Uso de substantivos e verbos por pré-escolares com alteração específica de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verreschi,Marianne Querido
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cáceres-Assenço,Ana Manhani, Befi-Lopes,Debora Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000400362
Resumo: RESUMO Objetivos Comparar o uso funcional de verbos e substantivos por crianças com alterações específicas de linguagem (AEL) falantes do Português Brasileiro e investigar se o uso destes tipos de palavras difere das crianças em desenvolvimento típico de linguagem (DTL). Além disso, comparar a utilização de cada tipo de verbo entre os grupos. Método Participaram do estudo 80 pré-escolares, 20 com AEL e 60 com DTL. A faixa etária dos sujeitos com AEL variou entre 3 e 6 anos, e do grupo com DTL variou entre 2 e 4 anos. O pareamento dos sujeitos foi baseado na idade linguística expressiva. A amostra de fala foi eliciada por meio de interação lúdica, e dessa amostra foram selecionados os substantivos e verbos produzidos. Resultados Os pré-escolares com AEL utilizaram mais verbos do que substantivos em fala espontânea. O uso de substantivos não diferiu entre os grupos, mas nos verbos o subgrupo de 3 anos com AEL os utilizou com mais frequência que seus pares. Os tipos de verbos mais utilizados por sujeitos com AEL foram de ligação, intransitivo e transitivo direto. A comparação entre os grupos neste aspecto diferiu pontualmente para os verbos transitivo direto, bitransitivo e de ligação; apenas o verbo transitivo circunstancial foi mais utilizado pelos sujeitos em DTL para todas as idades. Conclusão O uso de substantivos e verbos em crianças com AEL respeita o padrão do desenvolvimento típico, mas ocorre de forma mais lenta. O uso de verbos com menos complementos é predominante nesta população.
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