em pacientes com doença de Parkinson
spellingShingle Aspectos comunicativos e enfrentamento da disfonia em pacientes com doença de Parkinson
Costa,Flávia Pereira da
Voz
Fala
Disfonia
Protocolos
Doença de Parkinson.
title_short Aspectos comunicativos e enfrentamento da disfonia em pacientes com doença de Parkinson
title_full Aspectos comunicativos e enfrentamento da disfonia em pacientes com doença de Parkinson
title_fullStr Aspectos comunicativos e enfrentamento da disfonia em pacientes com doença de Parkinson
title_full_unstemmed Aspectos comunicativos e enfrentamento da disfonia em pacientes com doença de Parkinson
title_sort Aspectos comunicativos e enfrentamento da disfonia em pacientes com doença de Parkinson
author Costa,Flávia Pereira da
author_facet Costa,Flávia Pereira da
Diaféria,Giovana
Behlau,Mara
author_role author
author2 Diaféria,Giovana
Behlau,Mara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Flávia Pereira da
Diaféria,Giovana
Behlau,Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Voz
Fala
Disfonia
Protocolos
Doença de Parkinson.
topic Voz
Fala
Disfonia
Protocolos
Doença de Parkinson.
description RESUMO Objetivo: Investigar as estratégias de enfrentamento utilizadas por indivíduos com doença de Parkinson (DP), os sintomas vocais mais relatados, os problemas de comunicação mais presentes e a relação entre o tipo de enfrentamento, os sintomas vocais e os aspectos comunicativos. Métodos: Participaram 73 indivíduos, 33 do grupo experimental, com diagnóstico de DP e apresentando desvio vocal, e 40 do grupo controle (GC), saudáveis, sem desvio vocal. Eles foram submetidos aos seguintes procedimentos: aplicação do Protocolo de Estratégias de Enfrentamento das Disfonias (PEEDBR), da Escala de Sintomas Vocais (ESV) e do Questionário Vivendo com Disartria (VcD). Resultados: O grupo experimental (GE) apresentou desvios em todos os protocolos: PEEDBR, sendo a estratégia de enfrentamento mais utilizada a de "Autocontrole", ESV, com o domínio prevalente "Limitação", e VcD, com alteração em todas as seções. O PEEDBR apresentou correlação regular com a ESV e o VcD. Já entre o Questionário VcD e a ESV, verificouse relação direta entre o escore total do VcD e o escore total e o domínio emocional da ESV. Conclusão: Pacientes com DP usam todos os tipos de estratégias de enfrentamento, principalmente "Autocontrole". Eles possuem grande quantidade de sinais e sintomas vocais, e "Limitação" foi o domínio mais predominante. Há presença de dificuldades em todos os aspectos que abrangem sua comunicação. Quanto maior a ocorrência de sinais e sintomas vocais, mais o paciente refere ser difícil viver com a disartria, particularmente quando há desvios no domínio emocional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000100046
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000100046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20162015054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.28 n.1 2016
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122440818884608